Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2641Q555737 | Informática, Chrome, Administrador, UEZO RJ, CEPERJ

No browser Google Chrome, pressionar a tecla F11 tem o seguinte significado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2642Q861158 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente e Política, Administrador, CRAPE, Instituto Quadrix, 2023

O mundo, na atualidade, apresenta enorme complexidade e inúmeras contradições. Guerra e paz, progresso e atraso. Avanços educacionais e extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico convivem com a desigualdade entre nações e no interior dos países. De igual modo, a abundância usufruída em algumas sociedades contrasta com o cenário de miséria e fome em muitas outras. Considerando os múltiplos aspectos que envolvem a atualidade mundial e brasileira, julgue o item.

Nos dias atuais, o avanço do conhecimento científico e sua aplicação sob a forma de tecnologia fazem-se presentes nas mais variadas áreas, inclusive sendo essenciais no conjunto do sistema produtivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2643Q189928 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, UFT, COPESE

O Balanced Scorecard foi desenvolvido por Kaplan e Norton, em 1992, como metodologia de implementação de estratégias e baseada em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos, aprendizagem/crescimento organizacional. Ana Cláudia, Administradora em um órgão administrativo de uma universidade pública, adota essa ferramenta e suas perspectivas quando definiu um objetivo: " desenvolver competências estratégicas em inovação" , uma medida: " controlar a data de entrega dos produtos e a saída do estoque para o consumo" , e uma iniciativa: " instituir um novo sistema de apuração de custos e despesas" . O objetivo, a medida e a iniciativa pertencem, respectivamente, a qual das perspectivas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2644Q722927 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Acre, Administrador, IF AC AC, MSConcursos

Há algumas décadas, o Presidente da República João Goulart sancionou a lei de número 4.070, que elevou o Acre à categoria de Estado. No ano de 2014, comemorou-se em 15 de junho o aniversário de ___ anos dessa mudança que alterou a classificação do Acre de Território para Estado. O número que preenche corretamente a lacuna é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2645Q190454 | Administração Geral, Administrador, TJ GO, FGV

Entre as diversas ferramentas utilizadas para compreender a atratividade de uma indústria, certamente uma das mais difundidas é a denominada análise das cinco forças, proposta por Michael Porter, por considerar cinco dimensões analíticas para compreender essa atratividade. Tendo como referência essas dimensões, caso um país decida proteger a saúde de sua população e estabeleça rigorosas regras fitossanitárias para a importação de carne, essa ação política deveria ser compreendida na seguinte perspectiva da análise da indústria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2646Q411904 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, CFO DF, Instituto Quadrix

Julgue os itens que se seguem à luz dos conhecimentos relativos à administração geral. Determinado contrato regularmente incluído no Sistema de Gestão de Contratos (SICON) poderá ser alterado ou suspenso, sendo vedada sua exclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

2647Q410881 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, SESAU RO, FUNRIO

Avalie, com base na Lei 8.666/93, se as seguintes afirmativas relativas à licitação estão corretas:

I. Destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

II. Será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

III. É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo.

IV. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, notadamente quanto ao conteúdo das propostas.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2648Q191507 | Contabilidade Geral, Sistema Contábil, Administrador, PGE BA, FCC

Os subsistemas contábeis, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBC T 16, organizados de forma que possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. O subsistema de informação patrimonial registra, processa e evidencia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2650Q190509 | Direito Constitucional, Contratos Administrativos, Administrador, IF TO, IF TO, 2019

A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

I. O prazo de duração do contrato;
II. Os direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;
III. A remuneração do pessoal;
IV. Os controles e critérios de avaliação de desempenho.

Com base na Constituição Federal, marque a opção que apresenta o(s) item(ns) correto(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2651Q446775 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, Universidade Estadual da Paraíba PB

Atente à informação abaixo e em seguida responda ao que se pede.

