Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3381Q341743 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Agente Administrativo, SECULT DF, IADES

Um cantor tem 384 músicas para usar em shows que têm entre 20 e 30 músicas. Em cada show, ele sempre canta a mesma quantidade de músicas. Qual o número máximo de shows que ele poderá realizar sem repetir uma só música e sem usar seis delas de que ele não gosta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3382Q668407 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Agente Administrativo, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.
Analise a afirmativa a seguir: Em essência, o poder ________ é a atividade da Administração Pública que impõe limites ao exercício de direitos e liberdades, em prol do interesse coletivo. É o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. 
Marque a opção que completa corretamente a lacuna
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3383Q40183 | Arquivologia, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

A gestão de documentos compreende todas as operações realizadas com os documentos de arquivo do momento de sua criação até sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

3384Q667387 | Português, Fonética e Fonologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.
“Só a poesia possui as coisas vivas. O resto é necropsia”.
Os termos “poesia”, “possui”, “coisas”, “necropsia”, apresentam encontros vocálicos. Classifique-os e aponte a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3385Q817403 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Agente Administrativo, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

Com base na lei nº 8080/90, responda às questões de números 36 e 37. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3386Q435479 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Agente Administrativo, Prefeitura de Acari RN

Sobre as normas constitucionais que tratam do Mandado de Segurança, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3387Q406557 | Direito Administrativo, Parte Geral, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de processos licitatórios, julgue os seguintes itens. Dadas as alterações feitas, nos últimos anos, no marco regulatório das licitações públicas, aos requisitos do melhor preço e da maior vantagem para a administração pública somaram-se, também, critérios de sustentabilidade ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️

3388Q805918 | Legislação e Decretos, Decreto n 90922 1985, Agente Administrativo, CREA SP, NOSSO RUMO

Conforme o Decreto nº 90.922/85, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3389Q563234 | Informática, Windows, Agente Administrativo, Prefeitura de Vilhena Rondônia RO, IDECAN

Marcos trabalha em uma empresa de telemarketing, que possui seis atendentes, cujos computadores utilizam o Sistema Operacional Microsoft Windows XP. Frequentemente, ele acessa o computador de sua colega de trabalho para verificar dados de uma planilha. Para simplificar o trabalho de digitar o endereço de rede, pode-se criar um atalho para essa pasta da rede utilizando o recurso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3390Q186664 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Considere o número representado abaixo, formado por dois algarismos não nulos, em que Aéoalgarismo das dezenas e 3 é o algarismo das unidades.

                    A 3

Invertendo-se a ordem dos algarismos, obtém-se o número representado a seguir.

                    3 A

Sabendo-se que a diferença entre o triplo do primeiro número representado anteriormente e o dobro do número obtido após a inversão dos algarismos é igual ao primeiro número acrescido de 54 unidades, determine o quádruplo do número de quatro algarismos abaixo.

                  AAAA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3391Q189228 | Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

A formulação e a aplicação de critérios objetivos para a auditoria permanente dos procedimentos organizacionais relacionados aos recursos humanos compõem a política de desenvolvimento de pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3392Q186188 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos poderes da administração, julgue os itens
seguintes.

Em decorrência do poder regulamentar, a administração pública pode utilizar o regulamento autorizado para fixar normas técnicas, de forma que um regulamento sobre temática não prevista em lei, por exemplo, será considerado válido.

  1. ✂️
  2. ✂️

3393Q185951 | Direito Civil, Parte Geral, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à Lei de Introdução ao Código Civil e à disciplina
legal da propriedade, aos atos ilícitos e aos contratos, julgue os
próximos itens.

O titular de um direito que, ao exercê-lo, exceda manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes cometerá um ato ilícito.
  1. ✂️
  2. ✂️

3394Q699238 | Arquivologia, Agente Administrativo, SESACRE, IBFC, 2019

Ter um sistema de armazenamento, conservação e localização rápida de documentos é de suma importância. Neste contexto é esperado um tipo de gerenciamento e, sobre este, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3396Q669883 | História, Agente Administrativo, Prefeitura de São Francisco MG, COTEC, 2020

O estado de Minas Gerais, durante o período colonial, foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora durante o Ciclo do Ouro. Além do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, com presença de indústrias e outros ramos produtivos. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre Minas Gerias, complete corretamente a seguinte frase.
A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de ___________ existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país. Além disso, há uma forte presença de____________, com destaque para o ramo automobilístico. Na agropecuária, destaca-se a produção de__________, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3397Q807355 | Legislação Federal, Lei n 4504 1964 Estatuto da Terra, Agente Administrativo, MAPA, Dom Cintra Fundação

A Lei 4.504, de 30/11/64, dispõe: "Entende-se que o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país". O disposto na referida Lei diz respeito à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3398Q672199 | Arquivologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.
Quando levamos em conta o tempo de existência de um arquivo, ele pode pertencer a um destes três estágios: I. ARQUIVO DE PRIMEIRA IDADE OU CORRENTE – Guarda a documentação mais atual e frequentemente consultada. Pode ser mantido em local de fácil acesso para facilitar a consulta. Somente os funcionários da instituição têm competência sobre o seu trato, classificação e utilização. O Arquivo Corrente é também conhecido como Arquivo de Movimento. Exemplo: O arquivo do setor de almoxarifado de uma empresa de exportação, contendo as requisições de material do ano em curso. II. ARQUIVO DE SEGUNDA IDADE OU INTERMEDIÁRIO – Nele se encontram os documentos que perderam o valor administrativo cujo uso deixou de ser frequente. É esporádico. Eles são conservados somente por causa de seu valor histórico, informativo para comprovar algo para fins de pesquisa em geral, permitindo que se conheça como os fatos evoluíram. Esse tipo de arquivo é o que denominamos arquivo propriamente dito. III. ARQUIVO DE TERCEIRA IDADE OU PERMANENTE – Inclui documentos que vieram do Arquivo Corrente, porque deixaram de ser usados com frequência. Mas eles ainda podem ser consultados pelos órgãos que os produziram e os receberam, se surgir uma situação idêntica àquela que os gerou. Exemplo: o arquivo dos dez últimos anos da documentação de pessoal de uma empresa. 
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3399Q186597 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca das disposições constitucionais relativas à segurança pública, julgue os itens a seguir.

Na hipótese da ocorrência de crime contra o patrimônio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, compete à Polícia Federal apurar a infração penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

3400Q858617 | Português, Sintaxe, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

A passagem adiante servirá de base para a questão:

“A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”

Aponte a relação de sentido fixado pelo convectivo grifado em relação à construção antecedente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.