Questões de Concursos: Administração Pública

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Administração Pública. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q945265 | Gestão de Pessoas, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Qual das seguintes hipóteses descreve melhor a Experiência de Hawthorne, um estudo clássico realizado na fábrica da Western Electric Company em Hawthorne, Chicago? Assinale a alternativa correta.

32 Q945262 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Sobre a responsabilidade dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.

33 Q944861 | Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, Administração Pública, MEC, INEP, 2022

A mensuração de desempenho no setor público é um tema polêmico. Para alguns autores, a mensuração de desempenho tem contribuído para a transparência de custos e resultados, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e até mesmo para a motivação dos funcionários. Segundo seus críticos, trata-se, no entanto, de uma transposição indevida de um instrumento desenvolvido para a gestão empresarial, que gera graves distorções quando aplicado ao setor público.
Apesar da polêmica, as experiências de mensuração de desempenho têm-se expandido tanto no Brasil quanto em outros países. Diferentes governos vêm enfrentando as dificuldades introduzidas por essa nova forma de gestão e procurando aperfeiçoar metas e indicadores.
PACHECO, R. S. V. Mensuração de desempenho no setor público: os termos do debate. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania. v. 14, n. 55, jul./dez. 2009 (adaptado).

Acerca da mensuração de desempenho no setor público, assinale a opção correta.

34 Q944862 | Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, Administração Pública, MEC, INEP, 2022

Suponha que uma estudante de Administração Pública, atuando como voluntária em um hospital público, receba a missão de realizar uma pesquisa sobre a percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados pela instituição. Para a autorização da pesquisa, é necessário o parecer do Comitê de Ética da Secretaria de Saúde do Estado, indicando que a pesquisa atende aos requisitos de pesquisa realizada com seres humanos.
Considerando os princípios éticos que devem balizar o comportamento de um pesquisador ao realizar uma pesquisa qualitativa, avalie as afirmações a seguir.
I. A estudante deverá explicitar aos participantes da pesquisa que sua participação deve ser totalmente voluntária, pois não se pode obrigar alguém a participar de uma pesquisa.
II. A estudante deverá garantir que a pesquisa não cause dano físico ao participante, o que exige que o ambiente e o método sejam seguros.
III. A estudante deverá respeitar a decisão do participante caso ele deseje interromper sua participação na pesquisa a qualquer momento.
IV. A estudante deverá divulgar o nome dos participantes da pesquisa nos resultados do estudo, visando à transparência e à confiabilidade da pesquisa, mesmo sem consentimento informado.

É correto apenas o que se afirma em

35 Q945281 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

No Brasil, as autarquias, pertencentes à Administração Pública Indireta, possuem competências administrativas específicas. Sobre as autarquias brasileiras, assinale a alternativa correta.

36 Q945289 | Economia, Externalidades, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

“Com a presença de externalidades, o mercado livre pode não produzir as quantidades socialmente ideais de bens. As externalidades levam ao fracasso do mercado do ponto de vista social, o mercado produz ou muito pouco ou demais do bem” (WESSELS, 1998, p. 420). Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

37 Q944857 | Administração Pública, Processo de formulação e desenvolvimento de políticas, Administração Pública, MEC, INEP, 2022

Considere um município com 26 700 habitantes, distribuídos em 6 diferentes bairros. Para subsidiar a elaboração de determinada política pública, o prefeito local solicitou a realização de uma pesquisa, com aplicação de um questionário na cidade. Foi definido que a amostra seria de 588 indivíduos, com margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%. Orientando-se pelo princípio de custo-eficiência na aplicação de recursos públicos, todos os 588 questionários foram aplicados durante a realização de uma grande festa patrocinada pela prefeitura.
Quanto à realização da mencionada pesquisa e considerando uma técnica de amostragem probabilística, avalie as afirmações a seguir.
I. A aplicação do questionário atende adequadamente aos fundamentos de amostragem probabilística, gerando informações confiáveis para subsidiar a elaboração de políticas públicas.
II. A maneira em que o questionário foi aplicado resultou em uma maior probabilidade de algumas categorias de moradores do município serem selecionadas para a entrevista que outras.
III. A amostra pode ser classificada como aleatória, pois não se conhece a probabilidade de cada categoria de moradores ser selecionada.

É correto o que se afirma em

38 Q684087 | Texto associado, Interpretação de Textos, Administração Pública, FGV, FGV

Texto associado.

“PIMBA NA GORDUCHINHA”* DATOU


Empolgação já não basta. Comentaristas usam cada vez mais estatísticas e termos técnicos para traduzir o que acontece em campo.

Por tradição, a tarefa de comentar uma partida de futebol sempre foi o oposto disso. A “crônica esportiva” pontificada por lendas como Nelson Rodrigues e Armando Nogueira, entre muitos outros, evocava heróis em campo e fazia da genialidade individual, do empenho coletivo e do imponderável instituições que comandavam o jogo. O belo texto valia tanto quanto – ou mais – que a observação de treinos e jogos. “O padrão para falar de futebol no Brasil costumava abordar aspectos como a qualidade individual do jogador e fatores emocionais”, afirma Carlos Eduardo Mansur, do jornal O Globo. “O desafio hoje é estudar o jogo taticamente.” Não havia no passado, obviamente, a ideia nem os recursos técnicos para compilar dados, que hoje sustentam as análises feitas durante os 90 minutos.

O uso desoftwaresque ajudam a dissecar partidas em números se difundiu nos clubes e transbordou para as redações. Crescem grupos dedicados à tabulação e análise de dados. Estatísticas individuais e coletivas, como o número de finalizações de um atacante e a média de posse de bola de uma equipe, são dados prosaicos em palestras de treinadores e programas de TV,blogsou jornais.

Detratores desse modelo, no entanto, consideram essa tendência um modismo, uma chatice. “Há preconceito de quem ouve e exagero de quem usa”, afirma o comentarista PVC[Paulo Vinícius Coelho]. Excessos ou modismos à parte, não há como fugir da realidade. O uso de dados e estatísticas por clubes europeus para elaborar estratégias e jogadas é antigo e há anos chegou aos brasileiros, com maior ou menor simpatia. Não existe futebol bem jogado, em alto nível, sem isso.

A tarefa de dissecar o jogo por números e dados ajuda a entender, mas não esgota o futebol, que, por sua dinâmica, segue como um esporte dos mais imprevisíveis.

Rafael Oliveira,Época, 29.01.2018. Adaptado.

* "ripa na chulipa e pimba na gorduchinha": bordão criado pelo narrador de futebol Osmar Santos e popularizado nos anos 1980.

Foram empregadas em sentido figurado as seguintes expressões do texto:

39 Q945761 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Administração Pública, FGV, FGV

Texto associado.

Remissão


Tua memória, pasto de poesia,

tua poesia, pasto dos vulgares,

vão se engastando numa coisa fria

a que tu chamas: vida, e seus pesares.


Mas, pesares de quê? perguntaria,

se esse travo de angústia nos cantares,

se o que dorme na base da elegia

vai correndo e secando pelos ares,


e nada resta, mesmo, do que escreves

e te forçou ao exílio das palavras,

senão contentamento de escrever,


enquanto o tempo, em suas formas breves

ou longas, que sutil interpretavas,

se evapora no fundo de teu ser?

Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.

O tipo de valentão armado, figurado no texto de Guimarães Rosa, atuando isoladamente ou em grupo, é personagem frequente na ficção brasileira – literária, cinematográfica etc. Corresponde também a esse tipo a personagem

40 Q945272 | Administração Pública, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Sobre a ordem correta das fases do ciclo de políticas públicas, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.