Questões de Concursos Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura

Resolva questões de Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q1005058 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Copenhague, a capital da Dinamarca, é amplamente reconhecida como um exemplo mundial de cidade sustentável e habitável. Sobre o histérico de desenvolvimento urbano de Copenhague, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1005052 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Em uma balança de pratos, foram colocados 4 pacotes de açúcar e 2 pacotes de aveia em um dos pratos e 3 pacotes de açúcar e 6 pacotes de aveia no outro prato deixando a balança em equilíbrio, pois o peso em ambos os pratos ficou igual. Se cada pacote de aveia pesa 300 g, o peso de cada pacote de açúcar, em gramas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1005050 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Lagos de sangue na literatura]


Lagos de sangue não garantem parentesco espiritual, é sabido; irmãos podem ser e frequentemente são tão diferentes entre si quanto são de completos estranhos, ainda que a ascendência comum e a convivência na infância e juventude determinem relações de grande afeto.


Por outro lado, é fascinante que se possa conhecer na literatura criaturas tão parecidas com a gente mesma. Minha primeira experiência desse tipo deu-se quando conheci Paulo Honório, o coronel assassino, protagonista e narrador do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Identifiquei-me de pronto com essa criatura e desenvolvi por ela o que por mim mesma era uma mistura de repulsa e forte autocomiseração. Mais tarde, quando li Infância e Memórias do Cárcere, textos autobiográficos do mesmo autor, conclui que eu e Paulo Honório tínhamos um terceiro irmão bastante afinado: o criador mesmo, Graciliano.


Mas das minhas experiências de conhecer irmãos pela literatura, nada se comparou até agora à que tive quando li, muito recentemente, As pequenas virtudes da escritora italiana Natália Ginzburg (1916-1991). Deu-me vontade de sair mostrando às pessoas na rua: ‘olha só, podia ser minha avó, viveu e morreu do outro lado do mundo, mas é minha irmã, verdadeiramente minha irmã, e de algum ponto do universo segue falando comigo”.


(Adaptado de: LOPES, Ayde Veiga. Disponível em: https://ninhodealveloas.blogspot.com/search/label/cidadela)
É adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005069 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Em um sistema predial de água fria e água quente, o componente destinado ao uso da água ou ao recebimento de dejetos líquidos e sólidos (na maioria das vezes pertencente ao sistema predial de esgoto sanitário) denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005071 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Quanto a correta especificação de materiais e sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de agua quente e fria e a aferição deles nas obras e serviços, a diferença entre o diâmetro externo máximo e o mínimo, medidos em uma mesma seção transversal de um tubo ou na extremidade macho de uma conexão, ou a diferença entre o máximo e o mínimo diâmetros internos em uma mesma seção transversal de uma bolsa de conexão, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005067 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Para cinemas, teatros, auditórios e similares, a NBR 9.050/2020 que trata da “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” estabelece que, quando houver desnível entre o palco e a plateia, este pode ser vencido através de rampa com as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1005045 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder as questão, baseie-se no texto abaixo.


Iracema e a praia


Movido por um dos ideais do Romantismo — a expressão de culturas nativas, supostamente movidas pelo espirito da Natureza — o escritor cearense José de Alencar dedicou-se a romances de fundamentação “indianista”, nos quais se enaltecia a figura heroicizada de personagens indígenas. Entre esses romances, Iracema é certamente o mais poético: nele, Alencar se valeu de imagens e ritmos que costumam caracterizar os poemas. Dedicado ao estudo do tupi, o autor buscou também motivar-se pelo encantamento das sonoridades da fala dos nativos.


Iracema tornou-se uma celebridade no quadro da literatura brasileira e acabou dando nome a uma praia e a um bairro de Fortaleza, onde ha ruas chamadas Tabajaras, Cariris e Potiguaras, transplantando para a geografia urbana os povos indígenas que participam das ações do romance de Alencar. Por vezes, a literatura sai do papel e da imaginação criativa para pousar nas cidades e na cartografia sentimental de seus habitantes.


