Início

Questões de Concursos Administrador

Resolva questões de Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q17816 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

De acordo com Carvalho Filho (2013), o principio da efici­ência, introduzido pela Emenda Constitucional n°. 19/1998
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q186859 | Gestão de Pessoas, Liderança, Administrador, MTur, FUNIVERSA

Segundo Likert, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um gerente com estilo de liderança autoritário coercitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q854528 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Administrador, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A função “VALOR.TEMPO”, no Microsoft Excel 2019, converte um horário na forma de texto em um número percentual, considerando turnos de 6 (seis) ou 12 (doze) horas. II. Apenas é possível utilizar fórmulas no Microsoft Excel para realizar operações matemáticas envolvendo dados que não estão incluídos na planilha. III. A funcionalidade "Tabela Dinâmica", no Microsoft Excel, permite ao usuário organizar e resumir facilmente dados complexos a partir de uma planilha selecionada. Assim, é possível analisar uma grande quantidade de dados com relativamente poucos comandos.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

924Q318509 | Administração Geral, Administração de Estoques, Administrador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Módulos (unidades) de estocagem é a denominação dada ao conjunto de estantes, engradados, estruturas do tipo cantiléver, porta-pallets etc. destinado à estocagem dos materiais dentro do armazém e cujos elementos podem ser classificados em rígidos e dinâmicos. Algumas medidas devem ser tomadas para a otimização dos armazéns. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Se os tamanhos dos lotes não são suficientemente grandes para justificar o emprego do sistema drive-in, a utilização de estruturas de dupla profundidade deve ser considerada pois reduzirá o espaço dedicado aos corredores praticamente pela metade em comparação com as estruturas porta-pallets de estrutura única.

  1. ✂️
  2. ✂️

925Q17977 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Segundo Matias-Pereira (2012), a reforma e a modernização do Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q13143 | Direito Administrativo, Administrador, CBTU, CONSULPLAN

Sobre bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

927Q805257 | Legislação e Decretos, Plano de Carreira em Educação, Administrador, IF AC AC, MSConcursos

Para os efeitos do Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, quais dos seguintes itens estão corretos?

1. O Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento tem por objetivo exclusivo capacitar o servidor para o desenvolvimento de ações de gestão pública.

2. De acordo com art. 3º do Decreto nº 5.825/06, educação formal é a educação oferecida pelos sistemas formais de ensino, por meio de instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior.

3. Avaliação de desempenho é o instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos pelo servidor ou pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, previamente pactuadas com a equipe de trabalho, considerando o padrão de qualidade de atendimento ao usuário definido pela IFE, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor.

4. A unidade de gestão de pessoas deverá assumir o gerenciamento dos programas vinculados ao Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

928Q189869 | Gestão de Produtos e Operações, Sistema de Estoques, Administrador, DNOCS, FCC

Os estoques precisam ser gerenciados e monitorados em termos de valor e necessidade. O ordenamento dos itens em estoque, de acordo com o seu valor durante determinado período, é uma característica da ferramenta de gestão de materiais denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q376526 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Administrador, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de responsabilidade social, gestão ambiental e terceiro setor, julgue os itens que se seguem.

O gestor público está impedido de formalizar a atuação conjunta com uma organização do terceiro setor, classificada como OSCIP.

  1. ✂️
  2. ✂️

930Q558041 | Informática, Engenharia Social, Administrador, COSANPA PA, FADESP, 2017

A técnica para obtenção de informação que consiste em tentativas por meio da suplantação de identidade pessoalmente identificável, usada por criminosos em contextos informáticos (engenharia social), é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q694274 | Português, Pontuação, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21. 

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q13338 | Recursos Humanos, Administrador, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

A gestão de pessoas é função exclusiva dos profissionais da unidade de recursos humanos, os quais são também responsáveis pelo planejamento, implantação e avaliação de práticas de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

933Q188443 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

Comportamentos assertivos no trabalho geram interações saudáveis entre as pessoas e criam um clima de satisfação e confiança, uma vez que, assim, as pessoas comunicam seus sentimentos e pensamentos sem que haja conflito ou retaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

935Q13365 | Conhecimentos Específicos, Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue o  item  a seguir, com base nas Leis n° 8.387/1991 e 9.960/2000 e no Decreto n.º 6.008/2006

Suponha que determinada empresa fabricante de microcomputador portátil na Zona Franca de Manaus pretenda ser beneficiada com a isenção do imposto sobre produtos industrializados e a redução do imposto de importação. Nessa situação, ela deve apresentar projeto ao Conselho de Administração da SUFRAMA e seus produtos devem ser produzidos de acordo com o processo produtivo básico definido pelo Poder Executivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

936Q7223 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Em recursos humanos o processo de recrutamento e seleção de funcionários pode ocorrer de várias formas. Uma delas é a utilização de um profissional denominado head-hunter. Segundo (SANDRONI, 1996, p.220), head-hunter é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

937Q22366 | Recursos Humanos, Administrador, CAERN, FGV

A empresa Correa Engenharia desejava implementar um modelo de avaliação do desempenho de seus funcionários e solicitou ao RH da empresa que apresentasse alguns métodos tradicionais de avaliação. O método escolhido foi a Avaliação do Desempenho por Escalas Gráficas, que apresentou como vantagens as seguintes características:

I. Facilita a comparação dos resultados de vários funcionários.

II. Evita o efeito de generalização (hallo effect) na avaliação.

III. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q373150 | Português, Adjetivos, Administrador, FCP, AOCP

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação ao grau dos adjetivos, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao grau superlativo absoluto dos adjetivos destacados nas frases abaixo.

I. O segredo de Maria era sagrado.

II. Apesar de todo seu dinheiro, Pedro era uma pessoa simples.

III. Gero era uma personagem notável.

IV. Pareciam ser um casal feliz.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q12845 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem.

Entre os processos envolvidos na gestão de custos de um projeto destacam-se a estimação dos custos, a composição de orçamento e o controle dos custos.
  1. ✂️
  2. ✂️

940Q17979 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Para compor o estoque de uma empresa, foram comprados, à vista, materiais de escritório. Utilizando o método de partidas dobradas, segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010), assinale a opção correta com relação aos lançamentos contábeis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.