Questões de Concurso Administrador Escolar

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

32 Q813724 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Considere as seguintes afirmativas Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ), de acordo com a Lei federal 9394/1996:

( ) Compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União, recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

( ) Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de improbidade.

( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.

( ) Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

( ) Os Municípios não poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.

33 Q328271 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:

35 Q320361 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:

36 Q557616 | Informática, PowerPoint, Administrador Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Nas opções abaixo temos os “Modos de Exibição de Apresentação” no Microsoft PowerPoint 2010, EXCETO:

37 Q813397 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Sempre que o interesse do processo ensino-aprendizagem assim recomendar, a educação básica poderá organizar-se em:

I- séries anuais.

II- períodos semestrais.

III- ciclos.

IV- alternância regular de períodos de estudo

V- grupos não seriados com base na idade, na competência e em outros critérios.

Estão corretos os itens:

38 Q321674 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:

I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.

II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.

III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.

IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.

V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

39 Q812338 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Quanto à Educação Infantil é correto afirmar:

I- Na educação infantil a avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

II- A educação infantil, primeira etapa da educação básica, deve ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes.

III- A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, o desenvolvimento da capacidade de aprender e o pleno domínio da escrita e do cálculo.

IV-A jornada escolar na educação infantil incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, devendo ser progressivamente ampliado o período de permanência da pré-escola ou creche.

O correto está somente em:

40 Q815291 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa que não está de acordo com a Lei federal 9394/1996:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.