A partir do texto abaixo é possível verificar
recursos expressivos no plano fônico:
REGIME
(Millôr Fernandes)
Parlamentar,
Pra lamentar,
Pra ralentar
Pra elementar
Pra amamentar
Pra arrebentar
Ou pra militar?
(Veja 27/05/81)
O texto compõe-se de uma estrofe de sete
versos, os dois primeiros tetrassílabos (4
sílabas métricas) e o último pentassílabo (5
sílabas métricas). Com efeito, qual leitura está
incorreta .
a) O quarto verso, tendo em vista as possíveis
leituras: prae / le / men / tar ocorre uma sinalefa.
Pre / le / men / tar ocorre uma ectlipse. Isto é
responsável pela coesão, pois, se por um lado –
no eixo vertical – ele se sintoniza com os versos
cuja primeira vogal é sempre a, ele também se
sintoniza – no eixo horizontal – com a
singularidade concernente à natureza formal do
vocábulo elementar
b) Trata-se de um texto de ‘humor’ e os fonemas
(vogais e consoantes) atuam na sua
estruturação respondendo nesse jogo ao efeito
desejado, acumulando-se nos versos os
segmentos fônicos mais relevantes para projetar
auditivamente a ideia a exprimir
c) A indagação constitui-se em mais um elemento
de coesão do texto e, por conseguinte, de
unidade significativa. Essa indagação acionada
pela vogal alta no título (Regime) é retomada
com uma mudança de entonação (curva
ascendente) – característica da frase
interrogativa – apenas no último verso (Ou pra
militar ?)
d) Regime e militar são termos que se investem de
ambiguidade e dinamismo, compondo, assim, o
eixo restrição/ampliação
e) Do primeiro verso para o segundo há a utilização
dos mesmos fonemas, embora agrupados
diferentemente em vocábulos distintos (com a
troca de posição de dois fonemas na primeira
sílaba)