Questões de Concursos Administracao

Resolva questões de Administracao comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q907921 | Marketing, Segmentação de Mercado, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Pode-se considerar como um dos benefícios do posicionamento de mercado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q943735 | Administração Geral, Estratégia organizacional, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

A produção 400kg diários de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango vai, diariamente, para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. Quando o negócio se iniciou, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas localmente para padarias e cantinas escolares. Após alguns anos depois de atuação, a empresa negociou contratos com grandes redes de supermercados, o que impulsionou as vendas e permitiu realização de investimentos na mecanização da fábrica. Para que a empresa pudesse ganhar escala, foi fundamental a estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente. Para que ciclo do crescimento pudesse ter continuidade, os diretores da da empresa optaram pela aproximação com o consumidor final para a ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto. Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa.

I. Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.

II. Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.
III. Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1035811 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Administração, TCE PE, FGV, 2025

Analise os itens a seguir.

I. Segundo um amigo, o mercado de criptomoedas é confiável porque apenas mercados confiáveis atraem tantos investidores, e o grande número de investidores prova essa confiança.
II. Ou você apoia a reforma fiscal exatamente como foi proposta, ou condena o país ao aumento infinito da dívida; qualquer escolha diferente destruirá nossa economia em poucos meses, sem chance de recuperação.
III. Todo contrato com cláusula nula é inválido; o acordo apresentado contém cláusula nula; portanto, o acordo apresentado é inválido, independentemente de opiniões pessoais ou possíveis vantagens.

É argumento falacioso o que se indica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q945240 | Administração Geral, Abordagem Contingencial da Administração, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A abordagem da administração segundo a qual não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo é a abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q943718 | Administração de Recursos Materiais, Supply Chain Management SCM, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Uma cadeia de suprimentos consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, no atendimento ao pedido de um cliente. Ela inclui não apenas o fabricante e os fornecedores, mas também transportadoras, varejistas e até mesmo os próprios clientes.
CHOPRA, S; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Considerando que o objetivo de cada cadeia de suprimentos deva ser o de maximizar o valor gerado, avalie as afirmações a seguir.
I. O valor que uma cadeia de suprimentos gera é a diferença entre o que o produto final vale para o cliente e os custos de atender à sua solicitação.
II. Os custos de fabricação, transporte e armazenamento estão diluídos em todos os elos da cadeia, ou seja, fornecedores, fabricantes, atacadistas, varejistas e clientes finais.
III. O processamento de pedidos envolve custos expressivos na cadeia de suprimentos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q939646 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Barcos norte-americanos levavam produtos coloniais a ilhas Britânicas, a outros centros europeus e às Antilhas, sobretudo tabaco, artigos navais e madeira. Em troca, importavam da Inglaterra os manufaturados.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O excerto descreve as relações comerciais no Império Britânico em meados do século XVIII, referindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q943724 | Administração Geral, Estratégia organizacional, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Uma fabricante de produtos de couro apresenta um portfólio composto pelos seguintes produtos: cintos, carteiras e sapatos. A estratégia da empresa para otimizar os recursos da produção é a de fabricar cintos e carteiras com as sobras de materiais provenientes da produção dos sapatos, por uma razão: aapatos são o produto de maior valor agregado e de maior demanda do varejo. A oferta dos demais artigos é um dos grandes diferenciais competitivos da fábrica, porque os varejistas apreciam a possibilidade de disporem de sapatos e acessórios que combinem entre si, o que favorece a realização de compras de valor alto.
O gestor da fábrica solicitou ao fornecedor de couro que encaminhasse as peças em tamanhos menores para a produção dos sapatos, Para aumentar a receita e minimizar o custo de produção, o que resultou em redução drástica do repasse de couro para as outras linhas de produção.
Os indicadores de desempenho, entretanto, revelaram insatisfação dos clientes lojistas que valorizavam o mix de produtos oferecido pela fábrica e não somente os sapatos. O setor comercial solicitou, então, a retomada da produção de carteiras e cintos no volume anterior.
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O desafio atual dessa fábrica está relacionado com o dilema de priorizar a otimização do insumo, seguindo o produto de maior valor agregado, em detrimento da oferta de um amplo mix de produtos.
PORQUE
II. O setor comercial priorizou a otimização de matérias-primas, de acordo com as melhores práticas empresariais, estabelecendo um plano de ação focado nos seus objetivos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q939648 | Geografia, Agricultura brasileira, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia um excerto do livro Marco zero I: A revolução melancólica, escrito por Oswald de Andrade e publicado em primeira edição em 1943, para responder à questão:

[…] logo os horizontes [ficaram] penteados de cafezais. Pelos carreadores passava a condução mecânica, tratores, Fordes, caminhões. Enchiam-se os secadores, as tulhas debordavam. A máquina de beneficiar café socava de barulho a sede. A eletrificação havia animado o deserto. […] Toda essa aventura perecera no desastre mundial de 1929. […] O crédito cessara. Cessara a defesa artificial do produto, mantida pelos exploradores da City.

(Oswald de Andrade. Marco zero I: A revolução melancólica, 1978.)
O excerto descreve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q901627 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Hashing, Administração, IFES, IF ES, 2024

Sobre a Programação Dinâmica (PD) e seus princípios, considere as seguintes afirmativas:

I. A Programação Dinâmica resolve problemas complexos dividindo-os em subproblemas mais simples e solucionando esses subproblemas uma única vez, armazenando suas soluções.
II. O princípio da otimalidade de Bellman estabelece que uma solução ótima de um problema de PD pode ser obtida resolvendo-se subproblemas ótimos recursivamente.
III. A Programação Dinâmica só pode ser aplicada a problemas que envolvem decisões discretas.
IV. Em PD, a função de valor (ou função objetivo) é construída de forma recursiva, baseandose em estados e decisões anteriores.

