Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q48065 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos navegadores de Internet, analise as assertivas abaixo.

I. A maioria dos navegadores atuais permite bloquear pop-ups, que são janelas extras que aparecem sobre a janela do navegador.
II. Cookies são pequenos arquivos criados nos computadores quando estes acessam determinados sites da web. Esses arquivos armazenam dados sobre os hábitos dos usuários do site e podem ser lidos pelo site em acessos posteriores do navegador.
III. Os navegadores permitem que o usuário confira se o link que aparece na página web vai direcioná-lo realmente para o endereço indicado. Para isso, eles apresentam o endereço do link quando o mouse é passado sobre ele.

É correto o que se afirma em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1102Q6597 | Legislação Federal, Legislação Federal, Agente Administrativo, MPOG, FUNRIO

Com relação à competência da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, art. 34 do Anexo I do decreto 6929/2009, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q22509 | Administração de Recursos Materiais, Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos,

Problemas de falta de material causados por atrasos no fornecimento ou consumo irregular podem ser minimizados com a adoção do estoque mínimo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1104Q794362 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Agente Administrativo, PREV São José PR, FAUEL

O sigilo profissional é um preceito muito importante para o servidor público, porque garante ao contribuinte que suas informações pessoais não serão divulgadas ou usadas de forma incorreta. O sigilo profissional é também um conceito muito ligado ao respeito por aquilo que é correto, e, portanto, ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q31739 | Português, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

    Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]
    No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.     É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.
    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.
    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)
A seguir, apresentam-se duas sequências: a primeira (1, 2, 3, 4) com palavras acentuadas retiradas do texto; a segunda (I, II, III, IV) com diferentes regras de acentuação.

1. Pública.
2. Saúde.
3. Ministério.
4.Lá.

I. Monossílaba tônica.
II. Paroxítona terminada em ditongo.
III. Proparoxítona.
IV. Hiato com vogal tônica. 

Qual alternativa contém a correta correspondência, nessa ordem, entre as duas sequências, relacionando cada uma das palavras com a justa explicação para seu acento gráfico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q561410 | Informática, Segurança da Informação, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

Na categoria de software malicioso (malware), assinale a alternativa que identifica uma ameaça que consiste no envio de uma mensagem não-solicitada, que procura induzir o destinatário a fornecer dados pessoais ou financeiros, tais como senhas, número do CPF e número da conta-corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q349450 | Arquivologia, Protocolo, Agente Administrativo, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo, julgue os itens seguintes.

A abertura da correspondência oficial de caráter ostensivo e seu devido encaminhamento é de responsabilidade do setor de protocolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1108Q47125 | Português, Agente Administrativo, ISSBLU SC, FURB

Texto associado.
SOLIDARIEDADE

   O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer.
   O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora.
   Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.
   Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.
   Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.
   Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço.
   Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?
   Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados?
   Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal.
   Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.

(LUFT Lya. São Paulo, 2001.
Releia os seguintes trechos e, em seguida, complete as lacunas:

1- “Assim devíamos ser habitualmente, e não somos [...]." (terceiro parágrafo)
2- “Mas [...] se a gente parasse [...] e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável." (quinto parágrafo)

Em relação ao trecho 1, a forma verbal “devíamos ser" foi conjugada no _____________, mas com significado de ______________. Em relação ao trecho 2, os verbos “parasse", “fizesse" e “aparecesse" foram conjugados no _______________.

A alternativa que completa em sequência e corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q32580 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, DNOCS, FCC

Texto associado.
A exploração dos recursos naturais da Terra permite à humanidade atingir patamares de conforto cada vez maiores. Diante da abundância de riquezas proporcionada pela natureza, sempre se aproveitou dela como se o dote fosse inesgotável. Essa visão foi reformulada. Hoje se sabe que a maioria dos recursos naturais de que o homem depende para manter seu padrão de vida pode desaparecer num prazo relativamente curto, e que é urgente evitar o desperdício. Um relatório publicado recentemente dá a dimensão de como a exploração desses recursos saiu do controle e das consequências que isso pode ter no futuro. O estudo mostra que o atual padrão de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuperá-los. Ou seja, a natureza não dá mais conta de repor tudo o que o bicho-homem tira dela. A exploração abusiva do planeta já tem consequências visíveis. A cada ano, desaparece uma área equivalente a duas vezes o território da Holanda. Metade dos rios do mundo está contaminada por esgoto, agrotóxicos e lixo industrial. A degradação e a pesca predatória ameaçam reduzir em 90% a oferta de peixes utilizados para a alimentação. As emissões de CO2 cresceram em ritmo geométrico nas últimas décadas, provocando o aumento da temperatura do globo.