A Constituição Federal de 1988 trouxe em seu texto um conjunto de disposições dedicadas a tratar sobre as regras e princípios mais estruturantes acerca dos servidores públicos. Essas normas são vinculantes para toda e qualquer esfera da Administração Pública, e devem ser obedecidas pelos órgãos e entidades públicas quando da instalação de qualquer quadro de servidores, dentro dos mais variados regimes jurídicos possíveis em nossa legislação. Garante-se, com isso, direitos e mandamentos mínimos a quaisquer servidores que estejam inseridos dentro do respectivo regime legal. Com base nessas informações, aponte a alternativa CORRETA acerca dessas proposições constitucionais inerentes aos servidores públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2652Q374332 | Português, Interpretação de Texto, Administrador, SESAU RO, FUNRIO

O termo ?desastre?, no início do segundo parágrafo se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2653Q192572 | Administração Financeira e Orçamentária, Restos a Pagar, Administrador, Senado Federal, FGV

Sobre restos a pagar, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2654Q556356 | Informática, Rede de Computadores, Administrador, CEFET RJ, CESGRANRIO

Os tipos de rede digital podem ser classificados em função dos seus alcances geográficos. A rede com alcance de até 500 metros, utilizada em escritórios ou andares de um edifício, é denominada rede local e é conhecida pela sigla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2655Q190291 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de recebimento, armazenagem, distribuição de materiais e gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.

O sistema rotativo de inventário busca relacionar o controle de estoque com o estoque físico, podendo ser classificado em automático, programado ou a pedido.

  1. ✂️
  2. ✂️

2656Q448599 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR

De acordo com a Constituição Federal, como regra, a responsabilidade civil estatal no Direito brasileiro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2657Q193646 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os princípios fundamentais informadores de toda a
atividade da administração pública encontram-se, explícita ou
implicitamente, insculpidos no texto da CF. Muitas leis citam ou
enumeram princípios administrativos; todos, evidentemente,
encontram-se expressos ou são decorrência lógica das disposições
constitucionais referentes à atuação da administração pública em
geral.
Entre os princípios orientadores da atividade
administrativa, avultam em importância aqueles expressos no
caput do art. 37 da CF. Após a promulgação da Emenda
Constitucional n.º 19/1998, cinco passaram a ser esses princípios
explícitos, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência (este último acrescentado pela referida
emenda).
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Direito administrativo descomplicado.
15.ª ed., Rio de Janeiro: Impetus, 2008, p. 141 (com adaptações).

Acerca dos princípios elencados no excerto acima, julgue os itens
a seguir.

Tendo em vista o sistema decorrente da CF, o princípio da publicidade apresenta uma dupla acepção, a saber, exigência de publicação em órgão oficial com requisito de eficácia dos atos administrativos gerais que devam produzir efeitos externos ou impliquem oneração do patrimônio público; e exigência de transparência da atuação administrativa, de modo a que seja possibilitado, da forma mais ampla possível, o controle da administração pública

  1. ✂️
  2. ✂️

2658Q548981 | Informática, Internet, Administrador, AGE MT, NCE

A alternativa que NÃO mostra um nome de domínio válido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2659Q710015 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Administrador, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo. Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2660Q709786 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Texto 02 
                                                                                Festa junina à maranhense: conheça a tradição 
                                                                                                        do bumba meu boi
Murilo Busolin, São Luís 
22 de maio de 2018 | 04h00 
        Esqueça a paçoca em formato de rolha e a quadrilha com casamento do noivo e da noiva. Substitua o emblemático “olha a cobra/ é mentira” por “foi em uma noite estrelada de São João / que eu encontrei meu boizinho encantado”. Pronto: você chegou à festa junina de São Luís, que este ano ocorre, oficialmente, de 15 de junho a 1.º de julho. A capital maranhense não segue exatamente o roteiro das celebrações que estamos acostumados por aqui. Começando pelo básico: a estrela, ali, é o boi.
         Não qualquer boi: o bumba meu boi, cuja lenda, estima-se, venha lá do século 18, repleta de folclore indígena e negro. Conta-se que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava. Para satisfazer as vontades da amada, Pai Chico matou o boi – causando a ira de seu patrão. Mas, com ajuda de seres mitológicos, o boi ressuscitou, deixando todos felizes. [...] 
In: https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,festa-junina
 a-maranhense-conheca-a-tradicao-do-bumba-meuboi,70002317862 
“Conta-se que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava.” Indique a função sintática do pronome relativo grifado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.