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Questões de Concursos Área Pedagogia

Resolva questões de Área Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1010333 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, à luz da legislação que rege e orienta a oferta de educação a distância em suas diferentes modalidades.

A educação a distância é prevista na LDB como um dos meios de se promover a formação continuada de professores, sendo da União o dever de prover os recursos necessários para sua consecução.

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42Q1010338 | Pedagogia, Concepções de currículo, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, bem como à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, julgue o item a seguir.

A concepção de currículo e conhecimento resulta das diferentes formas de se compreender historicamente a educação, sendo influenciada por fatores socioeconômicos, políticos e culturais, que envolvem visões de verdade, identidade e poder.

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43Q1010343 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

Considerar as dimensões pedagógica e política de um projeto político-pedagógico no ambiente organizacional implica considerar que, embora ambas estejam relacionadas, uma não está subordinada à outra.

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44Q1010346 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização e organização do trabalho docente, em articulação com a finalidade da escola e o contexto social em que ela está inserida.

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45Q1010349 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo requer que os membros de uma organização tenham clareza de que as ações individuais e coletivas atendem à missão, à visão e aos valores organizacionais.

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46Q1010350 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo no âmbito de uma organização pressupõe modos de colegialidade marcados pelo fortalecimento da tomada de decisões por órgãos centrais.

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47Q1010339 | Pedagogia, A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, bem como à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, julgue o item a seguir.

No trabalho com projetos, a atuação do professor pode ser corretamente definida como a de um transmissor de informações e de conteúdos necessários ao desenvolvimento de pesquisas e indagações realizadas pelos alunos.

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48Q1010340 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

O projeto político-pedagógico de uma organização contribui para o desenvolvimento de processos organizacionais que requerem práticas coletivas.

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49Q1010341 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

Para que o projeto político-pedagógico seja considerado uma experiência de exercício da cidadania, os membros de uma organização precisam estar cônscios de que seu papel é aceitar as determinações nele contidas.

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50Q1010365 | Pedagogia, Mídias, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da comunicação e interação grupal no processo de planejamento, julgue o item seguinte.

Ruído é o espaço intermediário situado entre o emissor e o receptor, que geralmente constituem dois pontos distantes entre si, interferindo no planejamento do processo de comunicação.

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51Q1010329 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, com base no disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

É dever dos estados prover a educação infantil, permitida sua atuação em outros níveis de ensino desde que todas as necessidades de sua área de competência prioritária estejam plenamente atendidas.

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52Q1010342 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao projeto político-pedagógico no ambiente organizacional, sua concepção, importância, dimensões e eixos norteadores, julgue o seguinte item.

O projeto político-pedagógico é um documento resultante de reflexão sobre as finalidades e as intencionalidades das práticas educativas de uma organização, por isso, sua elaboração é um processo que está em constante construção.

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54Q1010363 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gamificação.

A aplicação de jogos em contextos educativos e formativos contribui para o aumento do engajamento, da motivação e da participação ativa dos aprendizes, favorecendo a construção do conhecimento por meio de experiências mais interativas e significativas.

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55Q1010370 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às trilhas de aprendizagem organizacional, julgue o item a seguir.

Nas trilhas de aprendizagem, as pessoas aprendem enquanto trabalham, ao mesmo tempo em que trabalham enquanto treinam, o que permite a conexão entre teoria e prática, conhecimento e ação.

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57Q1010357 | Pedagogia, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos tipos de avaliação e à avaliação institucional, julgue o item a seguir

A avaliação da aprendizagem deve, entre outros propósitos, identificar o nível de compreensão dos estudantes, a fim de orientar decisões pedagógicas voltadas para a melhoria da qualidade do seu desempenho enquanto sujeitos em processo de construção do conhecimento.

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