Início

Questões de Concursos Área 1

Resolva questões de Área 1 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1089878 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da Área de Rh Na Organização, Área 1, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções e dos objetivos básicos da gestão de pessoas, julgue o item que se segue.


Os dois principais focos de intervenção das políticas e das práticas de gestão de pessoas são os trabalhadores e seus contextos de trabalho.


  1. ✂️
  2. ✂️

43Q996036 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Muitas vezes, a diferenciação entre as crises dissociativas e as crises epilépticas é complexa e precisa ser estabelecida a partir de um conjunto de sinais que são mais frequentes em um grupo. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q999526 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Acerca dos fenômenos transformativos, enumere as características e seus fenômenos correspondentes.

1. A dita “mancha verde abdominal” a qual iniciase entre 24h (vinte e quatro horas) e 36h (trinta e seis horas) após a morte e posteriormente espalha-se aos demais membros do corpo.
2. Expulsão do feto do corpo da gestante, denominada parto post mortem.
3. A epiderme se desprende da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa disforme denominada putrilagem.
4. Desprendimento da mandíbula dos ossos da face, desarticulação das costelas com o externo e das vértebras.

( ) Período efisematoso.
( ) Período de esquelatização.

( ) Período cromático.
( ) Período coliquativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q959613 | Conhecimentos Bancários, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, Área 1, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Segundo o Relatório de Inflação do Banco Central do Brasil de junho de 2018, as expectativas de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apuradas pela pesquisa Focus situam-se em torno de 3,9% para 2018 e 4,1% para 2019. Para 2020, as expectativas encontram-se em torno de 4,0%.

Acerca das consequências que poderão advir no caso de um cliente não liquidar integralmente, na data do vencimento, o saldo devedor da fatura do seu cartão de crédito, julgue o item a seguir.

É permitida a cobrança de juros remuneratórios sobre o saldo devedor não quitado pelo cliente, além de multa e juros de mora, nos termos da legislação em vigor.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q996041 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Os agravos à saúde mental relacionados ao estresse representam um grupo das doenças de maior prevalência entre os trabalhadores. Com relação aos transtornos relacionados à classe trabalhadora, relacione o transtorno com a assertiva que descreva corretamente suas características.

1. Irritabilidade, desânimo, fadiga intensa, porém sem manifestações depressivas tampouco exaustão.
2. Transtorno onde ocorre a diminuição da consciência, associado a alterações na cognição.
3. Exaustão Emocional, Despersonalização e Diminuição de realização pessoal, manifestações depressivas marcadas pela decepção e pela perda de disposição e interesse pelo trabalho, como também não há sensação de estar acabado.
4. Perda da sincronia entre o ciclo sono-vigília do indivíduo. Com isso podem surgir sintomas como sonolência excessiva, queixas de insônias, interrupção precoce do sono.
5. Perda da memória, compromete o pensamento e comisso há um prejuízo nas relações inter pessoais.

( ) Burnout
( ) Demência
( ) Delirium
( ) Transtorno do ciclo vigília-sono
( ) Neurastenia

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q999517 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo.

I. A entrevista é um método indispensável para avaliação do paciente psiquiátrico via de regra é realizada anteriormente aos demais procedimentos.
II. Os fatores físicos ou biológicos que influenciam o surgimento da doença mental incluem as alterações ocorridas no corpo como um todo, em determinado órgão ou no sistema nervosos central que possam levar a um transtorno mental.
III. Dependendo da gravidade dos danos neurológicos no recém- nascido, a criança poderá desenvolver problemas neurológicos (como, por exemplo, a epilepsia ou diversos tipos de atraso de desenvolvimento) que podem formar a base para futuros transtornos psiquiátricos.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q999531 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Com relação à agitação maníaca e o período de mania nos transtornos bipolares, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q959640 | Engenharia Eletrônica, Área 1, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, para medir determinada resistência elétrica com valor padrão de 1.500 Ω, estejam disponíveis dois ohmímetros digitais, A e B, cujos valores de medição são iguais, respectivamente, a 1.600 Ω e 1.550 Ω, julgue o item subsequente.

