Início

Questões de Concursos Administrativo

Resolva questões de Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q998834 | Legislação Federal, Administrativo, RECIPREV PE, IBFC, 2024

De acordo com o que dispõe a Lei nº 10.887/2004 e suas alterações posteriores, entende-se como base de contribuição o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, os adicionais de caráter individual ou quaisquer outras vantagens, excluídas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q992546 | Redação Oficial, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Observado o panorama da comunicação oficial, disposta pelo Manual da Redação Oficial da Presidência da República, considerando que a finalidade da língua seja comunicar, é correto afirmar que, para que haja comunicação, é necessário, das assertivas dispostas:

I – alguém que comunique.
II – algo a ser comunicado.
III – alguém que receba essa comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q965952 | Ética na Administração Pública, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

No contexto da globalização, torna-se cada vez mais importante fomentar e desenvolver relações éticas entre parceiros de negócios, empresas e clientes, considerando as relações em nível empresarial e institucional. Os códigos de ética são mecanismos utilizados nesse desenvolvimento. A respeito da ética empresarial e profissional e da gestão ética nas empresas públicas e privadas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q965977 | Conhecimentos Bancários, Mercado de Câmbio, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito das operações realizadas no mercado de câmbio brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1067362 | Legislação Federal, Lei N 12 527 de 2011, Administrativo, EsFCEx, VUNESP, 2024

De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1067363 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Administrativo, EsFCEx, VUNESP, 2024

“A despesa de pessoal do Poder Executivo Federal atingiu 20,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) em 2023, um aumento de 1,6 ponto percentual em relação a 2022 (18,9%). O limite máximo previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para esse tipo de despesa é de 37,9% da RCL, que atingiu R$ 1,234 trilhão no período analisado”.


(Fonte: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/noticias/despesa-de-pessoal- -do-poder-executivo-federal-atinge-20-5-da-receita-corrente-liquida-em-2023)


Considerando-se apenas os dados desse excerto, o limite máximo para despesa com pessoal no Poder Executivo Federal é, aproximadamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1066896 | Administração Pública, Processo Organizacional Na Administração Pública, Administrativo, Prefeitura de Águas Lindas de Goiás GO, Itame, 2023

Documentos formais que delineiam regras, regulamentos e diretrizes que orientam o comportamento ético e as ações dos membros dentro daorganização que ajudam a direcioná-la para seus objetivos. Tal conceito refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q998821 | Direito Constitucional, Objetivos Fundamentais da República, Administrativo, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Observando o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 acerca dos princípios fundamentais, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q965963 | Direito do Trabalho, Remuneração e salário, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q965966 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios constitucionais da administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q968794 | Direito Constitucional, Administrativo, TRERR, FCC

A Constituição Federal NÃO admite a perda ou suspensão dos Direitos Políticos no caso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q965980 | Informática, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aplicativos da suíte BR Office, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1067360 | História, História do Brasil, Administrativo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um assunto dominava a atenção de Getúlio: a política trabalhista. Foi nessa área que ele mostrou quem era e a que viera. Dividiu sua política em duas metades. Numa, criou as leis de proteção ao trabalhador.

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, Brasil: uma biografia, p. 362)

Na outra metade, Getúlio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1067361 | Direito Penal Militar, Noções Fundamentais de Direito Penal Militar, Administrativo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Os integrantes das Forças Armadas devem observância ao seguinte preceito de ética militar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1067368 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos Lei N 14 133 de 2021, Administrativo, EsFCEx, VUNESP, 2024

De acordo com a Lei no 14.133/2021, nos contratos administrativos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q989326 | Português, Interpretação de Textos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

O momento em que sua filha descobre a verdade sobre você.

Antes mesmo de ter uma filha já morria de medo disso: algum dia ela vai perceber que eu não sei de nada. Sim, porque é pra isso, em grande parte, que se tem filhos, pra que alguém no mundo acredite, nem que seja por alguns anos, que você sabe alguma coisa. E é por isso, também, que se odeia tanto os adolescentes: não é porque eles acham que os pais são idiotas, mas porque eles perceberam que os pais são idiotas. No caso da minha filha, a queda do mito paterno aconteceu um pouco mais cedo do que eu imaginava, mais precisamente aos três dias de vida.

Minha filha não chorou quando nasceu. Só choramos nós, os pais, emocionados de ter uma filha que não chora. Nasceu sorrindo, vê se pode, dizíamos nós, chorando. Depois chorei outra vez quando ela mamou na mãe, e chorei de novo quando vi os avós vendo a neta, e sendo avós pela primeira vez. Acho que foi ali que ela começou a suspeitar: quem é esse cara chorando o tempo todo? Barbudo, trinta anos na cara, chorando desse jeito? Será que ele tem algum problema?

A epifania aconteceu mesmo quando a gente chegou em casa e, pela primeira vez, ela chorou. E a partir daí não parava de chorar. Mamava e chorava e mamava. No meio da madrugada, quando a mãe dela dormia um sono merecido, peguei minha filha no colo e fomos pra sala. Achei que fosse resolver no mano a mano.

Foi ali, só nós dois, no lusco-fusco, que ela percebeu tudo. Aos três dias de vida, vi no fundo dos seus olhos que ela tinha descoberto que o seu pai não fazia a menor ideia do que tava fazendo. E foi ali que ela começou a chorar de verdade.

Desculpa, cheguei a dizer, desculpa ter feito você nascer de um pai que não sabe de nada, tanta gente escolada por aí e você veio parar logo na casa desse marinheiro de primeira viagem, esse sujeito que tá chorando mais que você, desculpa, filha, desculpa. E ela chorou mais ainda ao ver sua suspeita confirmada.

Desde então assisti milhões de vídeos no YouTube sobre como fazer um bebê parar de chorar. Vira pro lado, shh, shh [...]. Passou, passou, passou. Até agora não encontrei nenhum vídeo sobre como fazer um pai parar de chorar.

Filha, vou precisar de você. Seu pai também, coitado, acabou de nascer. Tá perdidinho. Me ensina a parar de chorar que nisso você já tá melhor que eu.


Gregório Duvivier (Ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro. Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro.) Jornal Folha de São Paulo
Percebe-se que o texto foi narrado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q989342 | Redação Oficial, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A procuração é o instrumento no qual a pessoa física ou jurídica concede poderes competentes a outra pessoa, para que trate de assuntos de seu interesse em seu nome. Nesse sentido, é correto afirmar que aquele que concede os poderes poderá ser chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q965954 | Direito do Consumidor, Consórcios e Contratos Bancários, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) - Lei n.º 8.078/1990 -, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q965967 | Direito Civil, Parte Geral, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

O domicílio da pessoa natural será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q965983 | Informática, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de Internet e intranet, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.