Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q186046 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.

  1. ✂️
  2. ✂️

442Q13236 | Português, Administrador, SUSAM, FGV

Texto associado.
Acredite, progredimos sim

Faz hoje exatos 50 anos do chamado Comício da Central do Brasil, que funcionou como acelerador para a conspiração já em andamento que acabaria por depor o presidente constitucional João Belchior Marques Goulart, apenas 18 dias depois.

É bom olhar para trás para verificar que, pelo menos no terreno institucional, o país progrediu bastante desde que chegou ao fim o ciclo militar, há 29 anos. É um dado positivo em uma nação com tão formidável coleção de problemas e atraso em tantas áreas como o Brasil.

Ajuda-memória: o comício foi organizado pelo governo Goulart. Havia uma profusão de bandeiras vermelhas pedindo a legalização do ainda banido Partido Comunista Brasileiro, o que era o mesmo que acenar para o conservadorismo civil e militar com o pano vermelho com que se atiça o touro na arena.

Se fosse pouco, havia também faixas cobrando a reforma agrária, anátema para os poderosos latifundiários e seus representantes no mundo político.

Para completar, Jango aproveitou o comício para assinar dois decretos, ambos tomados como “comunizantes" pelos seus adversários: o que desapropriava refinarias que ainda não eram da Petrobrás e o que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação terras rurais subutilizadas.

Na visão dos conspiradores, eram dois claros atentados à propriedade privada e, como tais, provas adicionais de que o governo preparava a comunização do país.

Cinquenta anos depois, é um tremendo progresso, do qual talvez nem nos damos conta, o fato de que bandeiras vermelhas - ou azuis ou amarelas ou verdes ou brancas ou pretas - podem ser tranquilamente exibidas em atos públicos sem que se considere estar ameaçada a ordem estabelecida.

Reforma agrária deixou de ser um anátema, e a desapropriação de terras ociosas é comum mesmo em governos que a esquerda considera de direita ou conservadores.

Continua, é verdade, a batalha ideológica entre ruralistas e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, mas ela se dá no campo das ideias, sem que se chame a tropa para resolvê-la. Pena que ainda continuemos primitivos o suficiente para que haja mortes no campo (além de trabalho escravo), mas, de todo modo, ninguém pensa em chamar o Exército por causa dessa carência.

Nos quase 30 anos transcorridos desde o fim do ciclo militar, foi possível, dentro da mais absoluta ordem e legalidade, promover o impeachment de um presidente, ao contrário do ocorrido em 1964, ano em que Jango foi impedido à força de exercer o poder.

Votei pela primeira vez para presidente em 1989, quando já tinha 46 anos. Meus filhos também votaram pela primeira vez naquela ocasião, o que significa que uma geração inteira teve capada parte essencial de sua cidadania durante tempo demais.

Hoje, votar para residente é tão rotineiro que ficou até meio monótono. Democracia é assim mesmo.

Pena que esse avanço institucional inegável não tenha sido acompanhado por qualidade das instituições. Espero que esse novo passo não leve 50 anos.

(Clovis Rossi, Folha de São Paulo, 13/03/2014)
“É bom olhar para trás para verificar que, pelo menos no terreno institucional, o país progrediu bastante desde que chegou ao fim o ciclo militar, há 29 anos. É um dado positivo em uma nação com tão formidável coleção de problemas e atraso em tantas áreas como o Brasil”.

Nesse parágrafo do texto, o autor emite uma série de opiniões pessoais. Entre essas opiniões, aquela que se refere à própria estratégia do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q13298 | Português, Administrador, FUNARTE, FGV

Texto associado.
O JEITINHO BRASILEIRO
(Roberto da Matta)

O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?
Se a regra transgredida não causa prejuízo, temos o “jeitinho” positivo e, direi eu, ético. Por exemplo: estou tranquilo na fila, chega uma senhora que parece preocupada, precisando pagar sua conta que vence aquele dia e pede para passar na frente. Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal porque poderia ocorrer na maioria dos países conhecidos, exceto talvez na Alemanha ou na Suíça, onde um trem sai às 14:57! E sai mesmo: eu fiz o teste.
A questão sociológica que o “jeitinho” apresenta, porém, é outra. Ela mostra uma relação ruim com a lei geral, com a norma desenhada para todos os cidadãos, com o pressuposto que essa regra universal produz legalidade e cidadania! Eu pago meus impostos integralmente e por isso posso exigir dos funcionários públicos do meu país. Tenho o direito - como cidadão - de tomar conta da Biblioteca Nacional, que também é minha. Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção.
O texto fala de “uma relação ruim com a lei geral” porque essa lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q188710 | Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Administrador, DATAPREV, COSEAC

A remuneração do serviço extraordinário deverá ser superior, nomínimo, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q410531 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2017

Em relação às formas de compras possíveis para a administração pública, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q13080 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, CESGRANRIO

Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados.

Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q187066 | Gestão de Pessoas, Liderança, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Existem várias diferenças entre trabalho em grupo e trabalho em equipe, principalmente quanto à sua caracterização. A esse respeito, considere as características abaixo.

