Início

Questões de Concursos VUNESP

Resolva questões de VUNESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q4310 | Informática, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém os nomes dos menus do programa Microsoft Word XP, em sua configuração padrão, que, respectivamente, permitem aos usuários: (I) numerar as páginas do documento, (II) contar as palavras de um parágrafo e (III) adicionar um cabeçalho ao texto em edição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q474527 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

As categorias de ginástica vinculadas à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) em 2015 são: ginástica artística masculina e feminina, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, ginástica acrobática,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q325343 | Pedagogia, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q178126 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de crédito, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Cesare Vivante definiu Título de Crédito como sendo o documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q384399 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Depois de uma longa série de exercícios, um atleta olímpico da equipe de natação começou a apresentar sintomas de fadiga muscular, ou seja, fortes dores principalmente nos braços e pernas. Essas dores ocorrem pelo acúmulo, nos músculos, de uma substância chamada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q170884 | Biologia, Biólogo, MPE SP, VUNESP

São processos que representam, correta e respectivamente, anabolismo e catabolismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q4297 | Direito Processual Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere os seguintes crimes: peculato (CP, art. 312, caput), pena de reclusão de dois a doze anos e multa; prevaricação
(CP, art. 319), pena de detenção de três meses a um ano e multa; comunicação falsa de crime ou contravenção (CP, art.
340), pena de detenção de um a seis meses ou multa.

Assinale a alternativa que, respectivamente, traz a espécie do rito procedimental adotado (CPP, art. 394 e Lei
n.º 9.099/95, art. 61) para o processo e julgamento de cada um dos três crimes citados. Considere que os crimes serão
isoladamente processados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q2898 | Português, Soldado PM voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 05.

Solteiros e solteiras
  Uma queixa habitual das mulheres é de que faltam homens
na praça − leia-se homens solteiros e disponíveis. Mas o IBGE,
que veio ao mundo para desfazer dúvidas quantitativas, acaba de
apurar que há 31,9 milhões de homens solteiros no Brasil contra
30,4 milhões de mulheres. Ou seja, com um saldo de 1,5 milhão
de homens prontos para o abate, não será por falta de material
que tantas mulheres continuarão encalhadas.
  O problema, no entanto, não é estatístico, mas comportamental:
a tendência do homem a não ter pressa de assumir compromissos
sérios e passar anos pesquisando o mercado antes de se
decidir a investir. Sempre foi assim.
  E, se a querida leitora já estava desanimada, lamento informála
de que a situação tem tudo para piorar. Com a recente mania
dos homens de continuarem morando com a mãe até os 40 anos,
a taxa de rapazes casadouros promete diminuir ainda mais.
  Segundo o IBGE, essa discrepância quantitativa não é geograficamente
uniforme, alguns Estados do Brasil serão mais propícios
do que outros para que as mulheres encontrem seu par do baralho.
  Nesse sentido, nenhum supera Santa Catarina. Lá são 122
solteiros para cada cem solteiras. Outros Estados em que a oferta
masculina é considerável são Tocantins, Mato Grosso e Espírito
Santo. Já São Paulo está apenas na média: 108 contra cem. E, em
alguns Estados, há tantos homens quanto mulheres.
  O Rio, por exemplo, tem pequeno déficit: são 99,55 homens
para cada cem mulheres − o 0,45 saiu para comprar cigarros e
não voltou.
  Já no Distrito Federal faltam nove homens para as cem mulheres.
Se o amigo nunca encontrou motivo para ir até lá, agora
já tem um.

(Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 13.09.2010. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o pronome foi empregado de acordo com as normas gramaticais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q625528 | Informática, Protocolo, Analista de Suporte, CREFITO SP, VUNESP

O Active Directory é o serviço de diretório utilizado pelo ambiente Windows para a administração centralizada de usuários da rede Windows. A consulta de dados no Active Directory é feita por meio do protocolo da camada de aplicação denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q27600 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Um mouse pode ser instalado em um computador pessoal por meio de diferentes interfaces.

Considerando os mouses que utilizam cabos, uma interface de conexão válida é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

931Q23736 | Informática, Técnico Administrativo em Recursos Humanos, CETESB, VUNESP

Uma das preocupações da Segurança da Informação é a definição de políticas eficazes para definição e manutenção de senhas ou passwords.

