Questões de Concurso Área Análises Clínicas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q920122 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O sumário de urina é um exame composto pela análise física, química e sedimentoscópica da amostra. Atualmente, a análise química é realizada pelo uso da fita reagente, uma fita de plástico com vários quadrados almofadados aderidos, onde em cada quadrado é visualizada uma determinada reação química que representa a análise de um determinado composto químico presente na amostra. Para realizar a análise química da urina, o técnico deve

22 Q920138 | Biomedicina, Técnicas Sorológicas e de Imunofluorescência, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O Streptococcus beta-hemolítico do grupo A de Lancefield é uma bactéria que infecta a orofaringe. Durante o processo infeccioso, essa bactéria libera a toxina Estreptolisina-O, a qual estimula a resposta imune, que pode causar a febre reumática. Um dos métodos laboratoriais solicitados para o diagnóstico da infecção por Streptococcus beta-hemolítico é o ASO ou ASLO, que consiste em um teste de aglutinação

23 Q920119 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Segundo a ABNT, o exame de urina é realizado em uma amostra de urina humana e serve para determinar os caracteres físicos e químicos bem como para verificar a presença de estruturas celulares ou de outra origem. O exame de urina é conhecido com outras denominações, tais como: urina de rotina, sumário de urina, urina do tipo 1, EAS (Elementos Anormais e Sedimento), EQU (Exame Químico de Urina), ECU (Exame Comum de Urina), urina parcial e PEAS (Pesquisa dos Elementos Anormais e Sedimento). Sobre a coleta de urina regulamentada pela norma da ABNT, analise os procedimentos abaixo.
I. As amostras de urina para o EAS e a urocultura de um mesmo paciente devem ser coletadas no mesmo recipiente, refrigeradas adequadamente e enviadas ao laboratório, em até, no máximo, 2 horas após a coleta, sendo imediatamente separadas nos respectivos setores onde os exames serão realizados.
II. O frasco usado na coleta da urina deve possuir tampa fácil de manusear. O laboratório deve receber um volume de pelo menos 20mL para análise, que deve ser centrifugado, e desse sedimento, pelo menos 50µL deve ser analisado.
III. Se houver a solicitação da coleta de urina de primeiro jato e de jato médio, estas poderão ser feitas em um mesmo momento, desde que as amostras sejam coletadas em frascos separados e identificados.
IV. O EAS deve ser realizado no prazo máximo de 02 horas após a coleta da amostra. Na impossibilidade de o exame ser realizado dentro desse prazo e nessas condições, a amostra deverá ser refrigerada à temperatura de 2ºC a 8ºC e, em seguida, encaminhada ao laboratório para análise.
Dos procedimentos, estão corretos

24 Q1009937 | Biomedicina, Coleta, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, referente à coagulação sanguínea bem como a esfregaços e testes de coloração de sangue periférico.

O tempo de protrombina (TP ou TAP), que é um teste de triagem para a avaliação dos fatores das vias intrínseca e comum da coagulação, detecta as deficiências dos fatores VIII, IX, XI e XII, precalicreína e cininogênio de baixo peso molecular.

25 Q1009940 | Biomedicina, Função Endócrina, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos métodos laboratoriais para a dosagem dos hormônios T3 e T4, julgue o item seguinte.

A dosagem de T4 por radioimunoensaio (RIA) baseia-se na ligação competitiva da globulina de ligação à tiroxina TBG com a T4 do paciente e a T4 marcada com iodo.

26 Q1009934 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Amostras de Sangue, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de coleta de sangue e obtenção de amostra de sangue, soro, plasma e urina, julgue o item a seguir.

No caso de formação de hematomas durante a coleta, esta deve ser interrompida e o local da punção deve ser pressionado vigorosamente por, pelo menos, 5 minutos.

27 Q1009936 | Biomedicina, Coleta, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, referente à coagulação sanguínea bem como a esfregaços e testes de coloração de sangue periférico.

O tempo de protrombina (TP ou TAP) é o teste de escolha para monitorar o uso de anticoagulantes orais antivitamina K.

30 Q1009932 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB2A1


Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.


“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.


Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.


A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.


Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.


“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.


Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.

In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

No segundo período do segundo parágrafo, a conjunção ‘mas’ está empregada com sentido aditivo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.