O ohmímetro B é mais exato que o A.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q996040 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

As drogas psicoanalépticas estimulam o sistema nervoso central, aumentando a vigília e causando insônia. Sobre tais substâncias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q996042 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Referente a obra de Paulo Dalgalarrondo - Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q999521 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Acerca da traumatologia forense, seus conceitos e legislação aplicada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q999528 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

É o tipo menos frequente de esquizofrenia. Apresenta como característica transtornos psicomotores, tornando difícil ou impossível ao paciente mover-se. Talvez passe horas sentado na mesma posição. A falta da fala também é frequente neste grupo, assim como alguma atividade física sem propósito.”
Assinale a alternativa que apresenta qual o tipo de Esquizofrenia o texto se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q999529 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

“As alterações afetivas são preponderantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desconecta da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerências, parecendo, aos observadores, vazio de sentido e sentimento.” Essa é a descrição do tipo de Esquizofrenia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q999533 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Existem mais de oito tipos de ______ e cada qual apresenta problemas característicos relacionados à maneira pela qual a pessoa entende a si própria e a padrões de resposta aos outros e a eventos estressantes. Os médicos recomendam fazer um diagnóstico para confirmar tal problema de saúde quando a pessoa persistentemente tem uma opinião sobre si mesma e sobre os outros de maneiras que não correspondem à realidade ou quando ela continua a agir de modos que consistentemente têm consequências negativas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q996049 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Acerca da psiquiatria forense, especificamente sobre dependência e transtornos mentais e seus reflexos no cometimento de crimes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q999530 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

O Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença que afeta a vida dos pacientes e sua família em diversas áreas, principalmente em sua atividade laborativa e nas relações interpessoais. Considerando as características desse distúrbio, analise as afirmativas abaixo.

I. O portador de transtorno afetivo bipolar, quando encontrado nos episódios de mania tende a envolver-se em atividades cujas consequências são potencialmente negativas.
II. Os episódios de aumento de humor são os maníacos, já o seu rebaixamento é a mania.
III. Uma das características do transtorno afetivo bipolar é a elevação e rebaixamento dramáticos da energia e atividade do paciente.
IV. No paciente portador de transtorno bipolar há redução permanente da capacidade de concentração, oscilando apenas a euforia e depressão repentinas.
V. O risco de suicídio é baixo em pacientes com TAB, em razão do componente maníaco.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q959625 | Conhecimentos Bancários, Banco Central, Área 1, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com a Lei n.º 12.865/2013, novas competências foram conferidas ao Banco Central do Brasil: disciplinar os arranjos de pagamento e estabelecer medidas que promovam a competição e a inclusão financeira no processo de prestação de serviços de pagamento, bem como zelar pela eficiência, pela solidez e pelo regular funcionamento desses arranjos de pagamento, assim como das instituições de pagamento. Considerando essas novas competências do Banco Central, julgue o seguinte item.

A permissão para que usuários finais de determinado arranjo usem uma única conta de depósitos à vista ou de pagamento para efetuarem pagamentos a usuários de outros arranjos constitui uma das formas de aplicação do princípio da interoperabilidade, princípio legal que rege os arranjos de pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q996038 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

As substâncias cujo consumo trazem efeitos psicoativo podem ser permissíveis, prescritivas, controladas ou proibidas. Sobre as respectivas dependências e efeitos causados, enumere o conceito de acordo com a nomenclatura.

1) Desejo constante de utilizar drogas com o para obter sensação prazerosa ou estado especial de exaltação, que causa danos à saúde ao longo do tempo.
2) É a necessidade, anormal, causada pela suspensão abrupta ou pequena dosagem de droga (síndrome de abstinência).
3) Manifestações impulsionam a pessoa a fazer uso de droga de forma compulsiva, periódica e continuamente; não importando o meio.
4) Necessidades de doses cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos.
5) Produções de efeitos nocivos físicos e psicológicos pela ação das drogas nos diferentes setores do organismo.

( ) Dependência Psíquica
( ) Toxidade
( ) Toxicomania
( ) Dependência Física
( ) Tolerância

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q999525 | Medicina Legal, Área 1, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Após a morte, a tanatognose estuda os fenômenos cadavéricos. Acerca deste tema, analise as afirmativas abaixo.

I. O sinal de Rebouillat é um teste o qual verificase a abolição da motilidade muscular no caso de suspeita de morte.
II. O sinal de Jostat consiste no pinçamento do mamelão para verificar a perda de sensibilidade decorrente da morte, a qual trata-se de um efeito mediato.
III. A regra de Nystem refere-se ao Rigor Mortis e sua ordem de instalação, a qual inicia-se pela cabeça e mandíbula, e, posteriormente, segue em direção à parte baixa do corpo instalando-se nos membros superiores, tronco e membros inferiores, respectivamente.
IV. O sinal de De-Dominices é utilizado para verificar vida ou morte e sua metodologia consiste na aplicação de papel de tornassol o qual indica reação alcalina no indivíduo vivo e reação ácida no indivíduo morto.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.