Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4901Q807778 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Administrador, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo administrativo previsto na Lei n.º 9.784/1999 e dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.

A administração pública pode anular os seus próprios atos, quando eivados de ilegalidade, a qualquer tempo, mesmo nas hipóteses em que desses atos decorram efeitos favoráveis aos destinatários.

  1. ✂️
  2. ✂️

4902Q391527 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Administrador, Ministério do Trabalho e Emprego, CESPE CEBRASPE

               A sociedade de economia mista federal X, que tem por objeto a produção e comercialização de combustível e derivados do petróleo, tem uma subsidiária integral que foi criada para lhe fornecer asfalto. Foi firmado convênio entre a citada estatal e certo estado-membro visando recuperar a malha rodoviária do estado, tendo sido acertado que a estatal iria fornecer uma certa quantidade de asfalto e o estado iria pavimentar as estradas com o seu próprio pessoal. Ocorre que, antes de se iniciar o serviço público de construção e reforma das estradas, o caminhão da referida sociedade de economia mista, que transportava o asfalto, colidiu com o carro de Maria, tendo derramado o produto, causando dano ao meio ambiente e a morte de Maria.

 Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens subseqüentes, acerca da ordem social, da licitação e da responsabilidade civil do Estado.

Pela morte de Maria, a responsabilidade civil da citada sociedade de economia mista será objetiva por força de preceito constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

4903Q186999 | Legislação Estadual, Administrador, PGE BA, FCC

Quanto às formas de provimento de cargo público previstas na Lei estadual no 6.677/94, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4904Q406649 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Administrador, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens a seguir.

Considere que o chefe de determinado órgão público, após o devido processo legal, aplique a servidor a ele subordinado sanção disciplinar. Nessa situação, o ato administrativo de aplicação da penalidade classifica-se em declaratório.

  1. ✂️
  2. ✂️

4905Q373114 | Português, Ortografia, Administrador, FCP, AOCP

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4906Q187774 | Administração Geral, Administrador, SESACRE, FUNCAB

Considerando que "Tributo" é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando–se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades, as receitas estão classificadas nas seguintes categorias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4907Q687488 | Não definido, Administrador, UFMG, UFMG, 2019

O empenho pode ser definido como o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação
de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Em relação às modalidades de empenho, o valor destinado às despesas com o consumo de energia elétrica, de
determinada instituição pública, por exemplo, pode ser classificado na seguinte modalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4908Q190595 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que norteia as decisões estratégicas de um Instituto Federal. Tal documento deve contemplar o planejamento para o período de 5 (cinco) anos, com metas e objetivos a serem alcançados, além de definir a missão, visão e princípios/valores institucionais. Analise as assertivas acerca do alinhamento organizacional:


I. A missão significa a própria razão de existir da organização e qual é o seu papel na sociedade, sua finalidade.

II. A missão organizacional não é estática.

III. Os valores organizacionais são crenças que orientam o comportamento organizacional.

IV. Visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro.


Marque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4909Q706438 | Administração Geral, Administrador, UNIVASF, IDECAN, 2019

Assinale a alternativa que não corresponde a um dos tópicos relacionados ao processo de liderança voltado às políticas de recursos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4910Q721802 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O governo federal propôs um plano de carreira às entidades sindicais dos professores dos institutos e das universidades federais que passará a vigorar a partir de 2013. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4911Q674711 | Administração Geral, Administrador, CFO DF, Quadrix, 2020

Com relação à direção, julgue o item.
O job enrichment vertical é realizado pela adição de novas responsabilidades do mesmo nível ao empregado.
  1. ✂️
  2. ✂️

4912Q408985 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administrador, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao controle e à responsabilização da administração pública.

O controle administrativo tem como fundamento o dever-poder de autotutela que a administração pública tem sobre suas atividades, atos e agentes, sendo um de seus instrumentos o direito de petição.

  1. ✂️
  2. ✂️

4913Q725154 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Administrador, Assembléia Legislativa ES, NCE

"O objeto primeiro da reflexão filosófica é o ser humano, visto não como uma entidade abstrata, colocada fora da sua época, mas dentro de situações concretas: é isso que caracteriza a existência humana."O fragmento acima pertence à corrente filosófica que, após a 2a Guerra Mundial, quando o pesadelo nuclear alimentava a falta de sentido da vida, alcançou grande destaque. O nome dessa corrente e o do seu principal representante são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4914Q186275 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Administrador, TRT 3a Região, FCC

É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4916Q186541 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4917Q706479 | Legislação Estadual, Administrador, IMESF, FUNDATEC, 2019

De acordo com a Lei Orgânica, a pessoa física ou jurídica, no Município de Porto Alegre, com infração não regularizada a qualquer dispositivo legal do Município não poderá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4918Q429232 | Direito Constitucional, Orçamentos, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

Os princípios orçamentários são regras orientadoras que balizam a elaboração e a execução dos orçamentos. No Brasil, estão em grande parte incorporados na Constituição Federal. Dentre esses princípios, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4919Q405173 | Direito Administrativo, Modalidades, Administrador, INMET, CETRO

De acordo com o Art. 22º da Lei Federal 8.666, o texto abaixo se refere a qual modalidade de licitação:

"a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4920Q189624 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Administrador, PGE BA, FCC

NÃO constitui aspecto fundamental do regime jurídico dos contratos administrativos clássicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.