Início

Questões de Concursos ZAMBINI

Resolva questões de ZAMBINI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q167107 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.
I – O curativo com pomada enzimática age degradando o colágeno nativo da ferida e é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
II – Curativos com Ácidos Graxos Essenciais (AGE) promovem a quimiotaxia e a angiogênese, mantêm o meio úmido e aceleram o processo de granulação tecidual.
III – Curativos com Carvão Ativado são indicados para feridas limpas e lesões de queimaduras. IV – O período de troca de curativo com pomada enzimática é a cada 3 dias.
V – Para incisões cirúrgicas, a oclusão será de 12 a 24 horas, mantendo o curativo úmido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q216047 | Matemática, Razão e proporção, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

José encheu um balde com 20 litros de água. Ele usou 4/5 dessa água e colocou o restante em garrafas de 500 ml. O número de garrafas que José encheu de água foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q51135 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Em 31 de agosto de 2016, a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff foi destituída do cargo após a conclusão de um processo de impeachment, aberto contra ela em 12 de maio do mesmo ano.
A respeito do tema impeachment, responda à questão.

Em seu voto a favor do impeachment, o deputado Jair Bolsonaro elogiou durante seu discurso Carlos Alberto Brilhante Ustra. Assinale a alternativa correta a respeito do personagem elogiado, de acordo com seu papel na história no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q216540 | Português, Ortografia, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q113680 | Informática, Banco de Dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Ainda com base nos conceitos de bancos de dados, assinale a alternativa que cita incorretamente uma característica da chave primária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q484941 | Geografia, Meio Rural, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Nenhuma outra atividade econômica é tão subordinada às oscilações do TEMPO e do CLIMA como_____________________.”

(Ross, J.C.S. org. GEOGRAFIA DO BRASIL, EDUSP, 4ª. Ed., 2003, SP Pág. 89)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q51132 | Matemática, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

O tempo necessário de aplicação de um capital de R$ 200 000,00 para que possa render R$ 9 000,00 a uma taxa de 4,5% ao trimestre é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q113755 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

O problema da segurança da informação digital é um desafio relevante nas sociedades atuais, devido ao crescente uso da Tecnologia da Informação (TI), pois cada vez mais a informação digital é um "patrimônio" para as organizações. De um lado, constata–se que a TI vem auxiliando a realização automatizada das diversas atividades associadas aos negócios ou campos de atuação das organizações. Por outro lado, estas crescentes automatizações (dos processos organizacionais) podem permitir a ocorrência de riscos de ataques ao ambiente computacional das organizações, permitindo, por exemplo, a revelação e/ou modificação não autorizada de informações digitais, bem como possibilitando algum tipo de fraude. Por esta razão, é imperioso o uso de controles, ou seja, medidas de segurança da informação de caráter técnico, organizacional ou humano para diminuir tais problemas, principalmente em sistemas críticos como os existentes em sistemas criptográficos. De acordo com pesquisa de segurança da informação, realizada nos Estados Unidos, "ameaças como vírus, acesso não autorizado, furto de notebook e roubo de informação proprietária das organizações são responsáveis por mais de 70 % das perdas financeiras das empresas" [Gordon et al. (2006)]. Com base nos conceitos, metodologias e objetivos da auditoria, julgue corretamente as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correspondente.
I – Na auditoria, com o registro muito grande de eventos, haverá problemas de espaço para tanta informação, lentidão do sistema e acúmulo demasiado de informações.
Registrando pouco, corre–se o risco de não identificar justamente aquela ação que permitiria desvendar o problema.
II – Quando o objetivo da auditoria é a detecção de invasões do sistema, a melhoria do sistema ou mesmo a prevenção pela detecção de tentativas de quebra de segurança, é imprescindível que a trilha de auditoria seja periodicamente revista
III – Nem todo usuário deve ser responsabilizado por seus atos.
IV – No dimensionamento da trilha de auditoria, deve–se sempre trabalhar com valores folgados, a fim de evitar ao máximo de se atingir a situação limite. O administrador deve ser avisado o mais rápido possível da proximidade de exaustão da trilha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q552441 | Informática, Hardware, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Um processador Pentium 4, Soquete 478, possui quantos pinos? (Referência bibliográfica: Montagem, Configuração e Manutenção de Computadores - Editora Saber Ltda.- 2006 - Volume 2 - 2ª edição, pág. 5.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q383282 | Biologia, Resíduos sólidos, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

O que são rochas metamórficas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q51115 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Assinale a alternativa em que a flexão de gênero do substantivo não está adequada à norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q51107 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Assinale a alternativa em que o trecho “um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada proto-Terra, projetando material para a sua órbita” foi reescrito sem alteração do sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q111907 | Informática, Protocolos, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

No modelo de referência TCP/IP os protocolos de níveis mais altos (Telnet, FTP, SMTP) estão alocados na camada da pilha mais próxima do usuário. Essa camada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q112318 | Informática, Banco de Dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Com base na figura 1 a seguir, responda as questões de 2 a 4.
2014_10_08_54353201b0e43.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Ainda com base na figura 1, analise a query a seguir e assinale a alternativa que traz, corretamente, o resultado da consulta.

SELECT SUM(idade)
FROM FUNCIONÁRIOS;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q111378 | Informática, Banco de Dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Texto para as questões 15 e 16

Na versão gratuita do SQL Server 2005 não é instalado a ferramenta responsável por toda a automatização de rotinas (jobs) do banco de dados, tais como backup, reorganização de índices, shrink dos arquivos do banco de dados.

Qual das alternativas abaixo cita um software que não é um sistema de schedulagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q113567 | Raciocínio Lógico, Negação de proposição, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

2014_10_09_5436bcbd9d13f.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

A negação da sentença "Todo dia ela faz tudo sempre igual" é do ponto de vista lógico equivalente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q167023 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Um dos cuidados na técnica para aferição de Pressão Arterial é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q112675 | Informática, Backup, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Com base na política de backup a seguir, responda às questões 10 e 11.
2014_10_08_54353259086aa.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Na hipótese de perda de todos os dados na sextafeira, qual será o procedimento de restauração para recuperação correta dos dados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q165333 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Em uma empresa de produtos químicos um trabalhador teve uma queimadura dos braços por um ácido, o socorrista neste caso deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.