Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q13189 | Português, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Texto associado.
     As tecnologias de Big Data chegaram silenciosamente, mudan do a estratégia de muitos negócios. Fatos dignos de ficção científica, como lojas de departamentos capazes de identificar se suas consumidoras estão grávidas a partir do padrão de consumo e serviços de busca mapeando em tempo real o progresso de pandemias, já são notícia velha.
     Empresas e instituições de vários tipos e tamanhos hoje são capazes de coletar dados a partir de várias fontes, combinando-os em sistemas de armazenamento da ordem de petabytes (mil terabytes), e analisá-los em busca de padrões. O resultado são previsões melhores, serviços mais personalizados e mensagens mais bem dirigidas, estimulando decisões mais bem informadas e mais seguras.
     Da mesma forma que os grandes volumes de dados mudam a gestão de corporações, uma nuvem de pequenas informações pessoais, conectadas, começa a provocar uma mudança de costumes. São dados que registram o que uma pessoa sabe a respeito de si própria: o que fez, quem conhece, aonde foi, como dormiu, quanto pesa, como passa o tempo.
     Mensuração e análise são ótimas. Sem elas é quase impossível progredir. Mas é preciso cautela em seu uso. A obsessão por elas, da mesma forma que a procura desesperada por seguidores nas mídias sociais, pode piorar uma situação, deixando seu usuário viciado nas estatísticas que deveriam libertá-lo.
     QI, placares e centímetros de bíceps são métricas observáveis e fáceis de comparar. Mas isso não quer dizer que sejam as melhores ou mesmo as certas. Um funcionário pontual nem sempre é o melhor funcionário, mais conexões não significam mais conhecimento.
     Além do mais, o que é o certo? A preocupação excessiva com as métricas pessoais pode levar à padronização e à robotização de seus usuários, um efeito colateral bastante desagradável. Em situações extremas pode até criar autômatos ou estimular comportamentos doentios, como anorexia ou bulimia.
     De qualquer forma, a ignorância nunca é uma bênção. Os benefícios do autoconhecimento são incomparáveis. Mas para isso é preciso um pouco de trabalho. Não basta apenas coletar os dados, deve-se também refletir sobre eles e planejar novas metas periodicamente, aprendendo a identificar padrões de comportamento nocivos e recorrentes. Nesses termos, a quantificação pessoal só deve fazer bem.

(Luli Radfaher, Little data. Disponível em: http: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 20 mar 2014. Adaptado)
As palavras destacadas na frase – A preocupação exces- siva com as métricas pessoais pode levar à padronização e à robotização de seus usuários. – têm como sinônimos, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q13265 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SUSAM, FGV

Com relação  às  ferramentas  de  qualidade,  assinale  a  opção  que indica a que melhor representa,  visualmente, uma relação de causa  efeito (problema).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q193500 | Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Administrador, DATAPREV, COSEAC

De acordo com a CLT, o exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional, segundo se classifiquem nos graus máximo,médio e mínimo, respectivamente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q193745 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Administrador, TRT 3a Região, FCC

Na Era da Informação, a Administração de Recursos Humanos vê as pessoas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q185871 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.

PORQUE

O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.

A esse respeito, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q34843 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

A partir da década de 1960, o ambiente passa a ser um dos temas centrais em administração, por meio de uma corrente chamada de “contingência estrutural” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006). De acordo com essa corrente, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q29290 | Português, Administrador, CODEBA, FGV

As virtudes e os perfumes são da natureza; _____ duram pouco e _____ perduram por longo tempo, mas ambos perdem a essência quando expostos.

As formas dos demonstrativos que preenchem corretamente as lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q185990 | Administração Geral, Gestão de Projetos, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

De acordo com o Guia PMBOK, os projetos apresentam cinco grupos de processos distintos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q22374 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, CAERN, FGV

A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, criada pela atual Carta Magna, inovou em matéria orçamentária ao estabelecer uma ponte, um link entre o PPA e a LOA. Nesse diapasão, compete à LDO, com base no previsto no PPA, dentre outros aspectos, elencar as metas e prioridades que deverão ser observadas na confecção do orçamento. Considerando o enunciado na Carta Magna e em outros normativos aplicáveis, é possível afirmar que ela NÃO conterá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q13170 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Relacione a COLUNA II com os princípios das abordagens da Escola Clássica, Administração Humanista e Comportamental e Escola Estruturalista, com suas respectivas teorias, abordagens e escola na COLUNA I.

COLUNA I

1. Abordagem Humanista e Comportamental.
2. Escola Clássica.
3. Escola Estruturalista.

COLUNA II

( ) Defende a importância da análise dos padrões humanos de comportamento e sua difusão na empresa.
( ) Apresenta uma múltipla abordagem englobando a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais.
( ) O Método da Interação e o Método da Barganha são duas contribuições dessa abordagem.
( ) O trabalhador é uma “engrenagem” que pode ser substituída na medida em que não seja mais produtivo.
( ) É uma preocupação constante promover a integração das pessoas para, em seguida, coordenar suas atividades.
( ) Negligencia o fator humano por considerá-lo inerente a um sistema mais mecanicista.
( ) Existe um peso maior na apresentação do ambiente externo que se inter-relaciona diretamente com o ambiente interno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q29292 | Português, Administrador, CODEBA, FGV

A frase a seguir em que o adjetivo sublinhado permanece com o mesmo significado independentemente de estar anteposto ou posposto ao substantivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q186143 | Administração de Recursos Materiais, JustInTime e Kanban, Administrador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q190256 | Administração Geral, Balanced Scorecard, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.

A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q317010 | Administração Geral, Motivação, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Segundo Maslow, o homem tem uma série de necessidades que são classificadas e expostas sob a forma de pirâmide. Considerando a teoria das necessidades de Maslow, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q13158 | Português, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Texto associado.
DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS

Tente imaginar esta cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem frutificando; não matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e não enchem de fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como as influências que uns exercem sobre os outros, estão em equilíbrio. (...)

Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas, mas também evitar uma de suas piores consequências: a morte e o desaparecimento total de muitas espécies animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a lista oficial das espécies que estão desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a onça, o mico-leão, a ema e o papagaio).

E a extinção desses animais acabará provocando o desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um deles faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento do número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus três inimigos naturais – o dourado, a ariranha e o jacaré.  

(Nosso Brasil, 2002)
Leia o trecho:

Tente imaginar esta cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia”.

A forma verbal sublinhada nos transmite a ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q188336 | Informática, Microsoft Word, Administrador, PGE BA, FCC

Considere a edição de um documento no aplicativo Microsoft Word e a seleção de um parágrafo utilizando o mouse. Após a seleção, as teclas Ctrl e X foram pressionadas simultaneamente. Como resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q185874 | Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Administrador, DATAPREV, COSEAC

A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para realizar anotações deverá devolvê-la ao empregado no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q188846 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, PGE BA, FCC

Quando uma organização cresce de forma acentuada, resultando na formação de grupos cada vez mais especializados, os conflitos decorrentes deste processo são explicados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q193806 | Administração Geral, Processo decisório, Administrador, MPE SC, ACAFE

A tomada de decisões nas organizações pode ser tratada basicamente a partir de dois modelos: o modelo racional de tomada de decisão e o modelo da racionalidade limitada de Herbert Simon.

Assinale a alternativa correta em relação a esses modelos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.