Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q186178 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal.

  1. ✂️
  2. ✂️

422Q336136 | Matemática, Progressões, Administrador, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Seja a sequência (9, ___, ___, ___, 37, ___, 51) uma progressão aritmética. Sobre os números que completam as lacunas pode-se afirmar que são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q7203 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

A administração das finanças de uma organização é uma tarefa complexa, que abrange diversas funções. No que diz respeito ao planejamento estratégico, dois tipos de decisões financeiras são mais importantes. (MAXIMIANO, 2000, p.246). Estas decisões são sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q188970 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Administrador, MTur, FUNIVERSA

A respeito da comunicação vertical, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q189199 | Gestão de Pessoas, Sistemas Administrativos, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

O sistema de informações gerenciais de uma organização deve ter independência em relação à organização, sem submissão ou alinhamento ao planejamento estratégico da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

426Q318610 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, BNDES, VUNESP

O responsável pelo treinamento e desenvolvimento de gerentes em uma grande multinacional do setor farmacêutico incentiva a construção de competências essenciais que originarão produtos inovadores. Desta forma, em seus programas de Gestão de Competências, ele incentiva o desenvolvimento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q187228 | Administração Geral, Administrador, INMET, CETRO

O fluxo de informações nas empresas tornou-se algo vital nas organizações que desejam se manter e crescer dentro de seu mercado. Essa informação indica que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q13291 | Português, Administrador, FUNARTE, FGV

Texto associado.
Brasileiro, Homem do Amanhã
(Paulo Mendes Campos)

    Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo. Brasileiro até demais. Colunas da brasilidade, as duas colunas são: a capacidade de dar um jeito; a capacidade de adiar.
    A primeira é ainda escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso.
    Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é no Brasil uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental. Não, é mais, é bem mais forte do que qualquer princípio da vontade: é um instinto inelutável, uma força espontânea da estranha e surpreendente raça brasileira.
    Para o brasileiro, os atos fundamentais da existência são: nascimento, reprodução, procrastinação e morte (esta última, se possível, também adiada).
    Adiamos em virtude dum verdadeiro e inevitável estímulo inibitório, do mesmo modo que protegemos os olhos com a mão ao surgir na nossa frente um foco luminoso intenso. A coisa deu em reflexo condicionado: proposto qualquer problema a um brasileiro, ele reage de pronto com as palavras: logo à tarde, só à noite; amanhã; segunda-feira; depois do Carnaval; no ano que vem.
    Adiamos tudo: o bem e o mal, o bom e o mau, que não se confundem, mas tantas vezes se desemparelham. Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo. Até o amor. Só a morte e a promissória são mais ou menos pontuais entre nós. Mesmo assim, há remédio para a promissória: o adiamento bi ou trimestral da reforma, uma instituição sacrossanta no Brasil.
    Quanto à morte não devem ser esquecidos dois poemas típicos do Romantismo: na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá. Já Álvares de Azevedo tem aquele famoso poema cujo refrão é sintomaticamente brasileiro: “Se eu morresse amanhã!”. Como se vê, nem os românticos aceitavam morrer hoje, postulando a Deus prazos mais confortáveis.
    Sim, adiamos por força dum incoercível destino nacional, do mesmo modo que, por obra do fado, o francês poupa dinheiro, o inglês confia no Times, o português adora bacalhau, o alemão trabalha com um furor disciplinado, o espanhol se excita com a morte, o japonês esconde o pensamento, o americano escolhe sempre a gravata mais colorida.
    O brasileiro adia, logo existe.
    A divulgação dessa nossa capacidade autóctone para a incessante delonga transpõe as fronteiras e o Atlântico. A verdade é que já está nos manuais. Ainda há pouco, lendo um livro francês sobre o Brasil, incluído numa coleção quase didática de viagens, encontrei no fim do volume algumas informações essenciais sobre nós e sobre a nossa terra. Entre poucos endereços de embaixadas e consulados, estatísticas, indicações culinárias, o autor intercalou o seguinte tópico:

Palavras
Hier: ontem
Aujourd’hui: hoje
Demain: amanhã
A única palavra importante é “amanhã”.
Ora, este francês astuto agarrou-nos pela perna. O resto eu adio para a semana que vem.
No segundo parágrafo, para referir-se às colunas da brasilidade, anunciadas no parágrafo anterior, o cronista empregou, respectivamente, as palavras “a primeira” e “a segunda”. Caso fossem empregados pronomes demonstrativos em substituição a esses numerais ordinais, as formas adequadas seriam, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q13087 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, CESGRANRIO

Para Mintzberg, em sua análise da formação de estratégias, apenas uma parte das estratégias pretendidas pela empresa é realmente implementada.

