Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q50594 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue o item que se segue.

A função econômica do orçamento corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1262Q709309 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



A departamentalização denota uma demarcação de área, uma divisão ou um setor distinto de uma empresa. O tipo em que áreas diferentes de uma mesma empresa são estabelecidas como unidades para assegurar que determinados produtos ou linhas de produtos sejam promovidos e dirigidos, como se cada uma fosse uma empresa, denomina-se departamentalização por 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1263Q13346 | Recursos Humanos, Administrador, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Os processos de recrutamento e seleção de pessoas são fundamentais para que se evite a ocupação de cargos públicos ou privados com base em interesses particulares ou coletivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Uma forma de se garantir que um processo selecione candidatos com aptidão para o cargo consiste no uso de procedimentos avaliativos convergentes com os desempenhos exigidos dos futuros ocupantes do cargo vacante.
  1. ✂️
  2. ✂️

1264Q818482 | Legislação Federal, Lei n 4504 1964 Estatuto da Terra, Administrador, MAPA, Dom Cintra Fundação

Considera-se que Reforma Agrária é o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento da produtividade. Com base na Lei 4.504, de 30/11/64, que dispõe sobre o Estatuto da Terra, regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária, são feitas as definições abaixo:

I. Imóvel Rural: prédio rústico, de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada.

II. Propriedade Familiar: imóvel rural que, indiretamente explorado por uma família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, sem área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e nunca trabalho com a ajuda de terceiros.

III. Minifúndio: imóvel rural de área e possibilidades superiores às da propriedade familiar.

IV. Parceleiro: aquele que venha a adquirir lotes ou parcelas em área destinada à Reforma Agrária ou à colonização pública ou privada.

Das definições acima, estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q12917 | Português, Administrador, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
Texto 1

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que  bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora  do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico  que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.

Nossa história colonial não se confunde com a  continuidade do nosso território colonial. Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta: o país aparece no prolongamento da Europa.  Ora, a ideia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no  escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social  bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de  reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial,  um arquipélago lusófono composto dos enclaves da   América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí  que emerge o Brasil do século XVIII. Não se trata, ao  longo dos capítulos, de estudar de forma comparativa as colônias portuguesas no Atlântico. O que se quer,  ao contrário, é mostrar como essas duas partes unidas  pelo oceano se complementam num só sistema de  exploração colonial cuja  singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.

[…]

A propósito do modo de escrever, é preciso notar que  o território do historiador da Colônia deve abranger  toda a extensão da lusofonia, da documentação ultramarina onde estão registrados os contatos entre as  culturas que nos formaram. Além do mais, numa cultura tradicionalmente oral como a nossa, um meio privilegiado de patentear a presença do passado consiste  em dar relevo à perenidade das palavras. Das palavras,  dos coloquialismos – ainda vivos agora – grafados nos  textos, na linguagem das estradas, das ruelas e das  praias brasileiras. Por isso, da leitura dos documentos e dos textos seiscentistas, retomei expressões que  encadeiam a narrativa das oito partes do livro.

ALANCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no 
Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. [prefácio].
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 1.

( ) Em “Nossa história colonial não se confunde com a continuidade do nosso território colonial” o autor estabelece uma distinção entre tempo e espaço coloniais.
( ) A construção “[…] o país aparece no prolongamento da Europa” se refere à forma como o Brasil tem sido comumente estudado em relação à história colonial.
( ) Depreende-se que a escravidão, base da colonização portuguesa, possibilitou a emergência de um sistema socioeconômico com duas faces interligadas, uma no Brasil e outra em Angola.
( ) Segundo o texto, a história do Brasil tem início no século XVIII, baseada em um sistema econômico lusófono e aterritorial.
( ) Para o autor, não é possível ter acesso à tradição oral, pois ela se perde no tempo devido à falta de registro escrito. 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q806005 | Legislação e Decretos, Consolidação das Leis Trabalho, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Segundo o Decreto-Lei nº 5.452/43 (Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT) em seu Art. 133, não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q337123 | Matemática, Aritmética e Álgebra, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

A XMG Química S.A. é uma firma não alavancada (sem dívida). O valor de mercado de seu capital é R$120 milhões e seu custo do capital próprio é 15% ao ano. Ela tem uma oferta de empréstimo de R$20 milhões, à taxa de 8% ao ano e está pensando em utilizar este empréstimo para recomprar uma parte de suas ações. Supondo válidas as proposições de Modigliani e Miller, sem impostos, se a XMG fizer essa transação, o custo do seu capital próprio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q191757 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

Uma das vantagens da gestão por competências é a possibilidade de se trabalhar com os recursos humanos estratégicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1269Q724248 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rondônia, Administrador, SESAU RO, FUNRIO, 2017

Em relação a aspectos relevantes da história da formação de Rondônia, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Até o século XVII apenas algumas missões religiosas haviam chegado à região onde hoje se encontra o Estado de Rondônia; no início do século XVIII, portugueses subiram o rio Madeira até o rio Guaporé e chegaram ao arraial de Bom Jesus, antigo nome da localidade de Cuiabá, onde descobriram ouro.

