Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q32473 | Direitos Humanos, Agente Administrativo, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas.

Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Embora afirme que toda pessoa tem direito à nacionalidade, a DUDH reconhece o direito dos governos de, arbitrariamente, privar alguém de sua nacionalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1042Q11537 | Português, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.
Gerador de frases machistas

Campanha da ONU tenta mudar estereótipos femininos que se propagam em sistemas de buscas na internet.

Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco. O órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero lançou campanha mundial em novembro deste 2013 contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet. O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados.

Ao digitar “women shouldn’t” (mulheres não devem) no campo de pesquisa, o publicitário Christopher Hunt (diretor de arte da agência Ogilvy & Mather, em Dubai, nos Emirados Árabes) percebeu que a ferramenta autocompletar frases sugeria construções como “mulheres não devem trabalhar”, “ter direitos”, “votar”, “falar na igreja”, “serem dignas de confiança” ou como “mulheres precisam ser disciplinadas”. A busca pela mesma expressão, com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. 
 Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”.

(Língua Portuguesa, Dez/2013.)
Ao substituir o sujeito da expressão “mulheres não devem trabalhar” pela palavra “homem”, de acordo com o texto, ocorrem “resultados bem diferentes”, significando que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1044Q47911 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

O padre é amado pelas multidões.

O termo em destaque se classifica sintaticamente como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1045Q2393 | Conhecimentos Específicos, Orçamento Público e Gestão Fiscal, Agente Administrativo, MPE RS, FCC

No início do exercício financeiro, órgão da Administração Pública precisa fazer empenho de despesa para pagamento de energia elétrica durante o exercício. Esse empenho será na modalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q31593 | Português, Agente Administrativo, CRF SP, QUADRIX

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q12966 | Redação Oficial, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Para explicar ao ministro da Justiça, detalhadamente e por escrito, a necessidade urgente de reestruturação dos canais de comunicação entre a DPU e o Ministério da Justiça, um DP federal deve encaminhar, àquele ministro, um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q189371 | Matemática, Matrizes, Agente Administrativo, Prefeitura de Itabaiana SE, CONSULPLAN

Num ônibus existiam 36 passageiros. Em uma determinada parada desembarcaram um terço dos passageiros e, em seguida, embarcaram um número correspondente a dois terços do total que continuou no interior do ônibus. Quantas pessoas passaram a existir no interior do ônibus a partir de então?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q52426 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Determinado condutor tem seu veículo apreendido e, por acreditar que a apreensão é ilegal, ajuíza ação de habeas corpus para garantir sua liberdade de locomoção. Diante do caso em concreto, qual ação constitucional é a mais adequada à tutela do interesse em jogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q32472 | Direitos Humanos, Agente Administrativo, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas.

Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
A DUDH enfatiza o papel da educação para a promoção da tolerância, da amizade e da compreensão entre as nações e grupos raciais e religiosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1052Q6620 | Informática, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, acerca de conceitos relacionados a Internet, intranet e segurança da informação.

Por meio da assinatura digital, é possível garantir a proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado, pois a assinatura digital consiste em técnica capaz de garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1053Q189720 | Arquivologia, Gestão de documentos, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A gestão de documentos é aplicada originalmente na idade permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1054Q858700 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
Marque a opção CORRETA, de acordo com o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1055Q793442 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Relacione a coluna B de acordo com a coluna A e assinale a alternativa correta. Com relação às atitudes do servidor que podem influenciar no atendimento ao público:

COLUNA A

1. Apatia.

2. Desdém.

3. Frieza.

COLUNA B

( ) Tratamento distante, sem envolvimento.

( ) Demonstração de indiferença.

( ) Atendente dirige-se ao usuário com tom de superioridade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q639 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Estudo recente afirma que os países pobres podem
sofrer mais de 90% dos efeitos humanos e econômicos da
mudança climática. Os cinquenta países mais pobres, no
entanto, contribuem com menos de 1% das emissões globais de
dióxido de carbono, o principal gás do efeito estufa. A África é
a região mais ameaçada: quinze dos vinte países mais
vulneráveis ficam no continente. O sul da Ásia e os pequenos
países insulares em desenvolvimento também estão ameaçados.
Os países pobres querem que os ricos assumam metas mais
ambiciosas de redução das emissões de gases do efeito estufa e
que transfiram dinheiro e tecnologia para ajudar na redução dos
efeitos da mudança climática nas nações em desenvolvimento.

Jornal do Brasil, 25/8/2009, p. A20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
Depreende-se do texto que os países mais industrializados e ricos são os que mais emitem gases poluentes na atmosfera, que ampliam o efeito estufa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q642 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A morte do senador Edward Kennedy, aos 77 anos de idade, encerra uma era nos EUA, marcada pela influência de uma poderosa dinastia, sinônimo de história, idealismo, carisma e tragédia. Ted Kennedy foi voz combativa contra ditaduras e denunciou no Congresso norte-americano a tortura e os assassinatos políticos no Brasil.

O Globo, 27/8/2009, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema a que ele se refere bem como o cenário mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
Por meio da expressão “poderosa dinastia”, faz-se referência, no texto, à família Kennedy, que exerceu papel proeminente na política norte-americana e mundial em parte do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️

1058Q8080 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, SEAP DF, IADES

As empresas têm natureza competitiva e disputam entre si a preferência dos mesmos clientes. A empresa mais competitiva é aquela que consegue transformar um grande número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver disso. Uma organização eficaz e eficiente tem grande probabilidade de ser competitiva, mas há vários fatores a serem levados em consideração quanto à competitividade. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta os fatores que podem ser considerados vantagens competitivas, a título de exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q332946 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente Administrativo, DNOCS, FCC

Seja ? a operação definida por u? = 3 ? 5u, qualquer que seja o inteiro u. Calculando (-2)? + (2?)?  obtém-se um número compreendido entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q560968 | Informática, Word, Agente Administrativo, CRM MG, FUNDEP UFMG

Quais são as teclas que, se pressionadas juntas no MS Word, acionarão as opções para recorte de um texto ou objeto selecionado no documento aberto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.