Início

Questões de Concursos Área Análises Clínicas

Resolva questões de Área Análises Clínicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1012728 | Informática, Microsoft Word, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de Microsoft Excel, Microsoft Word e programas de navegação na Internet, julgue o próximo item.

No Microsoft Word, ao utilizar, na guia Revisão, a opção Aceitar Todas as Alterações, serão incorporadas ao documento todas as edições rastreadas e, como parte desse processo, serão removidos automaticamente os comentários previamente incluídos no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q1012862 | Biomedicina, Parasitologia, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas laboratoriais utilizadas no diagnóstico de protozooses e helmintíases intestinais, julgue o item subsequente.

A técnica de Hoffman, Pons e Janer (método de sedimentação espontânea) é ideal para a detecção de larvas vivas de Strongyloides stercoralis, devido à preservação da motilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q1009938 | Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao controle de qualidade de processos analíticos em laboratório, julgue o item seguinte.

As características mais importantes para a garantia da eficiência de um sistema de controle de qualidade são sua alta complexidade, tanto no que diz respeito à implantação, à manutenção e à interpretação, e a baixa sensibilidade para detectar alterações nos processos analíticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q1013010 | Legislação Federal, Lei 11091 de 2005, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a partir das disposições do Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília e das Leis n.º 11.091/2005, n.º 13.709/2018 e n.º 12.527/2011.

Os cargos do Plano de Carreira previstos na Lei n.º 11.091/2005 são organizados em seis níveis de classificação: A, B, C, D, E e F.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q920124 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O antibiograma, descrito pela primeira vez por Kirby e Bauer em 1966, é um teste que apresenta o perfil de sensibilidade de uma determinada bactéria aos diversos antimicrobianos. Ele é crucial para caracterizar o fenômeno da multirresistência bacteriana, um problema global que se transformou numa séria emergência de saúde pública. Sobre o teste do antibiograma, avalie as afirmativas abaixo.
I. Nesse teste, o principal meio sólido, padronizado por Kirby e Bauer e pelo NCCLS, que oferece condições de crescimento das principais bactérias é o Ágar Mueller Hinton.
II. Para fazer o E-test, a ANVISA desaconselha o uso de meios completamente artificiais, como o Ágar Mueller Hinton, por exemplo, e indica a substituição pelo Ágar Sangue.
III. Para espalhar uniformemente a suspensão bacteriana sobre o meio sólido, é indicado o emprego da técnica de pour plate com uso de uma pipeta automática.
IV. No antibiograma, o diâmetro do halo que se forma em torno do disco de antimicrobiano, sobre o meio de cultura, é crucial para determinar a susceptibilidade bacteriana.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1012855 | Técnicas em Laboratório, Biossegurança Técnica em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo a equipamentos de proteção individual e coletiva.

Em laboratórios com nível de biossegurança 1 (NB-1), o uso de jaleco fechado, de luvas descartáveis e as boas práticas laboratoriais são considerados suficientes para a proteção do trabalhador durante procedimentos de rotina com microrganismos não patogênicos.Em laboratórios com nível de biossegurança 1 (NB-1), o uso de jaleco fechado, de luvas descartáveis e as boas práticas laboratoriais são considerados suficientes para a proteção do trabalhador durante procedimentos de rotina com microrganismos não patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q1012864 | Biomedicina, Parasitologia, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas laboratoriais utilizadas no diagnóstico de protozooses e helmintíases intestinais, julgue o item subsequente.

A técnica de Hoffman não requer centrífuga e é o método parasito-lógico mais utilizado nos serviços de saúde devido ao seu amplo espectro e melhor observação dos parasitos ou dos seus ovos/larvas, o que facilita a identificação das espécies, bem como devido ao seu baixo custo e à facilidade de execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q1011672 | Legislação Federal, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a partir das disposições do Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília e das Leis n.º 11.091/2005, n.º 13.709/2018 e n.º 12.527/2011.

