Questões de Concursos: Advogado OAB

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Advogado OAB. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

221 Q25466 | Direito Empresarial e Comercial, Advogado OAB, OAB, FGV

Lavanderias Roupa Limpa Ltda. (“Roupa Limpa”) alienou um de seus estabelecimentos comerciais, uma lavanderia no bairro do Jacintinho, na cidade de Maceió, para Caio da Silva, empresário individual. O contrato de trespasse foi omisso quanto à possibilidade de restabelecimento da “Roupa Limpa”, bem como nada dispôs a respeito da responsabilidade de Caio da Silva por débitos anteriores à transferência do estabelecimento.

Nesse cenário, assinale a afirmativa correta.

222 Q924550 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Advogado OAB, OAB, FGV, 2018

Ricardo Silva, Carlos Santos e Raul Azevedo são advogados e constituem a sociedade Silva, Santos e Azevedo Sociedade de Advogados, para exercício conjunto da profissão. A sociedade consolida-se como referência de atuação em determinado ramo do Direito. Anos depois, Carlos Santos falece e seus ex-sócios pretendem manter seu sobrenome na sociedade. Sobre a manutenção do sobrenome de Carlos Santos na sociedade, de acordo com o Estatuto e com o Regulamento Geral da OAB, assinale a afirmativa correta.

223 Q924906 | Direito do Consumidor, Advogado OAB, OAB, FGV

Florinda, assistindo a um canal de TV fechada, interessou-se por um produto para exercícios físicos. Acompanhando a exposição de imagens, sentiu-se atraída pela forma de “pagamento sem juros, podendo ser parcelado em até doze vezes”. Ao telefonar para a loja virtual, foi informada de que o parcelamento sem juros limitava-se a duas prestações. Além disso, a ligação tarifada foi a única forma de Florinda obter as informações a respeito do valor do produto, já que o site da fornecedora limitava-se a indicar o que já estava no anúncio de TV. Sentindo-se enganada por ter sido obrigada a telefonar pagando a tarifa, bem como por ter sido induzida a acreditar que o pagamento poderia ser parcelado em doze vezes sem juros, Florinda procurou um advogado. Assinale a opção que apresenta a orientação dada pelo advogado.

224 Q924035 | Direito Tributário, Impostos de Competência dos Municípios, Advogado OAB, OAB, FGV

Caso determinado município venha a atualizar o valor monetário da base de cálculo do IPTU, tal hipótese

225 Q925857 | Direito do Trabalho, Advogado OAB, OAB, FGV

As irmãs Rita e Tereza trabalham para o mesmo empregador. Quando Rita engravida, Tereza, que não pode ter filhos naturais, resolve adotar uma criança. Assim, logo após o nascimento da filha de Rita, Tereza adota uma criança de 6 meses de idade. Considerando a situação posta e de acordo com as leis vigentes, assinale a afirmativa correta.

226 Q24806 | Direito Tributário, Advogado OAB, OAB, FGV

Visando a proteger a indústria de tecnologia da informação, o governo federal baixou medida, mediante decreto, em que majora de 15% para 20% a alíquota do Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros para monitores de vídeo procedentes do exterior, limites esses que foram previstos em lei. 
 
A respeito da modificação de alíquota do Imposto de Importação, assinale a afirmativa correta.

227 Q924433 | Direito Civil, Dos Contratos, Advogado OAB, OAB, FGV

O policial militar Marco Antônio é proprietário de uma casa de  praia, localizada no balneário de Guarapari/ES. Por ocasião de  seu  exercício  profissional  na  cidade  de  Vitória/ES,  a  casa  de  praia foi emprestada ao seu primo Fabiano, que lá reside com  sua família há mais de três anos. Ocorre que, por interesse da  administração pública, Marco Antônio  foi  removido de ofício  para a cidade de Guarapari/ES. Diante de  tal situação, Marco  Antônio decidiu notificar extrajudicialmente o primo para que  este  desocupe  a  referida  casa  no  prazo  improrrogável  de  30  dias.   Considerando  a  situação  hipotética,  assinale  a  alternativa  correta. 

228 Q925073 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Advogado OAB, OAB, FGV, 2018

Angélica, criança com 5 anos de idade, reside com a mãe Teresa, o padrasto Antônio e a tia materna Joana. A tia
suspeita de que sua sobrinha seja vítima de abuso sexual praticado pelo padrasto. Isso porque, certa vez, ao
tomar banho com Angélica, esta reclamou de dores na vagina e no ânus, que aparentavam estar bem vermelhos.
Na ocasião, a sobrinha disse que “o papito coloca o dedo no meu bumbum e na minha perereca, e dói”. Joana
narrou o caso para a irmã Teresa, que disse não acreditar no relato da filha, pois ela gostava de inventar
histórias, e que, ainda que fosse verdade, não poderia fazer nada, pois depende financeiramente de Antônio.
Joana, então, após registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia, que apenas instaurou o inquérito policial e
encaminhou a criança para exame de corpo de delito, busca orientação jurídica sobre o que fazer para colocá-la
em segurança imediatamente.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de resguardar a integridade de Angélica até que os
fatos sejam devidamente apurados pelo Juízo Criminal competente, assinale a opção que indica a medida que
poderá ser postulada por um advogado junto ao Juízo da Infância e da Juventude.

229 Q922811 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Advogado OAB, OAB, FGV

O  Prefeito  do  Município  de  Belas  Veredas,  após  estudos  técnicos e realização de audiência pública, decide pela criação  de  um  parque,  em  uma  área  onde  podem  ser  encontrados  exemplares  exuberantes  de  Mata  Atlântica.  Assim,  edita  decreto  que  fixa  os  limites  do  novo  parque  municipal.  Passados  dois  anos,  recebe  pedidos  para  que  o  parque  seja  reavaliado  e  transformado  em  uma  Área  de  Relevante  Interesse  Ecológico,  com  uma  pequena  redução  de  seus  limites.  Tendo  em  vista  a  situação  descrita,  assinale  a  alternativa correta.  

230 Q923078 | Direito Civil, Parte Geral, Advogado OAB, OAB, FGV

Lúcia, pessoa doente, idosa, com baixo grau de escolaridade, foi obrigada a celebrar contrato particular de assunção de dívida com o Banco FDC S.A., reconhecendo e confessando dívidas firmadas pelo seu marido, esse já falecido, e que não deixara bens ou patrimônio a inventariar. O gerente do banco ameaçou Lúcia de não efetuar o pagamento da pensão deixada pelo seu falecido marido, caso não fosse assinado o contrato de assunção de dívida.

Considerando a hipótese acima e as regras de Direito Civil, assinale a afirmativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.