Questões de Concursos Advogado Pleno

Resolva questões de Advogado Pleno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q193564 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Há litisconsórcio necessário quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q190795 | Direito Processual Civil, Processo de execução, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Na execução provisória, sobrevindo acórdão que modifique ou anule a sentença objeto da execução,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q188226 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Considerando o disposto expressamente na Lei n.º 8.666/93, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q188659 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta,____________ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de________ incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o________ haja concorrido ou concorra com mais de____________por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei. (Art. 1.º da Lei n.º 8.429/92).

Assinale a alternativa que contempla os vocábulos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do referido dispositivo legal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q192502 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Sobre o regime jurídico das sociedades de economia mista, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q188458 | Direito Tributário, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Assinale a alternativa que estiver em consonância com as disposições legais relativas à Dívida Ativa Tributária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q187868 | Direito Administrativo, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Determinado Prefeito pretende conceder reajuste nos vencimentos dos servidores públicos municipais antes de terminar o seu mandato. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, este reajuste, por implicar em aumento de despesa com pessoal, somente poderá ser concedido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q188447 | Direito Constitucional, Municípios, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Sobre transportes, cabe ao Município

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q185652 | Direito Tributário, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

A lei que instituir ou modificar as contribuições sociais, cuja finalidade seja o custeio da Seguridade Social (previdenciárias), entrará em vigor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q186615 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Analise as seguintes proposições:

I. Unirrecorribilidade, manutenção dos efeitos da sentença e irrecorribilidade das decisões interlocutórias são princípios do sistema recursal trabalhista.

II. O acordo homologado judicialmente vale como sentença irrecorrível, exceto para a União, que poderá interpor o recurso cabível quanto às contribuições previdenciárias que considerar devidas.

III. O prazo para interposição dos recursos trabalhistas é de oito dias, ficando ressalvados os órgãos da Administração Pública direta e indireta, inclusive empresas públicas e sociedades de economia mista, cujo prazo é de dezesseis dias.

IV. A empresa condenada subsidiariamente fica dispensada do depósito recursal, se a responsável principal já o tiver realizado, independentemente de pleitear sua exclusão da lide.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q192306 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Em uma ação que pretendia o provimento jurisdicional que condenasse o réu a obrigação de fazer, por ocasião da audiência de conciliação, instrução e julgamento, as partes, após a oitiva das testemunhas do autor, firmaram um acordo em que o réu se comprometeu a cumprir parte da obrigação. Após o trânsito em julgado da sentença, descobriu-se que uma das testemunhas mentiu sobre os fatos, o que levou a um erro no entendimento da causa. Diante desse fato, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q190611 | Direito Processual do Trabalho, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

No processo do trabalho, a compensação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q192403 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos adotado pela Lei n.º 8.987/95, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q186006 | Legislação Municipal, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

De acordo com a Lei Orgânica do Município de São Paulo, algumas questões relevantes aos destinos do Município poderão ser submetidas a plebiscito ou referendo, a serem decididos pelo Plenário da Câmara Municipal cuja proposta pode partir do Poder Executivo ou por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q187830 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Na apreciação de um recurso de apelação, que havia julgado improcedente a demanda, o acórdão proferido julgou por maioria de votos pela reforma parcial da decisão recorrida, reconhecendo, entretanto, a procedência de outra questão por unanimidade. A parte vencida opôs embargos infringentes. Diante desse fato, quanto ao prazo para apresentar recurso especial ou extraordinário, relativamente à parte unânime, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q191950 | Direito Processual Civil, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Da decisão que acolhe exceção de incompetência, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q187884 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q190768 | Direito Tributário, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará, sucessivamente, a ordem estabelecida no Código Tributário Nacional na qual figura, como último método integrativo a ser utilizado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q191065 | Direito Administrativo, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo é composto por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q186420 | Direito Tributário, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Assinale a alternativa que contempla uma operação sobre cuja receita não haverá incidência da contribuição para o Programa de Integração Social PIS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.