Início

Questões de Concursos Administracao

Resolva questões de Administracao comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1043004 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

No âmbito do Tribunal de Justiça do Estado Alfa, o órgão competente se reuniu, no dia designado, para apreciar a conduta de determinado magistrado que alegadamente teria praticado uma infração disciplinar. O presidente do colegiado, em razão da natureza disciplinar da matéria que seria apreciada, determinou a retirada do público, de modo que somente o magistrado e o seu advogado permanecessem no local. Por fim, pela diferença de um voto, a maioria dos integrantes do colegiado, estando todos presentes à sessão, decidiu aplicar uma sanção disciplinar ao magistrado, o que ocorreu em decisão devidamente motivada.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a narrativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q1043010 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Marcela e Mariana estavam estudando juntas para o concurso público para o cargo de auditor de controle interno do Município de Vitória. Quando alcançaram o tema atinente à improbidade administrativa, no respectivo conteúdo programático, começaram a debater sobre a necessidade de caracterização do elemento subjetivo para a configuração da responsabilização na respectiva esfera.
Diante dessa situação hipotética, à luz do disposto na Lei nº 8.429/92, com a redação conferida pela Lei nº 14.230/2021, elas concluíram corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q1054788 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Administração, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Podem ser utilizados para abertura de créditos adicionais, os recursos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

584Q1035844 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Administração, TCE PE, FGV, 2025

João, autoridade administrativa competente no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, indicou Matheus, servidor público, para o desempenho das funções essenciais à execução da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, observando o princípio segundo o qual é vedada a designação do mesmo agente público para atuação simultânea em funções mais suscetíveis a riscos, de modo a reduzir a possibilidade de ocultação de erros e de ocorrência de fraudes na respectiva contratação.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, se está diante de uma manifestação do princípio do (da):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q1060170 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos Lei N 14 133 de 2021, Administração, TCE PA, FGV, 2024

Com relação à execução do contrato, o papel do fiscalizador do contrato e o registro e notificação de irregularidades, à luz do disposto na Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q1043018 | Auditoria, Tipos de Auditoria, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Na apuração da efetividade dos programas e ações governamentais, a consistência entre as ações desenvolvidas e os objetivos estabelecidos, bem como a relação de causalidade entre efeitos observados e políticas propostas, são alguns dos aspectos na auditoria operacional que deverão ser considerados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q1047117 | Português, Morfologia, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.
A questão se refere ao Texto II.
Texto II

Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer
Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.

O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.
“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.
Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.
A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”. A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.
Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.
De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.
Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as assertivas a seguir.
I. “A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada.”
II. “Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade”.
Os verbos destacados podem ser classificados, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

588Q1047119 | Português, Morfologia, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise o papel semântico da preposição "com" nas frases abaixo e assinale a opção correta.
Com uma única caneta, os estudantes realizam o vestibular. Ela realiza o trabalho com o auxílio de estudantes experientes. Os estudantes, com dedicação, se preparam para o exame final. Os estudantes brasileiros lutam com as dificuldades do dia a dia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q972887 | Direito Administrativo, Extinção dos atos administrativos, Administração, TJDFT, FGV, 2022

Maria, ministra de Estado, tomou conhecimento de que Joana, que estava à frente de uma estrutura criada a partir dos conceitos da descentralização administrativa, vinculada ao seu Ministério, sendo responsável pela prestação de serviços públicos, praticara um ato que fora muito criticado. Esse ato, ao ver de Maria, se mostrava totalmente inconveniente e inoportuno à luz do interesse público.

À lua da narrativa, é correto afirmar que Maria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q953957 | Administração Pública, Administração, PGECE, UECE CEV, 2025

Quando uma entidade, pública ou privada, aplica a gestão por resultados, ela decide que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q1044337 | Português, Interpretação de Textos, Administração, TJ MT, FGV, 2024

Assinale a frase em que a modificação sugerida provoca mudança de sentido na frase original.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1044341 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Mato Grosso do Sul, Administração, TJ MT, FGV, 2024

João, servidor estável, ocupante de cargo de provimento efetivo no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse em outro cargo público, com remuneração mais elevada, no âmbito da mesma estrutura estatal de poder, o que o levou a deixar o cargo anterior, que permanece vago. Ao fim do estágio probatório do novo cargo, foi considerado inabilitado.
Após analisar o regime jurídico a que está sujeito, João concluiu corretamente que ele será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q953974 | Administração Geral, Administração, PGECE, UECE CEV, 2025

O tipo de empreendedorismo que trabalha focado na criação de novos negócios é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q1044348 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administração, TJ MT, FGV, 2024

Com relação às teorias da motivação, avalie as afirmativas a seguir.

I. De acordo com a teoria das Necessidades Adquiridas, os indivíduos com necessidades de afiliação tendem a assumir riscos maiores, priorizando a resolução de problemas complexos.
II. De acordo com a teoria X, os funcionários evitam naturalmente o trabalho, demonstram pouca ambição e precisam de supervisão constante para realizarem as atividades.
III. De acordo com a teoria da autoeficácia, o ambiente determina o comportamento humano, utilizando mecanismos de consequências para influenciar as ações dos funcionários.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q953981 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, PGECE, UECE CEV, 2025

A técnica de avaliação e revisão de programas que, sendo utilizada na gestão de projetos, considera o gerenciamento, programação, organização e controle de processos com tempos mutáveis, denomina-se metodologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q1057923 | Português, Morfologia, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2024

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma sobre formação de palavras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q953991 | Direito Administrativo, Provimento e vacância, Administração, PGECE, UECE CEV, 2025

A forma de provimento originário de cargo público, prevista em estatutos de servidores civis, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q907914 | Administração Geral, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Segundo McClelland (1972), são características do comportamento empreendedor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

599Q907915 | Administração Geral, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

A figura de um empreendedor é posta como a de uma pessoa que estabelece um novo processo para atender às necessidades e solucionar problemas para a empresa na qual trabalha. Esse empreendedor, ao passar por lugares ou observar comportamentos internos, consegue identificar oportunidades de melhorias. Podemos caracterizá-lo como alguém que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

600Q1055135 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Em relação à administração pública e aos conceitos de administração patrimonialista, burocrática e gerencial, assinale a conduta que confirma práticas patrimonialistas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.