I - Mantém a responsabilização do indivíduo.
II - Compartilha ou faz rodízio de liderança.
III - Possui produtos do trabalho individual.
IV - Encoraja discussões abertas em reuniões.
V - Mede eficácia pelo trabalho coletivo.
VI - Discute, decide e delega trabalho.

Referem-se ao trabalho em equipe APENAS as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q186584 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Pode-se conceituar um fluxograma como uma representação gráfica de uma sequência de atividades. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q12933 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, MPE SC, FEPESE

Entre as principais características da organização formal moderna constam: 

1. Divisão do Trabalho e especialização.
2. Hierarquia.
3. Distribuição da autoridade e da responsabilidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q335634 | Matemática, Funções, Administrador, CREA PR, FUNDATEC

Uma empresa pode vender 1000 unidades de um determinado produto pelo preço unitário de R$30,00 e, se o preço unitário desse mesmo produto for R$25,00, ela poderá vender 2000 unidades. Considerando que a quantidade vendida (q) pode ser expressa em função do preço unitário (p) por uma função afim, a expressão que melhor representa essa situação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q22364 | Recursos Humanos, Administrador, CAERN, FGV

De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, a motivação das pessoas para o trabalho depende de dois fatores distintos: higiênicos e motivacionais. Estes são relacionados às condições internas dos indivíduos e são satisfacientes; aqueles são relacionados ao ambiente externo e são insatisfacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação.

II. Melhores benefícios sociais provocam uma maior satisfação.

III. O oposto da satisfação é nenhuma satisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação.

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q317318 | Administração Geral, Abordagens da Administração, Administrador, ELETROBRÁS, NCE

As principais teorias da Administração podem ser classificadas em: escola clássica, enfoque comportamental, enfoque sistêmico, enfoque da qualidade e modelo japonês. O enfoque sistêmico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q373127 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Administrador, FCP, AOCP

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q337921 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Administrador, MJ, FUNRIO

Do seu copo de suco, Isabela bebeu inicialmente 100 ml. Depois, bebeu 1/4 do que restava e, depois de algum tempo, ela bebeu o restante que representava 1/3 do volume inicial. O copo continha inicialmente uma quantidade de suco, em ml, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q7226 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

As organizações são fundamentais para o ser humano a ponto de gerar um comportamento organizacional específico para cada uma delas. (ROBBINS, 2000, p.31) Isso ocorre porque as organizações possuem três características comuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q189009 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

A primeira e mais clara fonte de poder numa organização é a autoridade formal, um tipo de poder legitimado que é respeitado e conhecido por aqueles com quem interage. A legitimidade é uma forma de aprovação social essencial para a estabilidade das relações de poder; ela aparece quando as pessoas reconhecem que alguém tem direito de mandar em alguma área da vida humana e quando aquele que é mandado considera como um dever obedecer. Essa caracterização da legitimidade das relações de poder foi estudada pelo seguinte pensador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q22367 | Recursos Humanos, Administrador, CAERN, FGV

Uma empresa está realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratégico cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os níveis históricos e futuros para cada fator estratégico; iii) determinar os níveis históricos da mão de obra para cada unidade; e iv) projetar os níveis futuros de mão de obra para cada unidade por meio da correlação com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas características foram aplicadas pela empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q317341 | Administração Geral, Abordagem Clássicas da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A Teoria Clássica formulou uma teoria da organização, tendo por base a administração como ciência. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não se relaciona com os princípios e ênfases dadas na Teoria da Organização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q13299 | Português, Administrador, FUNARTE, FGV

Texto associado.
O JEITINHO BRASILEIRO
(Roberto da Matta)

O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?
Se a regra transgredida não causa prejuízo, temos o “jeitinho” positivo e, direi eu, ético. Por exemplo: estou tranquilo na fila, chega uma senhora que parece preocupada, precisando pagar sua conta que vence aquele dia e pede para passar na frente. Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal porque poderia ocorrer na maioria dos países conhecidos, exceto talvez na Alemanha ou na Suíça, onde um trem sai às 14:57! E sai mesmo: eu fiz o teste.
A questão sociológica que o “jeitinho” apresenta, porém, é outra. Ela mostra uma relação ruim com a lei geral, com a norma desenhada para todos os cidadãos, com o pressuposto que essa regra universal produz legalidade e cidadania! Eu pago meus impostos integralmente e por isso posso exigir dos funcionários públicos do meu país. Tenho o direito - como cidadão - de tomar conta da Biblioteca Nacional, que também é minha. Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção.
Os verbos de estado abaixo expressam valores diferentes; a alternativa em que o verbo de estado tem valor de “mudança de estado” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q317197 | Administração Geral, Decisão em Administração, Administrador, PRODEPA PA, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista determinados fatores referentes à flexibilização e ao planejamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

No que se refere à decisão sobre qual estratégia seguir em determinados momentos, é coerente escolher uma estratégia de crescimento para uma empresa com vários pontos fracos e ambiente com predominância de ameaças, visto que ela terá estímulo para a mudança de que necessita.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.