O visitante de Fortaleza, andando pela praia de Iracema, não suspeitara que muito antes das casas de veraneio o lugar era conhecido como Praia do Peixe, vindo a ganhar o nome atual apenas em 1930. Mas que importam as datas administrativas diante da poesia e dos mitos? O doce nome de Iracema — “a virgem dos lábios de mel” — diz sobretudo da saga mitológica, assentada em elementos histéricos, a que Alencar deu vida não apenas para cantar sua heroína romanesca, mas para adotar o poder da ficção como base de uma epopeia sensível, a sua “lenda do Ceara” — designação que ele especificou no pórtico do romance para deixar claro seu intento de escavar as raízes da formação de um povo.


(Bento Cipião das Neves, a editar)
Um forte trago romântico do escritor José de Alencar verifica-se quando ele se propõe a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1005059 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Com base nos princípios de Jan Gehl sobre a dimensdo humanística do planejamento urbano, reflete a teoria do arquiteto dinamarquês:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1005065 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Há quatro tipos distintos de modelagem no AutoCAD: aramado (wireframe), por superfícies, sólido e por Mesh Modeling. Cada modo possui aplicagdo especifica e características próprias. Em relação as características e princípios desses tipos de modelagem,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1005055 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Uma torneira totalmente aberta demora um minuto e meio para encher um reservatório com 50 litros. Se a torneira ficar meio aberta de forma que a vazão fique exatamente a metade do que se estivesse totalmente aberta, o tempo que levaria para encher um reservatório de 125 litros é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1005056 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Sobre a definição de favelas no Brasil e a classificação utilizada pelo IBGE,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1005062 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Max Dvorák escreveu o “Catecismo da Preservação de Monumentos” (1916) num amplo respeito pela produção dos antepassados e pelas várias estratificações de uma mesma obra. Em relação aos princípios que defendia, considere:

I. Em casos de ruínas, é preciso antes de tudo levar em consideração que não se pode destruir aquilo que consiste seu atrativo singular: o caráter de uma construção vítima dos senhores dos tempos e seu aspecto pitoresco na paisagem.
II. É importante estabelecer a conservação baseada na “unidade de estilo”, marcada pelas práticas voltadas a complementos e refazimentos, e não no respeito ao valor “de antigo” como um modo de embasar a tutela dos monumentos.
III. É preciso analisar a percepção da paisagem como um todo e a importância dos vários elementos para a beleza do conjunto, que devem ser tutelados de forma extensa para a harmonia do ambiente em sua inteireza.
IV. Os perigos têm sua origem na ignorância e na negligência; na cobiça e na fraude; nas ideias equivocadas a respeito do progresso e das demandas do presente; na busca descabida de embelezamento e renovação, na falta de educação estética, ou numa educação equivocada.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1005041 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder as questão, baseie-se no texto abaixo.


Iracema e a praia


Movido por um dos ideais do Romantismo — a expressão de culturas nativas, supostamente movidas pelo espirito da Natureza — o escritor cearense José de Alencar dedicou-se a romances de fundamentação “indianista”, nos quais se enaltecia a figura heroicizada de personagens indígenas. Entre esses romances, Iracema é certamente o mais poético: nele, Alencar se valeu de imagens e ritmos que costumam caracterizar os poemas. Dedicado ao estudo do tupi, o autor buscou também motivar-se pelo encantamento das sonoridades da fala dos nativos.


Iracema tornou-se uma celebridade no quadro da literatura brasileira e acabou dando nome a uma praia e a um bairro de Fortaleza, onde ha ruas chamadas Tabajaras, Cariris e Potiguaras, transplantando para a geografia urbana os povos indígenas que participam das ações do romance de Alencar. Por vezes, a literatura sai do papel e da imaginação criativa para pousar nas cidades e na cartografia sentimental de seus habitantes.