A Lei de Acesso à Informação é inaplicável aos dados do Poder Judiciário e do Ministério Público.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q1013008 | Português, Interpretação de Textos, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB2A1

Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.

“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.

Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.

A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.

Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.

“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.

Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.
In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

De acordo com o texto, a diversidade de formas de se atuar no campo científico pode incentivar as pessoas a construírem uma carreira nessa área.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q920122 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O sumário de urina é um exame composto pela análise física, química e sedimentoscópica da amostra. Atualmente, a análise química é realizada pelo uso da fita reagente, uma fita de plástico com vários quadrados almofadados aderidos, onde em cada quadrado é visualizada uma determinada reação química que representa a análise de um determinado composto químico presente na amostra. Para realizar a análise química da urina, o técnico deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1011678 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo a equipamentos de proteção individual e coletiva.

Em laboratórios com nível de biossegurança 1 (NB-1), o uso de jaleco fechado, de luvas descartáveis e as boas práticas laboratoriais são considerados suficientes para a proteção do trabalhador durante procedimentos de rotina com microrganismos não patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1011681 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo a equipamentos de proteção individual e coletiva.

Em laboratórios de nível de biossegurança 3 (NB‑3), o uso de máscara cirúrgica é suficiente para a proteção do trabalhador em trabalhos com agentes que geram aerossol.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q1012727 | Informática, Navegadores Browser, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de Microsoft Excel, Microsoft Word e programas de navegação na Internet, julgue o próximo item.

O Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Microsoft Edge, em suas versões mais recentes, oferecem modos de navegação que evitam o registro do histórico de sites visitados e cookies de sessão no dispositivo local.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1012732 | Sistemas de Informação, Sistemas de Informação, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item que se segue.

No SEI, a funcionalidade Relacionar Processos aplica-se a processos que possuem alguma conexão temática ou complementaridade, e permite vincular processos distintos, mantendo a tramitação de cada processo independente da dos demais relacionados.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q1012865 | Biomedicina, Parasitologia, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao uso de fixadores e conservadores em amostras para diagnóstico parasitológico, julgue o item seguinte.

Os conservadores mais utilizados em parasitologia são o formol a 10%, o álcool polivinílico, a solução de mertiolato, iodo e formaldeído, e a solução de acetato de sódio, ácido acético e formaldeído.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1012120 | Redação Oficial, Atos Normativos, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características gerais da redação oficial e a padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue o item a seguir.

Na UnB, o ato da reitoria é o documento adequado para a formalização de decisões em matéria de competência da reitoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q1011662 | Português, Colocação Pronominal, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB2A1

Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.

“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.

Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.

A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.

Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.

“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.

Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.
In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Julgue o seguinte item, referente a aspectos linguísticos do texto CB2A1.

No trecho “se destacam” (segundo período do quinto parágrafo), a ocorrência da próclise pronominal é obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1011675 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, em relação à esterilização e à desinfecção de materiais e superfícies, considerada a biossegurança em análises clínicas.

O álcool etílico a 70% (m/m) é eficaz como desinfetante de nível intermediário para superfícies não críticas após processamento de amostras biológicas, sendo sua ação desinfetante comprometida na presença de determinadas sujidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1011679 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo a equipamentos de proteção individual e coletiva.

Em laboratórios de nível de biossegurança 2 (NB-2) ou superior, o uso de equipamentos de contenção coletiva, como cabines de segurança biológica (CSB), dispensa o uso de equipamentos de proteção individual, desde que não haja risco direto de exposição a aerossóis ou respingos.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1011683 | Biomedicina, Coleta e Transporte de Amostras, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao manuseio e transporte de amostras biológicas, julgue o item a seguir.

Laboratório de nível de biossegurança 2 (NB-2) deve estar equipado com cabine de segurança biológica classe II para a manipulação de agentes que geram aerossol.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.