Início

Questões de Concursos Agente Administrativo

Resolva questões de Agente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


7501Q955792 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Qual é a principal função de um sistema operacional em um computador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7502Q955538 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Na redação oficial, o texto conciso é aquele que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Portanto, para um texto ser conciso, ele deve evitar detalhes irrelevantes como:

I. Caracterizações.

II. Subordinação excessiva.

III. Comentários supérfluos.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7503Q955794 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Constituição Federal, a lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, EXCETO nos casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7504Q955801 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa, é ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7505Q1074080 | Informática, Editor de Textos, Agente Administrativo, Prefeitura de Guadalupe PI, OBJETIVA, 2025

Ao abrir um documento no Microsoft Word 2016, o modo de leitura pode ser ativado para facilitar a visualização do conteúdo. No entanto, para realizar alterações no texto, é necessário retornar ao modo de edição. Considerando as opções a seguir, qual delas permite sair do modo de leitura e voltar à edição do documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7506Q956332 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Agente Administrativo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

No que se refere à organização e ao arquivamento, analise as assertivas abaixo:

I. O método alfabético organiza os documentos com base na ordem dos nomes ou títulos.
II. O setor de protocolo é responsável pelo recebimento, registro e tramitação de documentos.
III. O plano de classificação é dispensável quando o arquivamento segue a ordem cronológica.

Das assertivas, está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7507Q988334 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Agente Administrativo, Câmara de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Texto associado.

Leia o poema abaixo e responda a questão.

“Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)”


Leilão de Jardim, de Cecília Meireles

Na frase "E a cigarra e a sua canção?", qual é a função sintática da expressão "a sua canção"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7508Q988336 | Português, Figuras de Linguagem, Agente Administrativo, Câmara de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Texto associado.

Leia o poema abaixo e responda a questão.

“Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)”


Leilão de Jardim, de Cecília Meireles

No verso "E este sapo, que é jardineiro?", qual figura de linguagem está em evidência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7509Q954288 | Direito Administrativo, Princípios, Agente Administrativo, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

A respeito do Princípio da Legalidade, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É decorrente do Estado Democrático de Direito, uma vez que informa as atividades da administração pública.
( ) Torna efetivo o Estado democrático, uma vez que traz limitações ao administrador público, impondo-lhe a estrita observância da norma legal.
( ) À Administração Pública é conferida a liberdade de agir, desde que a Lei não proíba tal ação.
( ) Também se encontra assentado em bases valorativas, significando que o administrador público além de observar rigorosamente as leis, deve também sujeitar-se aos fundamentos e princípios constitucionais regentes da Administração Pública.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7510Q893104 | Administração Geral, Agente Administrativo, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.


SOBRAL, Filipe. PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.


O texto faz referência ao conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7511Q892602 | Administração Geral, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Na administração há três níveis organizacionais: nível institucional, nível intermediário e nível operacional. A respeito desses níveis, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7512Q1026234 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Agente Administrativo, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

O período de tempo das 8 horas e 30 minutos às 18 horas precisa ser utilizado para a realização de 3 reuniões, de igual duração, com os novos colaboradores de uma empresa, sendo que entre a primeira e a segunda reuniões deverá haver uma hora e meia para descanso e almoço, e entre a segunda e a terceira reuniões deverá haver meia hora para um lanche com a terceira reunião terminando exatamente às 18 horas.
Com isso, o horário do lanche deverá iniciar às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7513Q1011899 | Direito Constitucional, Ordem Social, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da previdência social, das finanças públicas, dos orçamentos e dos servidores públicos, julgue o item que se segue, de acordo com a CF e a jurisprudência aplicável do STF.

Qualquer benefício que venha a substituir o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado da previdência social não poderá ser estabelecido em valor mensal inferior ao salário mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

7514Q1083327 | Direito Constitucional, Teoria dos Direitos Fundamentais, Agente Administrativo, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um direito ou garantia fundamental previsto no referido dispositivo legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7516Q894671 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Uma empresa está implantando medidas de segurança da informação para proteger seus dados sensíveis. Nessas condições, analise as ações a seguir:

I- Garantir que as informações sejam confiáveis e exatas, e que pessoas não autorizadas não podem alterar os dados. II- Manter sistemas e software atualizados com as últimas correções de segurança ajuda a proteger contra vulnerabilidades conhecidas. III- Adicionar uma camada extra de segurança com a autenticação de dois fatores dificulta o acesso não autorizado mesmo em caso de comprometimento da senha. IV- Realizar backups periódicos dos dados é fundamental para garantir a disponibilidade e recuperação rápida em caso de falhas ou incidentes.

São estratégias eficientes as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7517Q976849 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Considerando a ética na Administração Pública, analise as sentenças:

I - O comportamento das pessoas, grupos e das organizações, são orientados pelos códigos de ética.
II - As decisões pessoais e organizacionais que são tomadas com base no código de ética refletem os valores vigentes na sociedade.
III - Cada sociedade, cada grupo social, tem suas concepções, a ética estabelece a conduta apropriada e as formas de promovê-la.
IV - Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização.
V - A ética nas organizações públicas inclui desde o respeito com que os usuários são tratados ao estilo de gestão do administrador público.
VI - As organizações públicas estão se convencendo de que, para suas atividades sobreviverem de forma adequada, devem agir com muito mais atenção em relação à ética.

Após a análise, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7518Q1011923 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a gestão de desempenho, motivação e gestão por competências, julgue o item seguinte.

A gestão de desempenho é um processo que se limita ao alcance dos objetivos organizacionais e à entrega de resultados, mediante a realização de revisões periódicas e avaliações sistemáticas das pessoas integrantes do processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

7519Q894677 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

No que diz respeito ao processo administrativo e suas funções, julgue a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.