Início

Questões de Concursos Administrador Escolar

Resolva questões de Administrador Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q323516 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q325010 | Pedagogia, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Na formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, quando caso as reuniões pedagógicas aconteçam, elas ajudam a melhorar a prática pedagógica tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q322703 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo:

I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.

II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.

III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q323162 | Pedagogia, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Em que tendência pedagógica a “aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q323353 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Dado o texto abaixo:

____________________________: refere(m)-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima, de modo a dar sentido ao conceito formulado no Parecer CNE/CEB 04/98.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q813360 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta, de acordo com o ECA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q320431 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q323570 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q328235 | Pedagogia, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Leia atentamente a frase abaixo:

O currículo escolar se restringe ao conteúdo de áreas de conhecimento da escola.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q320361 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q813724 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Considere as seguintes afirmativas Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ), de acordo com a Lei federal 9394/1996:

( ) Compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União, recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

( ) Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de improbidade.

( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.

( ) Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

( ) Os Municípios não poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q813397 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Sempre que o interesse do processo ensino-aprendizagem assim recomendar, a educação básica poderá organizar-se em:

I- séries anuais.

II- períodos semestrais.

III- ciclos.

IV- alternância regular de períodos de estudo

V- grupos não seriados com base na idade, na competência e em outros critérios.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q557616 | Informática, PowerPoint, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Nas opções abaixo temos os “Modos de Exibição de Apresentação” no Microsoft PowerPoint 2010, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q328271 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q323755 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?

I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.

II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.

III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.

IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q558527 | Informática, Excel, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No Microsoft Excel 2010, a tarefa da função SE é comparar o valor da célula com um critério estabelecido e retornar dois resultados. Nessa função, o sinal de condição <> significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q324695 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:

I. A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a certeza.

II. Essa nova cultura profissional não implica uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares.

III. o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.

IV. A necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor.

V. O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento.

VI. A mudança do sistema deve partir do professor e de uma nova concepção do seu papel.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.