Início

Questões de Concursos Área Administrativa

Resolva questões de Área Administrativa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q963122 | Direito Constitucional, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Considere:

I. Seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário ou involuntário.

II. Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.

III. Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

IV. Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no máximo de trinta dias, nos termos da lei.

Em conformidade com a Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, aqueles contidos em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1000243 | Sem disciplina, Morfologia, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto II


Assunto: Apresentação de novas funcionalidades do Sidof – Módulo I. _____________________,


1 A chefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República aprimorou o Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais – Sidof, com a inserção de novas funcionalidades. Os novos recursos do sistema serão apresentados aos servidores em módulos organizados por esta chefia.

2 Convido os servidores do [nome do Ministério] para assistir à apresentação do primeiro módulo, a ser realizada em 10 de setembro de 2018, às 9h30, no Auditório desta chefia.

3 Para assegurar o credenciamento, solicito a esse órgão a indicação dos servidores que trabalham com o Sidof, até 28 de agosto de 2018, por meio do endereço eletrônico [endereço eletrônico]: [...]

(Disponível em: https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/man ual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-deredacao.pdf. Adaptado. Acesso em 10/08/20240)
O último parágrafo do texto é introduzido por uma preposição que confere à oração em que se encontra o valor semântico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q960052 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Segundo a doutrina, os direitos humanos gozam de determinadas características que, em seu conjunto, compõem uma proteção de intangibilidade aos direitos tidos como essenciais a uma vida digna. Nesse contexto, reconhecer que os direitos humanos não se perdem pela passagem do tempo é traço característico da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q963128 | Direito Processual Civil, Coisa Julgada no Processo Civil, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Patrícia ajuizou ação indenizatória contra a União. Sem examinar a prova produzida nem apreciar nenhum dos fundamentos deduzidos na contestação, o juiz pronunciou, de ofício, a prescrição, extinguindo o processo por meio de sentença, contra a qual não foi interposto nenhum recurso no prazo legal. Nesse caso, a sentença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q962884 | Administração Financeira e Orçamentária, Transparência, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com a Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF), julgue o item a seguir.

Apesar da previsão de disponibilização em tempo real das informações relativas à execução orçamentária e financeira, o conhecimento sobre a aplicação de recursos públicos por parte da sociedade fica prejudicado devido à fixação de prazo de até um ano para que a União torne públicas essas informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q962886 | Administração Financeira e Orçamentária, Transparência, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com a Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF), julgue o item a seguir.

A LRF incentiva a realização de audiências públicas com o objetivo de fomentar a participação popular na elaboração do orçamento anual, mas, em razão dos aspectos técnicos envolvidos, no desenvolvimento da lei de diretrizes orçamentárias, essa participação não é incentivada.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q960077 | Economia, Economia do Setor Público, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Conhecer as funções econômicas do Estado é uma atribuição da função de analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Diante dessa perspectiva, assinale a alternativa que associa corretamente as ações dispostas a seguir com as 3 funções econômicas do Estado.

1. Os investimentos do Estado na infraestrutura econômica e a provisão de bens públicos e bens meritórios.

2. A ação do Estado para garantir a educação gratuita, a capacitação profissional e os programas de desenvolvimento comunitário.

3. A ação do Estado na manutenção de determinados níveis de recursos disponíveis para aplicação pelos bancos e controle da taxa de juros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q962901 | Administração de Recursos Materiais, Previsão e Custos dos Estoques, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das compras e estoques nas organizações, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Uma repartição decidiu repor o estoque de determinado item, cuja demanda anual é de 15.000 unidades e cujo custo unitário é de R$ 10. O custo do pedido é de R$ 225, e a taxa de manutenção de estoque foi estabelecida em 30% ao ano. Assertiva: Nessa situação, realizando-se a análise do lote econômico de compra, deve-se concluir que a quantidade de itens obtida para ser reposta pela repartição foi inferior a 1.400 unidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q972632 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Em uma organização, um gerente acaba de ser comunicado sobre as novas metas estabelecidas pela diretoria para a sua área, para o ano de 2023. As metas são bastante ambiciosas e o gerente teve a sua equipe de oito pessoas reduzida para apenas cinco, depois que os três membros mais experientes e de melhor desempenho se aposentaram. O gerente avalia que “as metas não poderão ser alcançadas com a equipe reduzida” e não se sente motivado a se empenhar, em suas palavras, “inutilmente”.

