Início

Questões de Concursos ZAMBINI

Resolva questões de ZAMBINI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q113455 | Raciocínio Lógico, Sequencial, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Considere que os termos da seqüência seguinte são obtidos segundo determinado padrão 1, 3, 6, 10, 15, 21, ...
A soma do 19º e 20º termos dessa seqüência é um número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q51125 | Segurança e Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Assinale a alternativa correta a respeito do órgão responsável por julgar recursos interpostos em face das decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações – JARI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q433967 | Direito Constitucional, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A Constituição Federal em seu artigo 205 diz que “ A educação, direito de todos e dever ...................................................., será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente os pontilhados acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q322114 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.”

(FREIRE,P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q443008 | Direito Constitucional, Família, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de (Constituição Federal, artigo 229, caput):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q183748 | Português, Acentuação Gráfica, Engenheiro, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XXVII / VIRGÍLIA?

Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo.
Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo com dezesseis anos. Tu que me lês, se ainda fores viva, quando estas páginas vierem à luz, — tu que me lês, Virgília amada, não reparas na diferença entre a linguagem de hoje e a que primeiro empreguei quando te vi? Crê que era tão sincero então como agora; a morte não me tornou rabugento, nem injusto.
— Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi–la depois de tantos anos?
Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa em que há palavra(s) cuja acentuação não está de acordo com as normas ortográficas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q112954 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

A arquitetura de software e padrões de projeto incluem modularidade, onde o software é dividido em componentes nomeados separadamente e endereçáveis, integrados para satisfazer aos requisitos do problema.
Diante do conceito de modularidade, julgue corretamente as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correspondente.
I – É mais fácil resolver um problema quando o dividimos em partes gerenciáveis.
II – O custo para desenvolver um módulo de software individual diminui ao mesmo tempo em que o número total de módulos aumenta.
III – À medida em que o número de módulos cresce, o esforço (custo) para integrar esses módulos diminui.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q322834 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos – uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural – exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.

Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q165628 | Português, Voz passiva, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Passando–se para a voz passiva analítica o período "o Realismo transportou o corcel para os seus livros", obtém–se a forma verbal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q327286 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q163759 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Dentre as doenças de notificação compulsória, no Estado de São Paulo, temos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q215042 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Com relação às determinações da Norma Regulamentadora (NR) nº 7 (PCMSO) e considerando as características das atividades desenvolvidas em uma empresa do setor de Construção Pesada, assinale a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q113685 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

O nome dado ao dispositivo que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede cuja função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.
Esta descrição define o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q216657 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Uma caixa contém 50 bolas, das quais 15 são vermelhas, 15 azuis, 15 são verdes e das 5 restantes algumas são pretas e outras são brancas. O número mínimo de bolas que devem ser retiradas da caixa, sem lhes ver a cor, para termos certeza que entre elas existem pelo menos 5 bolas da mesma cor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q183703 | Português, Crase, Engenheiro, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XXVII / VIRGÍLIA?

Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo.
Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo com dezesseis anos. Tu que me lês, se ainda fores viva, quando estas páginas vierem à luz, — tu que me lês, Virgília amada, não reparas na diferença entre a linguagem de hoje e a que primeiro empreguei quando te vi? Crê que era tão sincero então como agora; a morte não me tornou rabugento, nem injusto.
— Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi–la depois de tantos anos?
Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa que completa, segundo a norma culta, as lacunas do trecho a seguir: "___ proporção que o mar, como uma toalha elástica, se fosse dilatando entre nós; e, semelhantes ___ crianças, que se achegam ao regaço das mães, para fugir ___ uma simples careta, fugíamos do suposto perigo, apertando–nos com abraços" (Machado de Assis).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q111792 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Dentro do conceito de ciclo de engenharia convencional, associe os itens corretamente assinalando a alternativa que corresponde à sequência dessa associação.
I – Levantamento de Requisitos
II – Análise de Requisitos
III – Projeto
IV – Implementação
( ) Nessa fase, os modelos conceituais são transformados em modelos físicos, os quais devem estar mais próximos da implementação.
( ) Constitui a modelagem lógica do sistema. O resultado dessa fase deve ser um documento ou vários documentos que sejam: inteligíveis, precisos, completos, consistentes, sem ambigüidade e facilmente modificáveis. Esses documentos servirão de instrumento de comunicação entre desenvolvedores e usuários.
( ) Tradução do projeto em uma forma que seja legível pela máquina.
( ) É a fase em que o profissional de informática deve estar diretamente ligado ao usuário.
Exige um trabalho em equipe para a coleta das necessidades do usuário em relação ao desenvolvimento do sistema em termos de: funções, dados, escopo, hardware etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q325452 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

O que entendemos por conhecimentos prévios?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q166232 | Português, Pontuação, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa em que a pontuação está adequada à norma culta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q111266 | Informática, Estrutura de dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Considere que os seguintes itens são inseridos 4, 5, 8, 11, 2, 15, nesta ordem, em uma estrutura de dados em fila e depois em outra em pilha. Marque a alternativa correspondente ao terceiro item a ser retirado das estruturas de dados, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.