Quais afirmativas estão CORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q945257 | Matemática Financeira, Juros compostos, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A empresa ALFA não tem disponibilidade de caixa. Precisa fazer compra de estoque para dar continuidade à produção. O fornecedor apresentou a seguinte condição: pagar R$ 31.500,00 a vista ou R$ 34.500,00 no prazo de 90 dias. O banco ABC ofereceu um limite rotativo de crédito à empresa ALFA, pela taxa de 2,00% a.m. (juros compostos). Do ponto de vista financeiro, qual alternativa se mostra economicamente mais viável? Não considere para efeito desse cálculo despesas de IOF, TAC ou outras tarifas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q911808 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, IFES, IF ES, 2024

As normas internacionais relacionadas à gestão da qualidade desempenham um papel crucial na padronização dos processos e na garantia da qualidade dos produtos e serviços em escala global. Essas normas auxiliam as organizações a implementar sistemas de gestão que promovem a melhoria contínua e a satisfação dos clientes. Considerando as principais normas internacionais de gestão da qualidade, qual das alternativas a seguir descreve CORRETAMENTE a aplicação de uma dessas normas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q939645 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Njinga dizia que não queria a paz com os portugueses porque os portugueses haviam aprisionado sua irmã e não queriam libertá-la. O padre Serafim de Cortona escreveu, então, para o governador português de Angola, pedindo- -lhe que libertasse a irmã de Njinga, com o que faria grande serviço a Deus e ao rei, com a introdução “da nossa santa fé naquelas partes”. A favor da devolução, disse ainda que assim acabaria a já longa guerra e se abriria o “comércio ao resgate dos negros”.
(Marina de Mello e Souza. Além do visível: Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018. Adaptado.)
O episódio é relatado pelo padre Serafim de Cortona em um documento escrito em 1658 sobre Njinga, rainha de territórios do interior da África. Para o sacerdote,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q944669 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, MEC, INEP, 2022

A pesquisa de marketing inclui identificação, coleta, análise, disseminação e uso de informações, e cada fase desse processo é importante. Identificamos ou definimos o problema ou oportunidade de pesquisa de marketing e, a seguir, determinamos as informações necessárias para investigá-lo. Como toda oportunidade de marketing se traduz em um problema de pesquisa a ser investigado, os termos “problema” e “oportunidade” são usados de forma intercambiável. Em seguida, identificam-se as fontes relevantes de informações e avaliam-se os métodos de coleta de dados com sofisticação e complexidade variadas em função da sua utilidade. Os dados são coletados pelo método mais adequado e, posteriormente, são analisados e interpretados para proporcionar as devidas inferências. Finalmente, as constatações, implicações e recomendações permitem a utilização das informações para a tomada de decisões de marketing e ações diretas.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta apenas procedimentos de coleta e de análise de dados qualitativos que podem ser utilizados nas pesquisas de marketing.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q945242 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A respeito do planejamento estratégico empresarial, considere as seguintes afirmativas:
I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo. III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais. IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.
Está correto o que consta APENAS em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q943737 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Com relação ao planejamento estratégico, analise as seguintes afirmações: I - O processo de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as principais etapas, como análise da situação estratégica, analise do ambiente externo e interno e definição do plano estratégico. PORQUE II - O ponto de partida de todo e qualquer planejamento estratégico é a análise do ambiente interno, suas fortalezas e oportunidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q943740 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Considere que a empresa Administra S/A vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade no âmbito do seu setor. Em decorrência dessa situação, a diretoria, representada pelo presidente Paulo Finanças, optou pela redução da folha de pagamento de pessoal, reduzindo os custos variáveis e, em seguida, determinou ao gerente de recursos humanos, Victor Demissional, de efetivar as demissões. Victos, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo de desligamento com um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Victor decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão. A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q939656 | Geografia, Administração, UEA, VUNESP, 2019

No período conhecido como Guerra Fria, o cenário geopolítico mundial apresentava-se bipolarizado entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética. No plano militar, esses blocos formaram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q920509 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Administração, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, as atividades de tratamento de dados pessoais deverão observar boa-fé e princípios. A disciplina da proteção de dados pessoais possui, ainda, alguns fundamentos. Identifique os princípios e fundamentos estabelecidos pela LGPD e associe cada item à sua categoria correspondente. Em seguida, assinale a alternativa correta.

1 - Princípios
2 - Fundamentos

A) os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais;
B) a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
C) não discriminação, impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;
D) adequação, compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento;
E) a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q944667 | Administração de Recursos Materiais, Avaliação e Indicadores de Estoques, Administração, MEC, INEP, 2022

Uma fornecedora de itens de limpeza doméstica para supermercados optou por mudar o posicionamento estratégico de escala para o de diferenciação, investindo em matérias-primas mais eficientes, que melhorem a performance dos produtos, por meio da diversidade de fragrâncias e embalagens, visando atender clientes com maior poder aquisitivo.
Para comunicar sua mudança estratégica, de forma a reforçar sua nova posição de diferenciação, a empresa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q945239 | Administração Geral, Administração Científica, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

O conceito de homo economicus, segundo o qual toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais está diretamente relacionado a qual teoria da administração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.