Questões de Concurso Área Análises Clínicas

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32 Q1009933 | Biomedicina, Metodos em Parasitologia, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao uso de fixadores e conservadores em amostras para diagnóstico parasitológico, julgue o item seguinte.

Entre as soluções fixadoras mais utilizadas na rotina laboratorial para diagnóstico parasitológico estão a solução tamponada de formalina a 10% e a solução SAF (acetato de sódio, ácido acético e formaldeído), que promovem boa preservação morfológica dos parasitas.

33 Q1009935 | Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos anticoagulantes e à tipagem sanguínea, julgue o item que se segue.

A RDC n.º 34/2014 do Ministério da Saúde estabelece como obrigatória para a tipagem sanguínea apenas a realização da prova direta.

34 Q1009938 | Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao controle de qualidade de processos analíticos em laboratório, julgue o item seguinte.

As características mais importantes para a garantia da eficiência de um sistema de controle de qualidade são sua alta complexidade, tanto no que diz respeito à implantação, à manutenção e à interpretação, e a baixa sensibilidade para detectar alterações nos processos analíticos.

35 Q1009941 | Biomedicina, Procedimentos Gerais, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao controle de qualidade em imunologia, julgue o próximo item.

É estritamente proibido o uso de mistura de pool de soro na preparação de sorocontrole interno em laboratórios clínicos.

36 Q1009931 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB2A1


Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.


“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.


Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.


A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.


Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.


“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.


Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.

In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

No trecho ‘mais desiguais em termos de equidade de gênero’ (último período do terceiro parágrafo), está subentendida uma comparação entre as ciências exatas e outras ciências.

37 Q1011685 | Biomedicina, Aplicação e Execução de Técnicas Bacteriológicas, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos meios de cultura utilizados na rotina bacteriológica, julgue o item a seguir.

O ágar chocolate é um meio seletivo utilizado para a identificação de enterobactérias, pois contém nutrientes específicos para o crescimento de coliformes fecais.

38 Q1011694 | Biomedicina, Função Endócrina, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos métodos laboratoriais para a dosagem dos hormônios T3 e T4, julgue o item seguinte.

A adição de heparina para se investigar a concentração de T4 livre in vitro melhora a sensibilidade de qualquer teste de análise clínica voltado para a avaliação da função da tireoide.

39 Q1012744 | Biomedicina, Urinálise e Outros Líquidos Corporais, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de coleta de sangue e obtenção de amostra de sangue, soro, plasma e urina, julgue o item a seguir.

Segundo o manual de coleta sanguínea produzido pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ) em 2023, a amostra de sangue para hemocultura deve ser colhida por último.

40 Q1013009 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a partir das disposições do Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília e das Leis n.º 11.091/2005, n.º 13.709/2018 e n.º 12.527/2011.

O compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente é um dos princípios que orientam a organização e o desenvolvimento das atividades didático-científicas da Universidade de Brasília.

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