Questões de Concurso Administracao

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q939654 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Se o GPS caísse por um dia, economia dos EUA sofreria impacto bilionário
Com a utilização de aplicativos como Uber, Google Maps, Waze e de outros serviços de geolocalização acessíveis pelo celular, ir de um lugar para outro nunca foi tão fácil. Dada a grande adesão aos serviços de geolocalização que utilizam o GPS, uma queda nesse sistema causaria prejuízos de US$ 1 bilhão por dia nos Estados Unidos. Tal cenário é hipotético e improvável, mas foi calculado pelo Departamento de Comércio americano. Melhor que ele não se realize, afinal, a tecnologia nos deixou mal-acostumados — ninguém quer navegar pela cidade com um mapa de papel na mão.
(https://noticias.uol.com.br, 23.06.2019. Adaptado.)
Além da substituição de mapas impressos, a tecnologia GPS oferece vantagens econômicas por ser capaz de

12 Q907921 | Marketing, Segmentação de Mercado, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Pode-se considerar como um dos benefícios do posicionamento de mercado

13 Q943718 | Administração de Recursos Materiais, Supply Chain Management SCM, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Uma cadeia de suprimentos consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, no atendimento ao pedido de um cliente. Ela inclui não apenas o fabricante e os fornecedores, mas também transportadoras, varejistas e até mesmo os próprios clientes.
CHOPRA, S; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Considerando que o objetivo de cada cadeia de suprimentos deva ser o de maximizar o valor gerado, avalie as afirmações a seguir.
I. O valor que uma cadeia de suprimentos gera é a diferença entre o que o produto final vale para o cliente e os custos de atender à sua solicitação.
II. Os custos de fabricação, transporte e armazenamento estão diluídos em todos os elos da cadeia, ou seja, fornecedores, fabricantes, atacadistas, varejistas e clientes finais.
III. O processamento de pedidos envolve custos expressivos na cadeia de suprimentos.
É correto o que se afirma em

14 Q943734 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

O mundo corporativo atual está se modificando, o capital humano e o capital intelectual vêm sendo cada vez mais valorizados, nunca se ouviu falar tanto em termos como "motivação", "trabalho em equipe" e "recursos imateriais". Neste contexto, surge um ícone de grande importância para as organizações: o líder. Garantir o sucesso dos projetos e objetivos de uma empresa, economizar tempo e recursos, agilizar e otimizar processos produtivos, motivar e inovar são só algumas das responsabilidades atribuídas aos líderes em diversas organizações, o que nos leva a um questionamento sobre qual seria, de fato, o papel do líder nas empresas.
Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/lideranca-nos-dias-atuais. Acesso em 22 fev 2022.
Considere que determinada organização pretenda identificar o perfil de seus líderes, com vistas, inclusive, a fomentar a criação de novas lideranças, bem como trabalhar traços de atuação dos líderes atuais de forma a melhorar o clima organizacional e a qualidade dos serviços ofertados pela organização a seus clientes. Nesse diapasão, utilizando as abordagens encontradas na literatura a respeito do tema, poderão ser identificados diversos estilos de liderança, entre os quais a liderança.
I - transacional, baseada na troca, onde os liderados atingem resultados e, em troca, o líder oferece benefícios.
II - carismática, na qual o líder, em face de traços específicos de personalidade e atuação, consegue conduzir os liderados na persecução de metas idealizadas.
III - transformacional, de acordo com a qual pessoas comuns são alçadas ao papel de líder mediante treinamento específico.
Considerando os estilos acima identificados, é correto o que se afirma em:

15 Q943726 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Texto 1 Em tempos atuais, a evolução do processo de gestão organizacional promove uma espécie de metamorfose da ciência da Administração e faz com que novos campos de conhecimento possam surgir. Uma dessas influências surge por meio da Gestão do Conhecimento, que introduz princípios de gestão que valorizam os ativos intangíveis da organização. As atividades organizacionais tornam-se intensivas em conhecimento, demandando uma atividade altamente cognitiva e relacionada com práticas de pesquisa e desenvolvimento, o que gera inovação.
Exemplo disso é a utilização da marca como um atributo do conhecimento organizacional, já que, por intermédio do conceito do Branding, ela se torna um ativo altamente estratégico para a organização.
Texto 2 É fácil crescer em um mercado favorável. Mas qual é o perigo disso? Em um cenário positivo, é difícil saber ao certo se as estratégias adotadas foram corretas ou se pareceram corretas porque o mercado estava em crescimento. Nesse tipo de situação, algumas marcas e empresas crescem muito ao lançar novos produtos e entrar em novos mercados, mesmo sendo pouco assertivas em suas estratégias. A razão? O crescimento pode ter encobrir erros, que, em mercados menos favoráveis, podem levar à perda de competitividade.
Disponível em: http:/ /exame.abril.com.br. Acesso em: 22 jul. 2015 (adaptado).

