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Questões de Concursos Área 2

Resolva questões de Área 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1085363 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


As ondas usadas na radiodifusão são inadequadas para o provimento de banda larga de Internet, pois são analógicas e podem causar interferência em aparelhos receptores domésticos.


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102Q1085364 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


O web rádio caracteriza-se pela transposição fiel de conteúdos do meio rádio para computadores e telefones digitais, ao passo que o webjornalismo pode ser entendido como a reprodução dos noticiários radiofônicos adaptados para o ambiente digital.


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103Q996072 | Medicina Legal, Área 2, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A patologia é uma disciplina abrangente, que se dedica ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, tecidos e órgãos que dão origem às doenças. Os quatro aspectos básicos de um processo mórbido que formam o cerne da patologia são: etiologia; patogenia; alterações morfológicas; importância clínica. Quanto à patogenia podemos afirmar que:
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104Q1089888 | Sem disciplina, Texto, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O analfabeto do futuro

Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar.

Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos.

Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década.

Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro.

Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações).

Com referência ao textoO analfabeto do futuro,julgue o item a seguir.


De modo a convencer o leitor a respeito de seu ponto de vista, a autora amplia o conceito tradicional de analfabetismo como a incapacidade de escrever informações básicas para um conceito moderno segundo o qual analfabeto é o indivíduo desprovido de habilidade de expressar ideias de modo claro e organizado.


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105Q1085360 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com referência aos gêneros digitais e à comunicação tecnológica, julgue o item subsequente.


Uma das características da pragmática da comunicação em rede é a troca de mensagens de forma mais esquemática e funcional possível, prática que vai ao encontro das expectativas dos usuários desse tipo de interação.


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106Q1085367 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.


A interdisciplinaridade, entendida como estratégia de complementaridade de conhecimentos diversos e de cooperação entre profissionais de diferentes áreas, facilita a discussão/abordagem de problemas complexos, como, por exemplo, o consumo de drogas ilícitas.


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107Q1089887 | Português, Interpretação de Textos, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O analfabeto do futuro

Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar.

Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos.

Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década.

Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro.

Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações).

Com referência ao texto O analfabeto do futuro, julgue o item a seguir.


A fim de estabelecer maior interação com os leitores, a autora conclui sua argumentação com a apresentação de propostas claras e eficientes no sentido de desenvolver o potencial intelectual dos jovens do século XXI.


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108Q1089889 | Português, Interpretação de Textos, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O analfabeto do futuro

Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar.

Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos.

Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década.

Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro.

Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações).

Com referência ao textoO analfabeto do futuro,julgue o item a seguir.


No texto, as relações de espaço e tempo se confundem, uma vez que a comparação entre passado e futuro dificulta a compreensão do contexto sócio-histórico-cultural em que o texto foi produzido.


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