Questões de Concursos Área Pedagogia

Resolva questões de Área Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1010332 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, à luz da legislação que rege e orienta a oferta de educação a distância em suas diferentes modalidades.

Cabe à União a regulamentação dos requisitos no nível superior de ensino para a realização de exames de avaliação nacionais e registros de diplomas.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1010333 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, à luz da legislação que rege e orienta a oferta de educação a distância em suas diferentes modalidades.

A educação a distância é prevista na LDB como um dos meios de se promover a formação continuada de professores, sendo da União o dever de prover os recursos necessários para sua consecução.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q1010334 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, à luz da legislação que rege e orienta a oferta de educação a distância em suas diferentes modalidades.

A oferta de educação a distância, prevista na LDB, abarca os níveis de ensino fundamental, médio e superior, sendo ela garantida como um direito de livre escolha do estudante em qualquer nível ou condição.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q1010338 | Pedagogia, Concepções de currículo, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, bem como à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, julgue o item a seguir.

A concepção de currículo e conhecimento resulta das diferentes formas de se compreender historicamente a educação, sendo influenciada por fatores socioeconômicos, políticos e culturais, que envolvem visões de verdade, identidade e poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1010339 | Pedagogia, A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, bem como à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, julgue o item a seguir.

No trabalho com projetos, a atuação do professor pode ser corretamente definida como a de um transmissor de informações e de conteúdos necessários ao desenvolvimento de pesquisas e indagações realizadas pelos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q1010340 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

O projeto político-pedagógico de uma organização contribui para o desenvolvimento de processos organizacionais que requerem práticas coletivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1010341 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

Para que o projeto político-pedagógico seja considerado uma experiência de exercício da cidadania, os membros de uma organização precisam estar cônscios de que seu papel é aceitar as determinações nele contidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1010342 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

O projeto político-pedagógico é um documento resultante de reflexão sobre as finalidades e as intencionalidades das práticas educativas de uma organização, por isso, sua elaboração é um processo que está em constante construção.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1010343 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

Considerar as dimensões pedagógica e política de um projeto político-pedagógico no ambiente organizacional implica considerar que, embora ambas estejam relacionadas, uma não está subordinada à outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q1010344 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

O planejamento participativo não se resume a um plano de desenvolvimento das ações, mas a um processo de pensar e repensar as ações e as responsabilidades coletivas da escola em articulação com a comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1010345 | Pedagogia, Currículo planejamento, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

No planejamento da ação docente, o professor precisa considerar que os objetivos, os conteúdos e os métodos recebem influências políticas, culturais e econômicas, já que a educação não se faz fora das relações sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1010346 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização e organização do trabalho docente, em articulação com a finalidade da escola e o contexto social em que ela está inserida.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1010347 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

A participação dos membros de uma organização no planejamento organizacional contribui para a hierarquização e centralização do poder decisório.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1010348 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

Em uma organização, o planejamento é realizado por profissionais especializados, evitando-se, com isso, o amadorismo que pode advir quando todos os agentes organizacionais são convidados.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1010349 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo requer que os membros de uma organização tenham clareza de que as ações individuais e coletivas atendem à missão, à visão e aos valores organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1010350 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo no âmbito de uma organização pressupõe modos de colegialidade marcados pelo fortalecimento da tomada de decisões por órgãos centrais.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1010351 | Pedagogia, Currículo planejamento, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos planos de ensino, suas etapas e tipos, como também em relação aos objetivos e conteúdos do ensino, julgue o item subsequente.

Os conteúdos de ensino constituem expressões, na forma de currículo, das propriedades fundamentais da natureza e da sociedade, para servir ao exercício das práticas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1010352 | Pedagogia, Currículo planejamento, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos planos de ensino, suas etapas e tipos, como também em relação aos objetivos e conteúdos do ensino, julgue o item subsequente.

Os objetivos do ensino são um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, vivência social e valores sistematizados de modo lógico para a realização do processo de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1010353 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos tipos de avaliação e à avaliação institucional, julgue o item a seguir.

A avaliação formativa tem caráter classificatório, pois oferece meios para se comparar o desempenho dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1010354 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos tipos de avaliação e à avaliação institucional, julgue o item a seguir

A avaliação institucional consiste em um instrumento proposto pelo Ministério da Educação para a identificação do nível de proficiência dos estudantes da educação básica em ciências da natureza e língua portuguesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.