Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5921Q186194 | , Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para se ir da parte norte de uma cidade à parte sul é necessário passar por uma ilha. A ilha está ligada à parte norte por 3 pontes de pistas duplas e, à parte sul, por 2 pontes, também de pistas duplas. Na ilha, há conexões, de pistas duplas, ligando todas as pontes de acesso à ilha, de forma que uma pessoa possa transitar livremente de uma parte à outra por essas pontes. Considerando essa descrição e que Maria esteja na parte norte da cidade, que Pedro esteja na ilha e que João esteja na parte sul, julgue os itens a seguir.

Caso, ao acessar a ilha, partindo de determinada ponte, Maria passe por cada uma das 5 pontes uma única vez, ela não retornará à ponte de partida.

  1. ✂️
  2. ✂️

5922Q401501 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Agente Administrativo, FUNAG, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos principais deveres do servidor público, julgue os itens subseqüentes.

A limpeza e a ordem do local de trabalho são de responsabilidade da empresa contratada para a prestação desses serviços, isentando de qualquer obrigação o servidor público que utiliza aquele local.

  1. ✂️
  2. ✂️

5923Q192097 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da centralização, descentralização, concentração e desconcentração e da organização administrativa da União, julgue o item subsequente.

As fundações públicas admitem dois regimes jurídicos de pessoal: o estatutário, em que o servidor público ocupa o cargo regido por um estatuto; e o celetista, em que o empregado público é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  1. ✂️
  2. ✂️

5924Q399210 | Direito Administrativo, Modalidades, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

O pregão, como modalidade licitatória própria, tem características diferenciadoras em relação às demais previstas na Lei n.º 8.666/1993. Assinale a alternativa que apresenta característica exclusiva da modalidade pregão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5925Q721776 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente Administrativo, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Honduras, país localizado na América Central, enfrenta grave crise institucional desde a deposição de seu presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. A respeito dessa crise, julgue os itens seguintes.

Após sua deposição, Zelaya ficou preso por duas semanas antes que fosse expulso do país pelos militares hondurenhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

5927Q433540 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Agente Administrativo, MDIC, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens. A CF garante autonomia funcional e administrativa à defensoria pública estadual e ao Ministério Público.
  1. ✂️
  2. ✂️

5928Q722067 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

Entre os fatos políticos que, nos últimos tempos, chamaram a atenção do mundo, está uma eleição que, pelas peculiares circunstâncias de seu país, historicamente marcado pela segregação racial, representou inegável ineditismo. Trata-se da eleição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5929Q437691 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Quanto às disposições acerca de servidores públicos previstas na CF, julgue os seguintes itens.

Servidor público federal portador de deficiência pode ter critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

5931Q188376 | Direito Processual Civil, Nomeação à autoria, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

O fenômeno da intervenção de terceiros é, comumente, definido no sistema processual brasileiro como ingresso, em um processo, de quem não é parte. Tal fenômeno ocorre porque, muitas vezes, um processo produz efeitos sobre a esfera jurídica de interesses que pertencem a pessoas estranhas à relação processual. A doutrina divide as intervenções de terceiros em intervenções espontâneas e coactas. Sobre as diversas intervenções de terceiros, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5932Q702958 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O Word 2010 proporciona que um arquivo criado e editado seja recuperado após o fechamento sem salvar. O caminho correto a ser realizado para recuperação do arquivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5933Q193300 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, cada um dos
itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de
uma assertiva a ser julgada.

Paulo não gozou as férias relativas ao ano de 2008 e, em 16 de julho desse mesmo ano, foi exonerado do cargo em comissão que ocupava. Nessa hipótese, Paulo fará jus a indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício de fração superior a 14 dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

5934Q391230 | Direito Administrativo, Serviço Público, Agente Administrativo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Apesar de todos os serviços públicos possuírem um traço de essencialidade, uns são mais importantes, relevantes e indispensáveis para a coletividade, pois são revestidos do caráter de urgência e precisam ser fornecidos de forma contínua.

Das alternativas abaixo, qual NÃO apresenta um destes serviços:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5935Q813637 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Sandro tem 20 anos de idade e é agente administrativo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) de um estado da Federação. Ele pretende mover um processo administrativo no âmbito do MTE em face de resolução emanada pelo ministro em 2001. Pretende, ainda, mover outro processo perante a Superintendência em que atua contra o despacho do superintendente que indeferiu seu pedido de gozo de férias de 45 dias consecutivos.

Considerando a situação hipotética apresentada acima e à luz da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens que se seguem.

Uma vez interposto o processo administrativo tanto no âmbito do MTE quanto na SRTE, Sandro terá direito a ter vista dos autos, a obter cópias de documentos nele contidos e a conhecer as decisões proferidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5936Q427338 | Direito Constitucional, Diversos, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito dos poderes do Estado e suas respectivas funções. Os ministros de Estado são escolhidos pelo presidente da República sem a necessidade de aprovação da escolha pelo Senado Federal. Não se exige que eles sejam brasileiros natos, mas que sejam maiores de 35 anos de idade e estejam no exercício de seus direitos políticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

5937Q709205 | Legislação Municipal, Agente Administrativo, Prefeitura de Chuí RS, FUNDATEC, 2019

Considerando que o Município de Chuí faz parte de um sistema administrativo conjugado com demais esferas do poder público, de acordo com a Lei Orgânica, ele deve executar políticas de promoção de habitação, transporte, desenvolvimento urbano e rural, dentre outros, essas competências do município, são comuns com: I. O Distrito Federal. II. A União. III. O Estado. Quais estão INCORRETAS? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5938Q409694 | Direito Administrativo, Contratos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos. Como o contrato administrativo é um contrato de adesão, todo o seu conteúdo será definido unilateralmente pela própria administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

5939Q186757 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, MPOG, FUNRIO

No tocante a prescrição da ação disciplinar, nos termos do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais (Lei n. 8112/90) é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.