O visitante de Fortaleza, andando pela praia de Iracema, não suspeitara que muito antes das casas de veraneio o lugar era conhecido como Praia do Peixe, vindo a ganhar o nome atual apenas em 1930. Mas que importam as datas administrativas diante da poesia e dos mitos? O doce nome de Iracema — “a virgem dos lábios de mel” — diz sobretudo da saga mitológica, assentada em elementos histéricos, a que Alencar deu vida não apenas para cantar sua heroína romanesca, mas para adotar o poder da ficção como base de uma epopeia sensível, a sua “lenda do Ceara” — designação que ele especificou no pórtico do romance para deixar claro seu intento de escavar as raízes da formação de um povo.


(Bento Cipião das Neves, a editar)
A flexão do verbo no plural justifica-se plenamente na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1005047 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Lagos de sangue na literatura]


Lagos de sangue não garantem parentesco espiritual, é sabido; irmãos podem ser e frequentemente são tão diferentes entre si quanto são de completos estranhos, ainda que a ascendência comum e a convivência na infância e juventude determinem relações de grande afeto.


Por outro lado, é fascinante que se possa conhecer na literatura criaturas tão parecidas com a gente mesma. Minha primeira experiência desse tipo deu-se quando conheci Paulo Honório, o coronel assassino, protagonista e narrador do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Identifiquei-me de pronto com essa criatura e desenvolvi por ela o que por mim mesma era uma mistura de repulsa e forte autocomiseração. Mais tarde, quando li Infância e Memórias do Cárcere, textos autobiográficos do mesmo autor, conclui que eu e Paulo Honório tínhamos um terceiro irmão bastante afinado: o criador mesmo, Graciliano.


Mas das minhas experiências de conhecer irmãos pela literatura, nada se comparou até agora à que tive quando li, muito recentemente, As pequenas virtudes da escritora italiana Natália Ginzburg (1916-1991). Deu-me vontade de sair mostrando às pessoas na rua: ‘olha só, podia ser minha avó, viveu e morreu do outro lado do mundo, mas é minha irmã, verdadeiramente minha irmã, e de algum ponto do universo segue falando comigo”.


(Adaptado de: LOPES, Ayde Veiga. Disponível em: https://ninhodealveloas.blogspot.com/search/label/cidadela)
A autora recorre a duas palavras antônimas no contexto da frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1005070 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Quanto as noções básicas de sistemas prediais elétricos, a potência a ser atribuída a cada ponto de tomada é função dos equipamentos que ele poderá vir a alimentar e não deve ser inferior a 600 VA por ponto de tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, nos seguintes ambientes:

I. sala.
II. dormitório.
III. cozinha.
IV. área de serviço.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1005042 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder as questão, baseie-se no texto abaixo.


Iracema e a praia


Movido por um dos ideais do Romantismo — a expressão de culturas nativas, supostamente movidas pelo espirito da Natureza — o escritor cearense José de Alencar dedicou-se a romances de fundamentação “indianista”, nos quais se enaltecia a figura heroicizada de personagens indígenas. Entre esses romances, Iracema é certamente o mais poético: nele, Alencar se valeu de imagens e ritmos que costumam caracterizar os poemas. Dedicado ao estudo do tupi, o autor buscou também motivar-se pelo encantamento das sonoridades da fala dos nativos.


Iracema tornou-se uma celebridade no quadro da literatura brasileira e acabou dando nome a uma praia e a um bairro de Fortaleza, onde ha ruas chamadas Tabajaras, Cariris e Potiguaras, transplantando para a geografia urbana os povos indígenas que participam das ações do romance de Alencar. Por vezes, a literatura sai do papel e da imaginação criativa para pousar nas cidades e na cartografia sentimental de seus habitantes.


