Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q553583 | Informática, Word, Administrador, Embratur, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de recurso(s) que permite, de forma mais adequada, incluir a equação “?cos? ? ?” no documento Word 2007, a partir da guia “Inserir” na Barra de Ferramentas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q192508 | Administração Pública, Administração de Materiais e Logística, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de compras e serviços no setor público, julgue os itens subsecutivos.

O princípio da impessoalidade, no que se refere à execução de obras públicas, proíbe a subcontratação de empresas para a execução de parte do serviço licitado, porquanto a escolha pessoal do subcontratado pelo contratado viola o interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1303Q13349 | Recursos Humanos, Administrador, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para reduzir os esforços e os erros no processo de avaliação, os indicadores comportamentais devem ser categóricos, a exemplo dos indicadores de capacidade de liderança, de iniciativa e de conhecimento de processos e rotinas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1304Q193575 | Administração de Recursos Materiais, Estoque, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Sobre as técnicas e ferramentas utilizadas para uma gestão eficiente dos estoques na cadeia de suprimentos, analise as afirmativas abaixo.

I - A classificação ABC é usada para determinar a frequência de inventário dos itens de estoque.

II - A classificação XYZ é usada para determinar a importância dos itens de estoque e pode ser usada em conjunto com a classificação ABC.

III - Quanto maior o estoque de segurança de um item, maior a incerteza no seu consumo.

IV - O ponto de ressuprimento é um parâmetro essencial na política de revisão periódica.

V - O lote econômico de compras minimiza o custo total de pedido e armazenagem de um item e deve ser aplicado para itens de alta relevância e demanda constante.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q562475 | Informática, Windows, Administrador, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Sobre comandos MS?DOS, analise as afirmativas a seguir.

I. Os comandos CDDIR e RMDIR são utilizados, respectivamente, para criar e remover diretórios.

II. O comando TREE é utilizado para exibir graficamente a árvore de diretórios a partir do diretório?raiz.

III. Os comandos CLS e CD são utilizados respectivamente para limpar as informações do prompt de comando e mudar o diretório corrente para outro a partir da pasta atual.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1306Q13231 | Direito Administrativo, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Segundo a Lei n.º 8.666/93, se um órgão público necessitar de uma perícia técnica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q316864 | Administração Geral, Administração de Estoques, Administrador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Módulos (unidades) de estocagem é a denominação dada ao conjunto de estantes, engradados, estruturas do tipo cantiléver, porta-pallets etc. destinado à estocagem dos materiais dentro do armazém e cujos elementos podem ser classificados em rígidos e dinâmicos. Algumas medidas devem ser tomadas para a otimização dos armazéns. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Pallets pesados devem ser estocados em duas alturas nos boxes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1308Q393943 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Administrador, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, julgue os itens a seguir.

A contratação de assessores informais para exercerem cargos públicos sem a realização de concurso público, além de ato de improbidade, configura lesão aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1309Q440804 | Direito Constitucional, Educação, Administrador, IF SC, IESES

Assinale a alternativa INCORRETA. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1310Q190468 | Administração Geral, Comportamento, Administrador, UFBA, UFBA

Texto associado.

As teorias, como as leituras, são interpretações da realidade. Teoriza-se sobre
ou lê-se situações à medida que se tenta formular imagens e explicações que
ajudam a dar sentido à natureza fundamental destas situações. [...] muitas das
ideias convencionais sobre organizações e administração foram construídas
sobre um pequeno número de imagens tidas como certas, especialmente a
mecânica e a biológica. [...] nossas teorias e explicações da vida organizacional
são baseadas em metáforas que nos levam a ver e compreender as organizações
de formas específicas [...]. (MORGAN, 2007, p. 16).

Considerando-se as informações contidas no texto, pode-se afirmar:

Dentro de uma visão das organizações como sistemas de atividade política, analisam-se as relações entre interesses, conflito e poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

1311Q354566 | Contabilidade Geral, Princípios de Contabilidade, Administrador, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando os ensinamentos da doutrina contábil, no que tange aos elementos patrimoniais (ativo, passivo, receitas e despesas), julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria da entidade, os passivos são reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, eqüitativas, econômicas ou gerenciais. A entidade continua sendo vista como um organismo com vida própria, no qual somente o patrimônio líquido pertence de fato e de direito aos proprietários.

  1. ✂️
  2. ✂️

1312Q822282 | Legislação Federal, Lei 12815 2013, Administrador, AGU, IDECAN

Considere a situação hipotética em que seja necessário realizar a cessão onerosa, para exploração por prazo determinado, de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do porto organizado, este entendido como o bem público construído e aparelhado para atender às necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária. Segundo a Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários, tal cessão deverá se dar por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1314Q7213 | Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Existem elementos fundamentais que os gerentes precisam considerar quando projetam a estrutura de sua organização. (ROBBINS, 2000, p.171) Entre elas encontram-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1315Q13359 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue o  item  a seguir, com base na Constituição Federal de 1988 (CF), no Decreto-Lei n.º 288/1967, no Decreto-Lei n.º 356/1968 e no Decreto n.º 61.244/1967.