Dentre as alternativas apresentadas, assinale aquela que contém a senha mais difícil de ser descoberta por pessoas mal intencionadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q57936 | Informática, Windows, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

No sistema operacional Windows, um usuário deseja mover o arquivo a.txt da pasta P1 para a pasta P2. Para tanto, ele selecionou a.txt, digitou Ctrl + Z, abriu a pasta P2 e digitou Ctrl + Y. É correto afirmar que, após essa ação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q17190 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Um tiro no escuro

      – Quem atirou em quem? – provoco minha mãe.
      – Uai, foi você que atirou no seu irmão. – ela responde, convicta.
      Isso aconteceu nos anos de 1980, bem no começo. Naquela época era tudo meio inconsequente. Meu pai havia nos presenteado com uma espingarda de pressão. Com que cargas d"água alguém teria a brilhante ideia de dar uma arma para duas crianças? Pois é, isso era normal. Como era normal também passearmos pela cidade em um Fusca, todos sem cinto de segurança e felizes como nunca. Tínhamos a impressão de que tudo era meio permitido, mas, lógico, dentro de parâmetros que levavam em conta o respeito ao próximo e o amor incondicional à família.
      Brincávamos na rua e ela era tão perigosa quanto é hoje. Havia os carros descontrolados, os motoristas bêbados, as motos a todo vapor, os paralelepípedos soltos como armadilhas propositais. Tudo era afiado ou pontiagudo, menos a dedicação de dona Izolina. Perto da janta ela nos gritava e, chateados, nos recolhíamos para a sala. Havia uma mesa e todos nos sentávamos, juntos, para celebrar mais um dia em que nada nos faltara.
       Hoje, os brinquedos de criança parecem mais arredondados, não há armas em casa, mas os perigos são os mesmos: um arranhão em minha filha, Helena, dói tanto quanto um hematoma sofrido em nossa infância.
       Ah, mãe, fui eu que atirei em meu irmão e, logo após o grito estridente dele, saí gritando igualmente pela casa, desolado e pesaroso, porque havia assassinado um parente tão próximo. Mas nada acontecera, nem uma esfoladela. Ele usava uma bermuda jeans e eu, com minha pontaria genial, havia acertado a nádega direita, de modo que o pequeno projétil se intimidara diante da força do tecido. Foi assim, mãe. Agora a senhora já pode contar para todos a história correta.

(Whisner Fraga. www.cronicadodia.com.br, 10.05.2015. Adaptado)
A forma verbal destacada em – Havia uma mesa e todos nos sentávamos, juntos, para celebrar mais um dia em que nada nos faltara. – está corretamente substituída, sem que se alterem o tempo ou o modo verbais, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q672059 | Direito Civil, Procurador Jurídico, AVAREPREV SP, VUNESP, 2020

Cristiano casou-se com Joana e com ela teve duas filhas antes de se divorciarem. Após o divórcio, Cristiano casou-se com Matilde e teve 1 filho, Leonardo, e, após dez anos de casamento, em meio a uma discussão, Matilde afirmou que o filho do casal, Leonardo, era, na verdade, filho de João, colega de trabalho de Matilde. Diante da situação hipotética e o previsto expressamente no Código Civil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q49599 | Direito Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

No tocante às infrações previstas nos artigos 307, 308 e 311-A, do Código Penal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q3230 | Conhecimentos Específicos, Agente de Organização Escolar, VUNESP

Ao dispor sobre o horário de trabalho e o ponto nas repartições públicas, o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q363045 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O abastecimento e organização do carrinho de parada cardiorrespiratória devem ser verificados diariamente. Logo após o uso, deve ser reposto o medicamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q31473 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Em um processo de comunicação interpessoal, o receptor, para entender o conteúdo da mensagem, tem que interpretá-la. O processo de “tradução" da mensagem é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q859725 | Informática, Noções de Informática, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Ao navegar pela internet, deve-se conhecer a URL de um site. Considerando-se que a URL é composta por três partes principais: caminho, protocolo e domínio, a estrutura adotada para a URL é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q657961 | Informática, VUNESP, 2020

Considerando o uso do aplicativo Microsoft Outlook 2010, em sua configuração padrão, um usuário deseja enviar uma mensagem de correio eletrônico para 30 destinatários, mas quer evitar que qualquer um desses destinatários possa clicar em Responder para todos e, com isso, enviar respostas dessa mensagem original para qualquer um dos 30 destinatários originais. Para isso, esse usuário inicial precisa colocar todos os 30 destinatários
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.