A essa parte das estratégias ele deu o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q13090 | Português, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Texto associado.
Texto I

Mundo sustentável Cada um de nós, independentemente do poder aquisitivo, pode fazer a sua parte na construção de uma nova sociedade de consumo, em que a compra de cada produto ou serviço seja precedida de alguns pequenos cuidados. Dar preferência aos fabricantes ou comerciantes comprometidos com energia limpa, redução e reaproveitamento de resíduos, reciclagem de água, responsabilidade social corporativa e outras iniciativas sustentáveis é um bom começo. Assim como checar se o que pretendemos adquirir é realmente necessário e fundamental. O conceito de necessário varia de pessoa para pessoa, é assunto de foro íntimo. Mas podem-se descobrir, nesse exercício, os sintomas de uma doença chamada oneomania, ou consumo compulsivo, que, de acordo com pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, acomete aproximadamente 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. É gente que usufrui apenas do momento da compra, para muito rapidamente deixar o produto de lado e, não raro, mergulhar num sentimento de culpa. Muitos endividados que tomam empréstimos em bancos ou em agiotas são oneomaníacos.
“Muitos endividados que tomam empréstimos em bancos ou em agiotas são oneomaníacos”.

Nessa frase, o vocábulo em destaque retoma um termo antecedente e introduz uma oração adjetiva, portanto classifica-se como pronome relativo. Também é pronome relativo a palavra destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q421928 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2017

Sobre o tema da responsabilidade civil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q353165 | Contabilidade Geral, ABC Custeio Baseado em Atividades, Administrador, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Diferentemente do gráfico de pareto, o método de custeio ABC (Activity-Based Costing) foi desenvolvido como uma alternativa para suprir a necessidade de reconhecer as diferenças de custos causadas pela complexidade dos processos produtivos e de compreender o efeito dos custos indiretos na apuração dos resultados. A implantação desse método de custeio é dividida em algumas fases ou etapas, dentre elas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

433Q457986 | Direito Empresarial e Comercial, Título de Crédito, Administrador, AGE MT, NCE

O conceito de Letra de Câmbio é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q333896 | Matemática, Aritmética e Álgebra, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Um funcionário público tem uma poupança de R$200,00 e pretende utilizá-la para pagar a 1a prestação de um empréstimo, a ser pago em 24 parcelas iguais de R$ 1.000,00. Sabendo-se que o valor da prestação não pode superar um terço do salário do funcionário, qual o menor valor, em reais, que ficará disponível, após o pagamento da 1a prestação, para os demais gastos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q13180 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, COPANOR, FUNDEP

A empresa COPA tem as características operacionais descritas abaixo que favorecem decisões sobre seu principal arranjo físico como sendo em um padrão posicional.

I. Os projetos são executados in loco, devendo haver recursos disponíveis para equipes externas de trabalho e uma rota de operações otimizada.

II. Outra parte das equipes de trabalho fica concentrada em determinada localidade, com caráter de multitarefa e pequeno deslocamento de materiais (lead time).

III. Para consecução de projetos com maior agilidade e rapidez, estabelece-se uma sequência de atividades rotineiras e repetitivas que favorecem a qualidade.

IV. Grandes volumes de serviços são solicitados na primeira semana dos meses, o que direciona a uma execução sequenciada, de baixo custo e otimizada de tarefas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das modalidades de arranjos físicos encontradas na empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q186594 | Administração Geral, Marketing, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.

As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.

  1. ✂️
  2. ✂️

437Q190134 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Administrador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Os requisitos mentais, os requisitos físicos e as condições de trabalho são fatores de especificação utilizados na análise de cargos.

  1. ✂️
  2. ✂️

438Q191533 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Sobre liderança é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q13095 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro prevê expressamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q22361 | Raciocínio Lógico, Administrador, CAERN, FGV

Os anos bissextos têm 366 dias, um a mais do que aqueles que não são bissextos. Esse dia a mais é colocado sempre no final do mês de fevereiro, que, nesses casos, passa a terminar no dia 29. Se um ano bissexto começa numa segunda-feira, o ano seguinte termina em um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.