Questões de Concurso Área Processual

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1008795 | Noções de Informática, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Muitos documentos possuem conteúdos sensíveis e só devem ser acessados por pessoas autorizadas, sendo possível implementar uma senha para acesso de leitura e ou manipulação. Com relação aos caminhos de criação de senhas para proteção dos documentos no Word, analise os itens a seguir

I. selecionar o comando “restringir edição com senha” do menu arquivos > informações > proteger documento.
II. selecionar o botão “adicionar assinatura digital com senha” do menu proteger > informações > proteger documento.
III. selecionar a opção “criptografar com senha” do menu arquivo > informações > proteger documento.

Está correto o que se afirmar em:

12 Q1008798 | Noções de Informática, Teclas de atalho, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Jonas está utilizando um programa que apresentou um mal funcionamento no sistema operacional Windows 11. Ele foi informado pela equipe técnica da procuradoria que deveria utilizar o gestor de tarefas e finalizar a tarefa.
A tecla de atalho de teclado que Jonas deve utilizar para ter acesso ao gestor de trabalho é.

13 Q1008799 | Noções de Informática, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

O programa Excel suporta diversos formatos específicos de leitura de planilhas.
As extensões suportadas pelo programa para leituras de pastas de trabalho binário e links simbólicos, são respectivamente

14 Q1008800 | Direito Administrativo, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

O Ministério Público do Estado Alfa celebrou contrato com a sociedade empresária Beta Comércio Ltda. objetivando o fornecimento de água mineral em garrafões.

No curso da execução de tal objeto contratual, a sociedade empresária propôs ação judicial em face do Ministério Público do Estado Alfa, alegando que os pagamentos estavam sendo realizados em desacordo com as cláusulas da avença.
A respeito das situações acima narradas, é correto afirmar que o fato de o Ministério Público figurar como

15 Q1008801 | Direito Ambiental, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

A Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Duque de Caxias com atribuição na matéria meio ambiente instaurou, de ofício, determinado procedimento para acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas correlatas ao atingimento das metas de universalização dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de coleta e tratamento de esgotos.
Nesse contexto, observando a normativa de regência, o Promotor de Justiça deve ter instaurado um(a)

16 Q1008802 | Direito Administrativo, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Sobre a prescrição em tema de improbidade administrativa, observe as assertivas a seguir:

I. A atual redação da Lei de Improbidade Administrativa dispõe que a ação para a aplicação das sanções prescreve em 5 (cinco) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.
II. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de que são imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.
III. De acordo com o texto legal, a suspensão e a interrupção da prescrição produzem efeitos relativamente ao demandado beneficiado e não a todos os que concorreram para a prática do ato de improbidade.

Está correto o que se afirma em:

17 Q1008803 | Legislação do Ministério Público, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Em relação à instrução do inquérito civil, de acordo com a Resolução CNMP nº 23/2007, todas as alternativas abaixo corretas, a exceção de uma. Assinale-a.

18 Q1008804 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Reinaldo, de 16 anos, foi representado pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo (artigo 157 do CP). Após regular tramitação processual, o juízo da infância entendeu presentes provas suficientes de autoria e materialidade, tendo fixado medida de semiliberdade. Dessa decisão não foi interposto recurso e o trânsito em julgado foi atestado.
Iniciada a execução da semiliberdade, a Defensoria Pública, na defesa de Reinaldo, pede que o magistrado estipule prazo máximo de 6 meses para cumprimento da medida. Pede também que o adolescente tenha reconhecido o direito a atividades externas.
Os autos foram com vista ao Ministério Público para manifestação. Diante dessa situação fática e levando em conta as regras que regem a medida socioeducativa de semiliberdade, assinale a afirmativa correta.

19 Q1008806 | Direito Penal, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Caio, maior e capaz, recebeu e guardou, legitimamente, determinado cordão de ouro pertencente ao adolescente Mário, atuando na qualidade de tutor deste. Contudo, alguns meses depois, instado a entregar o bem ao seu proprietário, Caio, passou a atuar como se proprietário fosse, negando, dolosamente, o pleito.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que Caio responderá pelo crime de

20 Q1008813 | Direito Penal, Área Processual, MPERJ, FGV, 2025

Caio e João, maiores e capazes, agindo com dolo, transportavam cinquenta quilos de cocaína, quando, próximos à divisa com o Estado de Minas Gerais, foram parados em uma blitz da Polícia Militar. Observadas as formalidades constitucionais e legais, realizou-se revista no veículo automotor, constatando-se a presença do material entorpecente escondido. Em sede policial, informados sobre o direito constitucional de permanecer em silêncio, os presos confessaram a prática delitiva, afirmando que deixaram o Município do Rio de Janeiro com o objetivo de entregar as drogas na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No curso da investigação, a Polícia Civil logrou comprovar, efetivamente e sem qualquer dúvida, que Caio e João atuavam em conjunto há meses, de forma estável e permanente, tendo realizado o referido trajeto por mais de dez vezes, levando drogas entre Estados da federação.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 11.343/2006 e o entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que Caio e João responderão por tráfico de drogas
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.