Início

Questões de Concursos Agente Comunitário de Saúde

Resolva questões de Agente Comunitário de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1064874 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2024

No âmbito de sua atividade diária como Agente Comunitário de Saúde, você se depara com uma paciente, Letícia que relata estar sentido dor de cabeça, febre alta, prostração, dor atrás dos olhos. Considerando esses sintomas, qual das seguintes opções representa a doença mais provável a ser investigada e abordada no contexto da atuação do Agente Comunitário de Saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q985288 | Português, Por que porque porquê por quê, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e berrou:

— Bem, agora descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar.

Os dois se afastaram, foram até o rio. Voltaram e verificaram que o burro tinha dividido a caça em três partes absolutamente iguais.

— Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha?

O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostrando-o no chão, morto. Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse:

— Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Me faça um favor agora — divida você o bolo da atual caça.

Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou:— Compadre leão, está pronta a partilha!

O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato: — Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa?

E o rato respondeu:

— Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu — é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha — é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha — e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito!

— Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! — exclamou o leão, realmente admirado. — Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria?

— Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto.


Fonte: Millôr Fernandes. Adaptado

De acordo com o emprego dos porquês, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
O burro foi morto não ______ não sabia matemática, mas _______ não entendeu o _______do leão ter pedido partes absolutamente iguais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q1064728 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Humberto de Campos MA, FUNATEC, 2025

Em qual alternativa há figura de linguagem do tipo metáfora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q1065019 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Texto associado.
Olhos parados

Manoel de Barros

Olhar, reparar tudo em volta, sem a menor intenção de poesia.

Girar os braços, respirar o ar fresco, lembrar dos parentes.

Lembrar da casa da gente, das irmãs, dos irmãos e dos pais da gente.

Lembrar que estão longe e ter saudades deles…

Lembrar da cidade onde se nasceu, com inocência, e rir sozinho.

Rir de coisas passadas. Ter saudade da pureza.

Lembrar de músicas, de bailes, de namoradas que a gente já teve.

Lembrar de lugares que a gente já andou e de coisas que a gente já viu.

Lembrar de viagens que a gente já fez e de amigos que ficaram longe.

Lembrar dos amigos que estão próximos e das conversas com eles.

Saber que a gente tem amigos de fato!

Tirar uma folha de árvore, ir mastigando, sentir os ventos pelo rosto…

Sentir o sol. Gostar de ver as coisas todas. Gostar de estar ali caminhando.

Gostar de estar assim esquecido. Gostar desse momento. Gostar dessa emoção tão cheia de riquezas íntimas.
Nos versos 3, 4 e 5 e também nos versos 7, 8, 9 e 10 há a repetição da mesma palavra no início de cada verso (lembrar). Este recurso estilístico é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q981828 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ribeiro Gonçalves PI, JVL Concursos, 2025

Dengue é provocada por um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e pode resultar em quadros graves. Assinale a alternativa que representa notificação e manejo CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q1064532 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2025

A malária é uma doença transmitida por um vetor específico. Considerando o modo de transmissão da malária, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q916477 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A Regionalização consiste em um dos princípios doutrinários do SUS. Ela é o eixo estruturante que organiza a descentralização das ações e serviços de saúde no País e se materializa por meio da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A Regionalização busca promover:

I.A equidade e a integralidade na atenção à saúde.
II.A racionalização dos gastos e otimização dos recursos, com ganho de escala.
III.O estabelecimento de mecanismos de governança e a atuação do Estado orientada pela lógica dos interesses coletivos e do SUS no espaço regional.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/se/dgip/ regionalizacao

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q1064708 | Secretariado, Comunicação em Secretariado, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Sobre documentos utilizados na redação oficial, analise as afirmativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I. “Atenciosamente” é o fecho padrão em e-mails utilizados para comunicações oficiais.
II. Com o uso do e-mail, popularizou-se a abreviação “Att.”, que, portanto, pode ser utilizada em redação oficial.
III. Outros fechos, como “Abraços” e “Saudações”, apesar de amplamente usados, não são fechos oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1065236 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Ceará, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Novo Oriente CE, ICECE, 2025

A história do povoamento de Novo Oriente remonta à atividade pecuária e ao deslocamento dos vaqueiros, que buscavam rastros de gado perdido. Considerando esse contexto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q1064732 | Informática, Segurança da Informação, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Humberto de Campos MA, FUNATEC, 2025

Sobre o uso de tecnologias na atenção básica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q1065244 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Novo Oriente CE, ICECE, 2025

Durante suas visitas domiciliares, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) observa que uma família do território apresenta fatores de risco: o pai é tabagista, a mãe não concluiu o pré-natal e a criança de 2 anos está com esquema vacinal incompleto. Considerando a perspectiva da promoção, prevenção e proteção à saúde, qual deve ser a conduta prioritária do ACS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q1064735 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Humberto de Campos MA, FUNATEC, 2025

Sobre a geração de empregos formais em Humberto de Campos no primeiro trimestre de 2025, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q1088810 | Direito Constitucional, Constituições Estaduais, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nova Alvorada RS, FUNDATEC, 2025

Alexia acessou um sistema do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e viu que o nome de sua mãe estava registrado erroneamente. Ao procurar atendimento, o servidor Marcello disse que os dados não poderiam ser alterados. Com base na Constituição Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, a resposta de Marcello está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q981818 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ribeiro Gonçalves PI, JVL Concursos, 2025

Para calcular automaticamente a média de um conjunto de valores no Excel, a função adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q1064763 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e é composto por:

I. Toda vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas e atmosfera.
II. Recursos naturais, como a água e o ar, e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.