Segundo a Teoria da Expectativa de Victor Vroom, a situação ilustra uma percepção, por parte do gerente, de(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1040501 | Atualidades, Política, Área Administrativa, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

Nas eleições deste ano, elegemos nosso futuro Presidente, nossos futuros Governadores de estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Desses, são representantes do Poder Legislativo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1006007 | Direito Administrativo, Fundações Públicas, Área Administrativa, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Pessoa jurídica da administração indireta criada por lei específica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, e que realiza apenas atividades de interesse público denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q963088 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando as Leis n.os 8.112/1990, 8.429/1992 e 9.784/1999, normas nacionais que regulam o direito administrativo, julgue o item subsecutivo.

Recurso e revisão, instrumentos que permitem o reexame de fatos e provas juntados no processo administrativo, se diferenciam quanto à possibilidade de agravamento da situação do processado: no julgamento do recurso, o órgão competente não agravará a situação do recorrente; na revisão, há expressa determinação legal que permite o aumento da sanção imposta.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q1041428 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, referente à competência legislativa.
Ato normativo do Ministério Público estadual que disponha sobre a estrutura administrativa e as atribuições de grupo de atuação especial contra o crime organizado é inconstitucional, por usurpar a competência privativa da União para legislar sobre direito penal ou processual penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q963627 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Na aplicação do conceito do ciclo PDCA, a ação de monitoramento e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e registro dos resultados, é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1066286 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização e das novas tecnologias gerenciais na administração pública, julgue o ite que se segue.

A desburocratização visa à eliminação de papéis desnecessários, à agilização de processos administrativos, à democratização de serviços públicos e à facilitação da vida dos cidadãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q961334 | Direito Penal, Crimes Por Preconceito Racial, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Nos crimes previstos na Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 – que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor –, constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular envolvido por prazo não superior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q961345 | Contabilidade de Custos, Ponto de Equilíbrio Contábil, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Com o advento da nova forma de se usar Contabilidade de Custos, ocorreu seu maior aproveitamento em outros campos que não o industrial. No caso de instituição não tipicamente daquela natureza, tais como financeiras e prestadores de serviço, onde seu uso para efeito de elaboração das demonstrações contábeis era quase irrelevante (pela ausência de estoques), passou-se a explorar seu potencial para o controle e até para a tomada de decisões.” (MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas.)
A respeito da estrutura e análise de custos, sistemas de custeio, métodos de rateio, utilização de custos para tomadas de decisões, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q961351 | Direito do Trabalho, Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Suely trabalha exposta a agente agressor à sua saúde e, em razão disso, recebe insalubridade em grau médio. Transcorrido um ano de trabalho, Suely começa a planejar as férias, que gostaria de fruir no mês de julho do ano seguinte ao período aquisitivo, para poder viajar com seus filhos menores de idade.” Diante da situação retratada e da legislação em vigor, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q972621 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Regimento Interno do TJDFT, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

O Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios estabelece que as comissões, permanentes e temporárias, colaboram no desempenho dos encargos do Tribunal de Justiça.

De acordo com o texto do mencionado ato normativo, são exemplos de comissões permanentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q961899 | Administração de Recursos Materiais, Previsão e Custos dos Estoques, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Certa organização mantém estoque anual médio no valor de R$ 2.000.000,00 e estoque mínimo estimado em R$ 400.000,00. Os custos de armazenagem são de 10% ao ano, o custo de capital é de 15% ao ano, e os custos de risco de manutenção do estoque (associados a danos, perdas, obsolescência e deterioração) são de 5% ao ano.

Na situação descrita, o custo anual de manutenção do estoque é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.