A partir do exposto acerca dos ativos intangíveis da organização, avalie as afirmações a seguir.
I. A marca pode ser considerada um ativo intelectual, por compor a rede de relacionamentos externos da organização e facilitar a gestão do conhecimento organizacional.
II. As atividades intensivas em conhecimento são altamente cognitivas e, por suas características, são análogas às práticas de pesquisa e desenvolvimento, pois geram conhecimento organizacional de valor.
III. O capital intelectual fortalece a gestão do conhecimento organizacional e é composto pelo conhecimento estratégico (tácito + explícito) e pela rede de relacionamentos internos e externos da organização.

É correto o que se afirma em

16 Q944663 | Administração Financeira e Orçamentária, Conceitos Básicos, Administração, MEC, INEP, 2022

Segundo o Instituto Ethos, em uma economia inclusiva, “os investimentos públicos e privados, as regras, as instituições, as tecnologias e os programas devem estar voltados também para o atendimento das necessidades e dos direitos de todos os seres humanos, sem o que não será possível construir ambientes sociais saudáveis em nenhuma atividade produtiva.”
Disponível em: http://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/06/. Acesso em: 23 ago. 2022 (adaptado).
Considerando esse contexto, na economia inclusiva, deve-se

17 Q939646 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Barcos norte-americanos levavam produtos coloniais a ilhas Britânicas, a outros centros europeus e às Antilhas, sobretudo tabaco, artigos navais e madeira. Em troca, importavam da Inglaterra os manufaturados.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O excerto descreve as relações comerciais no Império Britânico em meados do século XVIII, referindo-se

18 Q943731 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Definir metas empresariais é algo desafiador, especialmente quando há muita incerteza envolvida. Como definir metas para os próximos 12 meses quando sua empresa está crescendo (ou mudando) muito rapidamente? As empresas do Vale do Silício resolveram esse problema adotando o framework de definição de metas OKR (objectives and key results). Um OKR tem dois componentes, o objetivo (o que queremos atingir) e um conjunto de key results (como sabemos se estamos chegando lá). Os diferenciais da metodologia OKR são a simplicidade do processo, os ciclos curtos de verificação e a participação e o engajamento de todos os colaboradores. O OKR existe para manter o alinhamento e a cadência da organização, sendo seu objetivo garantir que todos estejam caminhando na mesma direção e trabalhando com prioridades claras. Disponível em: https://startupi.com.br/2016/02/okr-defina-metas-como-o-silicon-valley/. Acesso em: 29 jul. 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O método OKR de planejamento e gestão estratégica é uma resposta das empresas inovadoras ao complexo ambiente corporativo da atualidade.
PORQUE
II. Um dos princípios do planejamento e gestão estratégica é a busca dos resultados esperados pela empresa, independentemente da ferramenta ou do método utilizados para tal fim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

19 Q943735 | Administração Geral, Estratégia organizacional, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

A produção 400kg diários de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango vai, diariamente, para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. Quando o negócio se iniciou, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas localmente para padarias e cantinas escolares. Após alguns anos depois de atuação, a empresa negociou contratos com grandes redes de supermercados, o que impulsionou as vendas e permitiu realização de investimentos na mecanização da fábrica. Para que a empresa pudesse ganhar escala, foi fundamental a estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente. Para que ciclo do crescimento pudesse ter continuidade, os diretores da da empresa optaram pela aproximação com o consumidor final para a ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto. Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa.

I. Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.

II. Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.
III. Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.
É correto apenas o que se afirma em

20 Q939648 | Geografia, Agricultura brasileira, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia um excerto do livro Marco zero I: A revolução melancólica, escrito por Oswald de Andrade e publicado em primeira edição em 1943, para responder à questão:

[…] logo os horizontes [ficaram] penteados de cafezais. Pelos carreadores passava a condução mecânica, tratores, Fordes, caminhões. Enchiam-se os secadores, as tulhas debordavam. A máquina de beneficiar café socava de barulho a sede. A eletrificação havia animado o deserto. […] Toda essa aventura perecera no desastre mundial de 1929. […] O crédito cessara. Cessara a defesa artificial do produto, mantida pelos exploradores da City.

(Oswald de Andrade. Marco zero I: A revolução melancólica, 1978.)
O excerto descreve
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.