 A partir da descoberta do ouro, ocorrem seguidas explorações de bandeirantes pelo vale do rio Guaporé em busca das riquezas minerais da área.

Pelo Tratado de Tordesilhas toda a região pertencia à Espanha; com as Bandeiras e o mapeamento dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré, no período de 1722 a 1747, os limites entre Portugal e Espanha foram redefinidos por meio dos Tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777); Portugal passou então a ter a posse definitiva da região.

As afirmativas são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q395049 | Direito Administrativo, Administrador, AGU, NCE

O processo administrativo, em sentido amplo, designa o conjunto de atos coordenados para a solução de controvérsia no âmbito administrativo. Existem alguns princípios próprios do processo administrativo, dentre os quais o que assegura a possibilidade de instauração do processo por iniciativa da Administração Pública, independentemente de provocação do administrado e, ainda, a possibilidade de impulsionar o processo adotando todas as medidas necessárias a sua adequada instrução. Trata-se do seguinte princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1271Q17965 | Administração Geral, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica da Teoria Neoclássica, segundo Chiavenato (2014).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q682085 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFF, COSEAC, 2019

O principal objetivo da organização logística/cadeia de suprimento é estabelecer a coordenação entre as atividades logísticas para o seu planejamento e controle. Há uma modalidade de estrutura organizacional tal que, numa configuração matricial, o gerente de logística/cadeia de suprimentos é responsável pelo conjunto do sistema logístico, mas não tem autoridade direta sobre as atividades componentes. Trata-se da seguinte categoria de estrutura organizacional logística:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q700786 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UNIVASF, IDECAN, 2019

Sobre a gestão da cadeia de suprimentos, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q331647 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Administrador, DETRAN RJ, EXATUS PR

Miagui observa dois reservatórios. O reservatório A contém, inicialmente, 10 mil litros de água e, a cada dia, o volume em seu interior, aumenta 0,3 m3, enquanto que no reservatório B, o volume inicial é de 1536 m3 de água, e a cada dia, seu volume passa a ser equivalente à metade do volume existente no dia anterior. Sabe-se que Miagui iniciou sua observação no dia 10 de março. O volume do reservatório B será menor que o volume do reservatório A no dia:c

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1275Q341258 | Raciocínio Lógico, Administrador, UFPB PB, IDECAN

Júlia fez aniversário no dia 07/12/2015. Pablo, seu irmão, faz aniversário exatamente doze semanas e três dias após Júlia. Logo, em qual dia do mês de março de 2016 será o aniversário de Pablo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1277Q185895 | Direito Constitucional, Organização do Estado Municípios, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um parlamentar apresentou projeto de lei ordinária cujos
objetivos são regular integralmente e privatizar a titularidade e a
execução dos serviços públicos de sepultamento de cadáveres
humanos, diante da falta de condições materiais de prestação
desse serviço público de forma direta. Aprovado pelo Poder
Legislativo, o referido projeto de lei foi sancionado pelo chefe do
Poder Executivo.

Com base na situação hipotética descrita acima, julgue o item
subseqüente.

O projeto de lei mencionado no texto é de competência material do municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

1279Q17980 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Uma empresa possui, para determinado produto, demanda de 1.000 unidades ao ano. 0 custo de aquisição do produto é de R$ 100,00 por unidade, os custos fixos associados a cada ressuprimento totalizam R$ 200,00, e a empresa estabeleceu uma taxa de oportunidade do capital de 10% ao ano. Considerando, segundo Peter Wanke (2011), a expressão para a determinação do tamanho de lote econômico pelo critério de minimização dos custos totais, com demanda constante e assumindo que toda a demanda para o produto deve ser atendida, isto é, não havendo faltas ou pendências, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q189014 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Administrador, PGE BA, FCC

Se João amava Teresa, então Lili é vizinha de Teresa. Lili não é vizinha de Teresa.Se João não é vizinho de Teresa, então João amava Teresa. Logo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.