Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1781Q31759 | Direito do Trabalho, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê que em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho. Além da qualificação civil ou profissional de cada trabalhador, deverão ser anotados todos os dados relativos à(a):

I. sua admissão no emprego.
II. duração e efetividade do trabalho.
III. férias.
IV. acidentes.
V. circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador.

Está correto o que se afirma em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1782Q193308 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do controle da administração, julgue os itens que se seguem.

A convocação de determinadas autoridades públicas para prestar informações à administração não se inclui entre as possibilidades de controle parlamentar exercido sobre a administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1783Q186931 | Turismo, Agente Administrativo, MTur, FUNIVERSA

Acerca do PNT, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1784Q193338 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1785Q6716 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, MAPA, DOM CINTRA

O Jornal do Comercio, em sua edição de 23 de novembro de 2009, noticiou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a impor sanções de comércio contra os Estados Unidos da América (EUA). Esta questão está relacionada ao seguinte fato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1786Q2397 | Conhecimentos Específicos, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

A respeito da Constituição Federal de 1988 (CF), suas emendas e
princípios fundamentais, julgue os itens que se seguem.

Entre os princípios fundamentais do Estado brasileiro,
incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construção de
uma sociedade livre, justa e solidária e a concessão de asilo
político. Além disso, a República Federativa do Brasil buscará
a integração econômica, política, social e cultural dos povos da
América Latina, visando à formação de uma comunidade
latino-americana de nações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1787Q373365 | Português, Dificuldades Semânticas e Ortográficas, Agente Administrativo, EFCJ SP

Analise as orações a seguir:

1 O diretor está de ______ humor.

2 Ele é um ______ aluno.

3 O diretor está sempre ______ humorado.

Marque a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, as lacunas acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1788Q2427 | Conhecimentos Específicos, Agente Administrativo, MPE RS, FCC

Determinado membro do Ministério Público da União é reincidente em falta anteriormente punida com advertência. Assim, conforme previsão da Lei Complementar no 75/93, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União, estará sujeito à pena disciplinar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1789Q2430 | Conhecimentos Específicos, Agente Administrativo, MPE RS, FCC

Nos termos da Lei Estadual no 7.669/82, para integrarem o Conselho Superior do Ministério Público, os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1790Q27785 | Administração de Recursos Materiais, Agente Administrativo, Câmara de Jaboticabal SP, VUNESP

Para que o Almoxarifado tenha sua funcionalidade reconhecida na organização, alguns documentos são utilizados no controle e no atendimento das diversas rotinas de trabalho desse setor.

É correto afirmar que Relatório Técnico de Inspeção é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1791Q192912 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Se André vai de ônibus, então Marcelo não vai de ônibus. Se Patrick nâo vai de carro, então Marcelo vai de ônibus. Nem Otávio foi de ônibus, nem Patrick foi de carro.
De acordo com o argumento determinado pelas premissas acima assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1792Q190100 | Informática, Navegadores, Agente Administrativo, MDIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, referentes a programas de navegação, programas de correio eletrônico e sítios de busca e pesquisa na Internet.

A pesquisa pelo termo intitle cloud feita no Google retorna todas as páginas que contenham a palavra cloud em sua URL.

  1. ✂️
  2. ✂️

1793Q12962 | Português, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

As opções seguintes apresentam trechos adaptados do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Assinale aopção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1794Q331692 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem.

Um caminhão tanque recolhe leite nas fazendas e sítios produtores e o transporta para o beneficiamento em laticínio. Em determinado dia, o tanque do caminhão continha 240 litros de leite em seu interior e, após recolher a produção nos sítios A e B, passou a ter 380 litros. Sabe-se que, naquele dia, o sítio B produziu 30 litros a mais que o sítio A. Nesse caso, a produção do sítio A naquele dia foi inferior a 58 litros de leite.

  1. ✂️
  2. ✂️

1795Q28593 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

No tocante à Lei n.º 8.429/92, sobre improbidade administrativa, pode-se afirmar que:

I- Diretores de instituições privadas não respondem por ato de improbidade administrativa.
II- Constitui ato de improbidade administrativa perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.
III-As ações que resultem em lesão ao patrimônio público obrigam o autor ao integral ressarcimento do dano, desde que praticadas com dolo.
IV-A perda da função pública é uma das sanções às quais o responsável pelo ato de improbidade está sujeito.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1796Q48054 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta erro na pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1797Q858812 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

A passagem adiante servirá de base para a questão:

“A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”

A que se refere o termo destacado “coisa”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1798Q342205 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Cada uma das colegas – Rose, Marta e Patrícia – tem um único irmão: Jonas, Daniel e Vítor, não necessariamente nessa ordem. Questionadas sobre os nomes de seus irmãos, as três fizeram as seguintes afirmações:

1. Patrícia: “Marta é irmã de Jonas”.

2. Rose: “Patrícia não está falando a verdade, pois o irmão de Marta é Vítor”.

3. Marta: “Patrícia e Rose mentiram, pois meu irmão é o Daniel”.

Sabe-se que a irmã de Vítor mentiu e que a irmã de Jonas falou a verdade. Portanto os irmãos de Rose, Marta e Patrícia são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1799Q2245 | Português, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP

Texto associado.
A Venezuela viveu na madrugada de ontem um novo dia de
protestos contra as arbitrariedades do governo de Hugo Chávez.
Depois de suspender o sinal de emissoras de tevê da oposição que
se recusaram a pôr no ar seu pronunciamento à nação, o governo
foi criticado em atos públicos realizados em Caracas e Mérida,
ambos duramente reprimidos. Em Mérida, dois jovens manifestantes,
um de apoio e outro de oposição ao governo, morreram.
A dureza da ação policial tem o objetivo de demover os que
repudiam o governo e, graças a ela, as manifestações de reação
às decisões do Executivo ainda têm proporções pequenas demais
para que se possam antever mudanças no país.

(Gazeta do Povo, 27.01.2010)
Em – ... dois jovens manifestantes, um de apoio e outro de
oposição ao governo, morreram.
– empregam-se as vírgulas,
pois elas separam uma expressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.