Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4081Q407562 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração direta e indireta, julgue os itens a seguir.

Todo órgão da administração direta possui capacidade para ajuizar demandas judiciais visando defender de seus interesses, pois possuem a personalidade jurídica necessária para esse fim e, assim como as pessoas jurídicas de direito público, poderão adquirir direitos e contrair obrigações.

  1. ✂️
  2. ✂️

4082Q820752 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Administrador, UFRJ, UFRJ

Tratando-se do conceito de Improbidade Administrativa e de suas modalidades, e de acordo com as deinições jurídicas e a interpretação possível no assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4083Q185621 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que refere à Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subsequentes.

Somente o brasileiro nato pode ocupar cargo de servidor público dos tribunais de justiça dos estados, à exceção do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

4084Q807449 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Administrador, MJ, FUNRIO

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, na parte das Regras Deontológicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4085Q710171 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Sobre o processo grupal nas organizações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4086Q400413 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Administrador, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

A respeito da classificação dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

A classificação dos atos administrativos em atos de império e de gestão desempenhou importante papel na evolução da teoria da responsabilidade civil do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

4087Q671022 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Administrador, CFO DF, Quadrix, 2020

A respeito da licitação pública, julgue o item.
A declaração de nulidade do contrato administrativo tem efeito ex tunc, não desconstituindo os efeitos jurídicos por ele já produzidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

4088Q426798 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Se, nos atos que pratica, o administrador público busca notoriedade para si próprio, divulgando como suas realizações da Administração Pública, resulta ferido, sobretudo, o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4089Q447534 | Direito Constitucional, Estados Federados, Administrador, SESAU RO, FUNRIO

A Constituição Federal estabelece, em relação à organização político-administrativa do Estado, que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4090Q406832 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) e com a Lei Federal n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), julgue os itens a seguir. Após a aposentadoria, o servidor público encontra-se isento das penalidades previstas no regime disciplinar estabelecido pela Lei n.º 8.112/1990.
  1. ✂️
  2. ✂️

4091Q709172 | Pedagogia, Administrador, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Zozibini respondeu à seguinte pergunta:


Os líderes atuais estão fazendo o suficiente para proteger futuras gerações das mudanças climáticas?

“Eu acho que os futuros líderes poderiam fazer um pouco mais, mas eu também acredito que nós, como indivíduos, podemos fazer um papel em tornar o clima do jeito que deveria ser no futuro. Temos crianças protestando pelo clima, e eu acho que nós, adultos, deveríamos participar também", respondeu Zozibini.


A afirmação de Zozibini: “Temos crianças protestando pelo clima...” Refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4092Q442686 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Administrador, FUNCAP PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da seguridade e da assistência sociais, julgue os itens a seguir.

A sociedade civil não tem direito a representação nos órgãos colegiados de administração da seguridade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

4093Q418113 | Direito Civil, Bens, Administrador, POTIGÁS RN, FGV

A respeito dos bens públicos, analise os itens que complementam a afirmação a seguir:
Os bens públicos se especificam em:

I. de uso comum do povo, como os mares, rios, estradas, ruas e praças;
II. de uso especial, como os edifícios ou terrenos aplicados a serviço ou estabelecimento federal, estadual ou municipal;
III. dominicais, ou seja, os que constituem o patrimônio da União, dos Estados-membros, ou dos Municípios, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4094Q555078 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Administrador, Ministério da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

Para facilitar o acesso de pastas e arquivos aos usuários, o Windows Explorer oferece o modo de visualização em Lista, que disponibiliza os arquivos contidos na unidade ou diretório selecionado, com informações sobre nome, tamanho, tipo, data de criação e data de modificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4095Q356682 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Administrador, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo o §8º, do artigo 165, da Constituição Federal, "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei". Este inciso trata do princípio orçamentário da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4096Q317003 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Administrador, ELETROBRÁS, NCE

As organizações formais são burocracias e como tais tendem a apresentar disfunções. A disfunção que estimula competições por vantagens é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4097Q192848 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, TRT 3a Região, FCC

De acordo com a Constituição Federal de 1988, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de

I. avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.

III. representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.

IV. assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.

V. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4098Q599383 | Agricultura e Agropecuária, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à perspectiva do desenvolvimento como liberdade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4099Q708954 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFRJ, CESGRANRIO, 2019

É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas. Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4100Q376161 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Administrador, MI, CESPE CEBRASPE

No que se refere a abordagens da administração, evolução da administração pública no Brasil e nova gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo de reforma do Estado brasileiro, posto em prática sob a ótica neoliberal, mostrou-se eficaz na solução dos problemas socioeconômicos do país, pois estava orientado para o desenvolvimento e levou em consideração a necessidade do Estado e sua construção em novas bases.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.