O visitante de Fortaleza, andando pela praia de Iracema, não suspeitara que muito antes das casas de veraneio o lugar era conhecido como Praia do Peixe, vindo a ganhar o nome atual apenas em 1930. Mas que importam as datas administrativas diante da poesia e dos mitos? O doce nome de Iracema — “a virgem dos lábios de mel” — diz sobretudo da saga mitológica, assentada em elementos histéricos, a que Alencar deu vida não apenas para cantar sua heroína romanesca, mas para adotar o poder da ficção como base de uma epopeia sensível, a sua “lenda do Ceara” — designação que ele especificou no pórtico do romance para deixar claro seu intento de escavar as raízes da formação de um povo.


(Bento Cipião das Neves, a editar)
Mas que importam as datas administrativas diante da poesia e dos mitos?


Mantidas a correção e a coerência da frase acima, uma reconstrução adequada esta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1005043 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Texto associado.
Atenção: Para responder as questão, baseie-se no texto abaixo.


Iracema e a praia


Movido por um dos ideais do Romantismo — a expressão de culturas nativas, supostamente movidas pelo espirito da Natureza — o escritor cearense José de Alencar dedicou-se a romances de fundamentação “indianista”, nos quais se enaltecia a figura heroicizada de personagens indígenas. Entre esses romances, Iracema é certamente o mais poético: nele, Alencar se valeu de imagens e ritmos que costumam caracterizar os poemas. Dedicado ao estudo do tupi, o autor buscou também motivar-se pelo encantamento das sonoridades da fala dos nativos.


Iracema tornou-se uma celebridade no quadro da literatura brasileira e acabou dando nome a uma praia e a um bairro de Fortaleza, onde ha ruas chamadas Tabajaras, Cariris e Potiguaras, transplantando para a geografia urbana os povos indígenas que participam das ações do romance de Alencar. Por vezes, a literatura sai do papel e da imaginação criativa para pousar nas cidades e na cartografia sentimental de seus habitantes.


O visitante de Fortaleza, andando pela praia de Iracema, não suspeitara que muito antes das casas de veraneio o lugar era conhecido como Praia do Peixe, vindo a ganhar o nome atual apenas em 1930. Mas que importam as datas administrativas diante da poesia e dos mitos? O doce nome de Iracema — “a virgem dos lábios de mel” — diz sobretudo da saga mitológica, assentada em elementos histéricos, a que Alencar deu vida não apenas para cantar sua heroína romanesca, mas para adotar o poder da ficção como base de uma epopeia sensível, a sua “lenda do Ceara” — designação que ele especificou no pórtico do romance para deixar claro seu intento de escavar as raízes da formação de um povo.


(Bento Cipião das Neves, a editar)
A força que ha na cartografia sentimental de uma cidade, como ocorre com Fortaleza, justifica-se pelo fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1005057 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

O processo de revitalização de centros antigos nas metrópoles, influenciado pelo circuito superior da economia urbana, em como consequência indireta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1005061 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Numa verdadeira “chamada a ordem”, em “Rappel à I'ordre: argumentos em favor da tectônica” (1990), Kenneth Frampton argumenta que construir é, em primeiro lugar, um ato tectônico, e não uma atividade cenográfica. O edifício é ontológico, uma presença ou uma coisa, e se distingue de um signo.

Em relação a abordagem de Frampton, considere:

I. A essência da arquitetura está na manifestação poética da estrutura, como sugere a poiesis [criação] grega (e heideggeriana): um ato de fazer e revelar, que é a tectônica.
II. A necessidade da arquitetura está em sua inutilidade. Esse questionamento da importância da função constitui uma transgressão das regras da arquitetura, como, por exemplo, o principio da comodidade da tríade vitruviana.
III. A junção é o nexo em tomo do qual o edifício começa a existir e se articular como presença. A junção pode ter funções ideológicas ou referenciais no sentido de que as diferenças culturais se manifestam nas transições articuladas e nas junções que compõem uma sintaxe arquitetônica.
IV. As formas em si não têm significado, mas podem comunicar um sentido por meio de imagens enriquecidas por associações. A experiência espacial da arquitetura é sintética, opera em vários níveis simultaneamente: mental/físico, cultural/biológico, coletivo/individual.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.