Início

Questões de Concursos Advogado

Resolva questões de Advogado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q22592 | Direito Constitucional, Advogado, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa correta a respeito do poder constituinte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q699724 | Direito Administrativo, Conceitos de Administração Pública, Advogado, FPMA, FUNPAR NC UFPR, 2019

O Direito Administrativo, como parte integrante do Direito Público, difere do Direito Privado,
possuindo conceitos e princípios próprios. Todavia, o Estado e a Administração Pública não se
encontram completamente desregulados no seu agir. A respeito do tema, assinale a alternativa
INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q13908 | Português, Advogado, COREN PB

Texto associado.
Um Apólogo
Machado de Assis

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo? — Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou a casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá. Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou a pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico. Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.
Observe este trecho do texto para responder à questão :

- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
- Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às características psicológicas da agulha identificáveis por meio desses trechos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q14420 | Direito Econômico, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação à intervenção do Estado no domínio econômico, julgue os próximos itens.

A CF prevê áreas em que a exploração direta de atividade econômica pela União é feita por meio de monopólio.
  1. ✂️
  2. ✂️

985Q13916 | Informática, Advogado, COREN PB

Em relação aos princípios de funcionamento de um computador, abaixo relacionadas, assinale a alternativa que apresente as alternativas CORRETAS:

1) Grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
2) É uma máquina com inteligência;
3) Próprio para execução de tarefas repetitivas;
4) Propicia a redução de custos em várias atividades;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q49761 | Direito Constitucional, Advogado, UDESC, FEPESE

Acerca do processo legislativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q49765 | Direito Processual Civil, Advogado, UDESC, FEPESE

De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q191344 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do direito das obrigações, julgue os itens a seguir.

Em regra, a solidariedade não se presume, necessitando, assim, de estipulação expressa entre as partes. Contudo, se o objeto devido for materialmente indivisível, haverá para todos os fins solidariedade entre os devedores, independentemente de estipulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q13700 | Direito do Trabalho, Advogado, UFBA, IADES

Em relação ao instituto da equiparação salarial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q13485 | Direito Processual Civil, Advogado, IPT SP, VUNESP

Quanto aos efeitos dos recursos, é correta a seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q13496 | Direito do Trabalho, Advogado, IPT SP, VUNESP

A despedida do empregado por justa causa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q26827 | Direito Tributário, Advogado, Câmara de Jahu SP, SIGMA

Quanto ao IPTU assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q669190 | Direito Processual Civil, Cumprimento da Sentença, Advogado, FITO, VUNESP, 2020

Conforme rol taxativo do CPC, no cumprimento de sentença, a Fazenda Pública poderá impugnar a execução, mas não poderá arguir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q413447 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Quando um ato administrativo é revogado por conveniência e oportunidade da Administração, deve ser observado, quanto à forma, o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

995Q45319 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Advogado, IDECI, IBFC

Tendo em vista o disposto na Nova Lei do Mandado de Segurança (Lei nº 12.016, de 7 de agosto de 2009) assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q710409 | Direito Constitucional, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, Advogado, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2019

Texto associado.


Analise a seguinte situação hipotética: o Prefeito do município de Águas Correntes propôs Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) perante o Supremo Tribunal Federal, sustentando a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 125/2013, que dispunha sobre infrações político-administrativas de prefeitos e vereadores. Sustentou o Prefeito, na petição inicial, que a Lei em questão “descumpre preceito fundamental em sua integralidade por violar o Princípio Constitucional da Reserva de Lei Formal e o Princípio Constitucional da Separação dos Poderes, por legislar sobre matéria privativa da União estabelecida no artigo 22 da Constituição da República”. Assim, além da procedência do pedido, requereu ainda a concessão de liminar para suspender a eficácia da Lei Municipal atacada. Com base na narrativa acima, assinale a alternativa correta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q189966 | Leis Orgânicas, Advogado, Prefeitura de Sertaneja PR, CONSULPLAN

O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores, eleitos através de sistema proporcional dentre cidadãos maiores de dezoito anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto. Para essa tarefa, constitui órgãos internos para deliberar sobre determinadas matérias, a saber: a Mesa e Comissões permanentes e temporárias. Com isso em mente, analise as atribuições fixadas pela Lei Orgânica Municipal de Sertaneja:

I. Discutir e votar projetos de lei que dispensarem, na forma do Regimento Interno, a competência do Plenário, salvo se houver, para decisão desta, requerimento de um terço dos membros da Câmara.

II. Elaborar e expedir mediante ato, quadro de detalhamento das dotações observado o disposto na lei orçamentária aprovada e nos critérios adicionais abertos em favor da Câmara.

III. Convocar o Procurador Jurídico do Município para prestar informações a respeito de assuntos previamente fixados.

IV. Devolver à Prefeitura, no último dia do ano, o saldo de caixa existente.

V. Propor ação direta de inconstitucionalidade.

Assinale a seguir, a alternativa que apresenta, sequencialmente, a quais órgãos cabem as atribuições descritas nos itens anteriores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q465703 | Direito Tributário, Taxas, Advogado, SABESP SP, FCC

Pelo serviço público de fornecimento de água tratada de forma compulsória pelo ente federado diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q838186 | Direito Constitucional, Remédios e Garantias Constitucionais, Advogado, Instituto Quadrix, 2021

O Título II da Constituição Federal de 1988 trata dos direitos e das garantias fundamentais, abrangendo os direitos e deveres individuais e coletivos, os direitos sociais, os direitos de nacionalidade, os direitos políticos e os direitos dos partidos políticos. Com base nas previsões constitucionais relativas aos direitos e às garantias fundamentais, julgue o item.

O direito ao contraditório e à ampla defesa são assegurados aos litigantes e aos acusados em geral, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q13611 | Informática, Advogado, CRN, QUADRIX

Você está trabalhando com uma planilha do MS-Excel 2013 e precisa realçar os resultados que aparecem em uma região dessa planilha, de forma que as células com valores positivos tenham a fonte na cor azul; caso contrário, tais células devem ter a fonte em vermelho e em negrito. Assinale a alternativa que contém o recurso do MS-Excel que você pode utilizar para tal fim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.