Evitar uma catástrofe planetária é possível. O grande desafio é conciliar o desenvolvimento dos países com a preservação dos recursos naturais. Para isso, segundo os especialistas, são necessárias soluções tecnológicas e políticas. O engenheiro agrônomo uruguaio Juan Izquierdo, do Programa das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, propõe que se concedam incentivos e subsídios a agricultores que produzam de forma sustentável. "Hoje a produtividade de uma lavoura é calculada com base nos quilos de alimentos produzidos por hectare. No futuro, deverá ser baseada na capacidade de economizar recursos escassos, como a água", diz ele.
Como mostra o relatório, é preciso evitar a todo custo que se usem mais recursos do que a natureza é capaz de repor.

(Adaptado de Roberta de Abreu Lima e Vanessa Vieira. Veja, 5 de novembro de 2008, pp. 96-99)
Ou seja, a natureza não dá mais conta de repor tudo o que o bicho-homem tira dela. (1° parágrafo)

A expressão grifada acima assinala
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q856 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A SA Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE mostra que,
em 2008, 1,2 milhão de jovens de 18 a 24 anos de idade não
exercia atividade produtiva - não trabalhava, não estudava e não
ajudava em afazeres domésticos. O número representava 5,37%
do total da população nessa faixa etária. O fenômeno deve-se em
boa parte ao desemprego, mas outros fatores, como deficiências,
doenças ou simplesmente falta de ocupação, também pesaram,
segundo os pesquisadores. Na mesma faixa etária, passou para
13,9% a proporção dos jovens que cursam uma universidade.
Uma década antes, o porcentual era de 6,9%. O índice de
brasileiros que frequentam instituição de ensino superior,
independentemente da idade, chegou a 30%.

O Estado de S.Paulo, 10/10/2009, "Capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos da realidade social brasileira na atualidade, julgue os itens seguintes.
Sobretudo nos grandes centros urbanos, o desemprego, a baixa escolaridade e a falta de perspectivas profissionais e pessoais são fatores que podem levar jovens brasileiros a submeterem-se ao mundo das drogas e de outras formas de marginalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1114Q664 | Informática, Agente Administrativo, CLIN, FEC

Em relação à formatação de células no Excel 2000, a opção que contém apenas algumas das opções oferecidas por default nas guias da janela formatar células:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q942 | Informática, Agente Administrativo, CAERN, FGV

No Microsoft Word, o botão   possibilita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q27089 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Água Branca AL, FAPEC

As distribuições Linux, incluindo Fedora e Ubuntu, suportam os seguintes Ambientes de trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1118Q22507 | Administração de Recursos Materiais, Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos,

O estudo de estoques é realizado com base na previsão do consumo, que pode ser estimado pelo método da média aritmética, cuja principal vantagem é a inexistência de diferentes pesos entre os valores mais antigos e os valores mais recentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1119Q11518 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

Analise as afirmativas de forma distinta, atento para verificar se há ou não relação entre ambas.
“O agronegócio, embora venha crescendo nos últimos anos, ainda enfrenta entraves como a instabilidade no câmbio e a carência de infraestrutura no Brasil.”

PORQUE

“A ausência de investimentos nesta área resulta na redução de sua participação no PIB nacional que, hoje, é considerada irrelevante.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1120Q50726 | Administração Geral, Agente Administrativo, MPE RS

De forma geral, são quatro os tipos de estrutura administrativa nos quais os projetos são realizados. Esses tipos de estrutura são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.