As atribuições do superintendente da SUFRAMA são indelegáveis
  1. ✂️
  2. ✂️

1316Q190265 | Direito Administrativo, Cargo, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do direito administrativo, julgue o item seguinte.
A extinção da obrigatoriedade de adoção de regime jurídico único implica a admissibilidade de serem criados cargos em comissão mediante o regime da Consolidação das Leis do Trabalho na administração direta.
  1. ✂️
  2. ✂️

1317Q13186 | Português, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Texto associado.
     As tecnologias de Big Data chegaram silenciosamente, mudan do a estratégia de muitos negócios. Fatos dignos de ficção científica, como lojas de departamentos capazes de identificar se suas consumidoras estão grávidas a partir do padrão de consumo e serviços de busca mapeando em tempo real o progresso de pandemias, já são notícia velha.
     Empresas e instituições de vários tipos e tamanhos hoje são capazes de coletar dados a partir de várias fontes, combinando-os em sistemas de armazenamento da ordem de petabytes (mil terabytes), e analisá-los em busca de padrões. O resultado são previsões melhores, serviços mais personalizados e mensagens mais bem dirigidas, estimulando decisões mais bem informadas e mais seguras.
     Da mesma forma que os grandes volumes de dados mudam a gestão de corporações, uma nuvem de pequenas informações pessoais, conectadas, começa a provocar uma mudança de costumes. São dados que registram o que uma pessoa sabe a respeito de si própria: o que fez, quem conhece, aonde foi, como dormiu, quanto pesa, como passa o tempo.
     Mensuração e análise são ótimas. Sem elas é quase impossível progredir. Mas é preciso cautela em seu uso. A obsessão por elas, da mesma forma que a procura desesperada por seguidores nas mídias sociais, pode piorar uma situação, deixando seu usuário viciado nas estatísticas que deveriam libertá-lo.
     QI, placares e centímetros de bíceps são métricas observáveis e fáceis de comparar. Mas isso não quer dizer que sejam as melhores ou mesmo as certas. Um funcionário pontual nem sempre é o melhor funcionário, mais conexões não significam mais conhecimento.
     Além do mais, o que é o certo? A preocupação excessiva com as métricas pessoais pode levar à padronização e à robotização de seus usuários, um efeito colateral bastante desagradável. Em situações extremas pode até criar autômatos ou estimular comportamentos doentios, como anorexia ou bulimia.
     De qualquer forma, a ignorância nunca é uma bênção. Os benefícios do autoconhecimento são incomparáveis. Mas para isso é preciso um pouco de trabalho. Não basta apenas coletar os dados, deve-se também refletir sobre eles e planejar novas metas periodicamente, aprendendo a identificar padrões de comportamento nocivos e recorrentes. Nesses termos, a quantificação pessoal só deve fazer bem.

(Luli Radfaher, Little data. Disponível em: http: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 20 mar 2014. Adaptado)
É correto afirmar que o autor desse texto reconhece a importância das tecnologias de armazenamento de dados pessoais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1318Q17827 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Segundo Giacomoni (2012), em relação à elaboração da Propos­ta Orçamentária, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1319Q191402 | Administração Pública, Teoria geral da administração TGA, Administrador, MTur, FUNIVERSA

O modelo de administração pública em que o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real é a administração pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1320Q13237 | Português, Administrador, SUSAM, FGV

Texto associado.
Acredite, progredimos sim

Faz hoje exatos 50 anos do chamado Comício da Central do Brasil, que funcionou como acelerador para a conspiração já em andamento que acabaria por depor o presidente constitucional João Belchior Marques Goulart, apenas 18 dias depois.

É bom olhar para trás para verificar que, pelo menos no terreno institucional, o país progrediu bastante desde que chegou ao fim o ciclo militar, há 29 anos. É um dado positivo em uma nação com tão formidável coleção de problemas e atraso em tantas áreas como o Brasil.

Ajuda-memória: o comício foi organizado pelo governo Goulart. Havia uma profusão de bandeiras vermelhas pedindo a legalização do ainda banido Partido Comunista Brasileiro, o que era o mesmo que acenar para o conservadorismo civil e militar com o pano vermelho com que se atiça o touro na arena.

Se fosse pouco, havia também faixas cobrando a reforma agrária, anátema para os poderosos latifundiários e seus representantes no mundo político.

Para completar, Jango aproveitou o comício para assinar dois decretos, ambos tomados como “comunizantes" pelos seus adversários: o que desapropriava refinarias que ainda não eram da Petrobrás e o que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação terras rurais subutilizadas.

Na visão dos conspiradores, eram dois claros atentados à propriedade privada e, como tais, provas adicionais de que o governo preparava a comunização do país.

Cinquenta anos depois, é um tremendo progresso, do qual talvez nem nos damos conta, o fato de que bandeiras vermelhas - ou azuis ou amarelas ou verdes ou brancas ou pretas - podem ser tranquilamente exibidas em atos públicos sem que se considere estar ameaçada a ordem estabelecida.

Reforma agrária deixou de ser um anátema, e a desapropriação de terras ociosas é comum mesmo em governos que a esquerda considera de direita ou conservadores.

Continua, é verdade, a batalha ideológica entre ruralistas e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, mas ela se dá no campo das ideias, sem que se chame a tropa para resolvê-la. Pena que ainda continuemos primitivos o suficiente para que haja mortes no campo (além de trabalho escravo), mas, de todo modo, ninguém pensa em chamar o Exército por causa dessa carência.

Nos quase 30 anos transcorridos desde o fim do ciclo militar, foi possível, dentro da mais absoluta ordem e legalidade, promover o impeachment de um presidente, ao contrário do ocorrido em 1964, ano em que Jango foi impedido à força de exercer o poder.

Votei pela primeira vez para presidente em 1989, quando já tinha 46 anos. Meus filhos também votaram pela primeira vez naquela ocasião, o que significa que uma geração inteira teve capada parte essencial de sua cidadania durante tempo demais.

Hoje, votar para residente é tão rotineiro que ficou até meio monótono. Democracia é assim mesmo.

Pena que esse avanço institucional inegável não tenha sido acompanhado por qualidade das instituições. Espero que esse novo passo não leve 50 anos.

(Clovis Rossi, Folha de São Paulo, 13/03/2014)
“Se fosse pouco...” 

Esse  segmento  inicial do quarto parágrafo poderia  ser  reescrito,  mantendo-se o seu sentido original, da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.