Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q13381 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, SERPRO, QUADRIX

Acerca da Organização Interna e do Pessoal do Serpro, analise as afirmativas seguintes.

I. Aplica-se ao pessoal do SERPRO o regime jurídico estabelecido pela legislação trabalhista.
II. O ingresso do pessoal será feito mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas especificadas do SERPRO.
III. Os cargos de titulares das unidades estruturais do SERPRO serão privativos de empregados integrantes do seu quadro de pessoal, excetuando-se as unidades de assessoramento das Diretorias e as subordinadas diretamente ao Diretor-Presidente.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q13165 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Compõem o Programa Estruturador Educação para Crescer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q318091 | Administração Geral, Administração de Projetos, Administrador, CEASA MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q189377 | Administração Geral, Gestão de Projetos, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

O caminho crítico para execução de um projeto é o caminho com duração mais longa. Ele auxilia o gerente de projeto a determinar as atividades que requerem mais atenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1126Q712434 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Leia a descrição a seguir. 
Gênio, conhecido como fundador da pesquisa operacional demonstrou, em 1822, sua primeira calculadora mecânica. Escreveu sobre a administração, descrevendo em grandes detalhes as ferramentas e as máquinas, discutindo os “princípios econômicos da fabricação”. Propôs ainda um esquema de participação nos lucros.

Esta descrição refere-se a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1127Q542965 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Analise as afirmativas a seguir sobre o coeficiente de variação.

I – O coeficiente de variação é uma medida de variação relativa.

II – Se uma distribuição é bimodal, então seu coeficiente de variação é zero.

III – O coeficiente de variação tem a mesma unidade que o desvio padrão.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q377861 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE, 2018

A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q193550 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Administrador, PGE BA, FCC

Se Marcus é violonista, então Flávia é flautista. Se Flávia é flautista, então Carlos toca ao piano uma valsa. Se Carlos toca ao piano uma valsa, então Arlete é sanfoneira.Sabendo-se que Arlete não é sanfoneira, é correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q34852 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

Analise os aspectos descritos abaixo, defendidos por Prestes Motta (1988), como fonte principal do burocratismo, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: 

( ) A produção, com concentração em poucas grandes unidades e com a racionalização do trabalho, gera o aparecimento de um aparelho administrativo no seio da empresa capitalista.
( ) O Estado moderno que se tornou um instrumento de controle e de administração de um número cada vez maior de setores da vida social.
( ) O crescimento das organizações políticas e sindicais.
( ) O apego do homem à luta por pequenas posições na hierarquia social de prestígio ou de consumo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1131Q29284 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, CODEBA, FGV

Texto associado.
Texto I
Do relatório à pizza

     Nos últimos anos, relatórios produzidos por Comissões Parlamentares de Inquérito têm merecido destaque na mídia nacional por impactos das denúncias que investigam. Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos. Muitos jornais publicam trechos dos relatórios produzidos por essas comissões de inquérito. De modo geral, porém, as expectativas dos eleitores são frustradas quando veem relatórios que apontam responsabilidades por crimes de corrupção e desvio de verbas públicas serem “engavetados” sem que os responsáveis sejam punidos.

(João MontanaroFolha de São Paulo, 19-05-2012)
Ao dizer que alguns relatórios são “engavetados”, o texto quer dizer que esses relatórios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1132Q188778 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

O departamento de qualidade é o principal responsável pelo sistema de qualidade de uma organização. Contudo, isso não exime outros departamentos da instituição da responsabilidade em relação à qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1133Q333169 | Matemática, Aritmética e Algebra, Administrador, DPE RR, FCC

Cláudio é vendedor e ganha R$ 800,00 fixos por mês, mais 10% de comissão sobre suas vendas mensais. O patrão de Cláudio pediu que ele escolhesse uma dentre as seguintes propostas de aumento salarial:

Proposta 1. aumento do valor fixo para R$ 900,00 por mês, sem alterar a porcentagem de comissão por vendas;

Proposta 2. aumento de 1 ponto percentual na comissão sobre vendas, sem alterar o valor fixo mensal.

Para decidir o que seria mais vantajoso, Cláudio fez as contas corretamente e optou pela proposta 2, ao que se pode concluir que suas expectativas médias mensais de vendas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q12918 | Português, Administrador, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
Texto 1

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que  bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora  do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico  que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.

Nossa história colonial não se confunde com a  continuidade do nosso território colonial. Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta: o país aparece no prolongamento da Europa.  Ora, a ideia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no  escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social  bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de  reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial,  um arquipélago lusófono composto dos enclaves da   América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí  que emerge o Brasil do século XVIII. Não se trata, ao  longo dos capítulos, de estudar de forma comparativa as colônias portuguesas no Atlântico. O que se quer,  ao contrário, é mostrar como essas duas partes unidas  pelo oceano se complementam num só sistema de  exploração colonial cuja  singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.

[…]

A propósito do modo de escrever, é preciso notar que  o território do historiador da Colônia deve abranger  toda a extensão da lusofonia, da documentação ultramarina onde estão registrados os contatos entre as  culturas que nos formaram. Além do mais, numa cultura tradicionalmente oral como a nossa, um meio privilegiado de patentear a presença do passado consiste  em dar relevo à perenidade das palavras. Das palavras,  dos coloquialismos – ainda vivos agora – grafados nos  textos, na linguagem das estradas, das ruelas e das  praias brasileiras. Por isso, da leitura dos documentos e dos textos seiscentistas, retomei expressões que  encadeiam a narrativa das oito partes do livro.

ALANCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no 
Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. [prefácio].
Considere o trecho abaixo retirado do texto 1.

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q191653 | Administração Geral, Administração de Materiais e Suprimentos, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de recebimento, armazenagem, distribuição de materiais e gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.

O modal ferroviário, por contar com linhas pré-definidas e poucas interrupções no caminho, é o principal meio destinado ao transporte de grandes cargas em territórios extensos em que o fator tempo é preponderante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1136Q856752 | Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, Administrador, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

No que concerne à governança, à governabilidade, à accountability, à transparência e à qualidade na Administração Pública, a processos participativos de gestão pública, à gestão por resultado na produção de serviços públicos e ao Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, julgue o item.
A propriedade considerada como ideal para os serviços não exclusivos do Estado, tais como saúde e educação, é a privada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1137Q707277 | Contabilidade Geral, Estrutura Conceitual Básica, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Controlar implica manter a estabilidade e o equilíbrio. Algumas das ferramentas de controle que buscam essa estabilidade e equilíbrio são as auditorias, as análises de índices, a análise do ponto de equilíbrio, os gráficos e as técnicas de tempo-desempenho, dentre outros. Esses estilos de ferramentas relatados se referem aos métodos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q377603 | Administração Pública, Burocrático, Administrador, DPE RR, FCC

No modelo burocrático de Administração pública, NÃO é uma disfunção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q317957 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

Dentro de uma organização/instituição há três níveis de planejamento, o Planejamento Estratégico, o Planejamento Tático e o Planejamento Operacional. O planejamento Estratégico está no nível dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1140Q13100 | Legislação Municipal, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro contempla emendas ao seu próprio texto, havendo a previsão específica de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.