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Questões de Concursos Agente Comunitário de Saúde

Resolva questões de Agente Comunitário de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q1064352 | Informática, Segurança da Informação, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Calumbi PE, IGEDUC, 2025

Phishing é uma técnica de cibercrime que envolve o uso de mensagens fraudulentas para enganar pessoas e levá-las a compartilhar informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, informações bancárias, ou outros dados sensíveis. Qual das alternativas descreve uma prática eficaz para minimizar o risco de ataques de phishing?
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462Q1064887 | Informática, Navegadores Browser, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

É um navegador de internet desenvolvido pela Google. Foi lançado pela primeira vez no dia 2 de setembro de 2008, para o Microsoft Windows, e mais tarde foi portado para Linux, Mac, iOS e Android. Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao navegador descrito:
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464Q1064907 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

Um terreno possui 290400 m2 de área. No anúncio de venda da propriedade, sua área foi informada no valor correspondente em alqueires paulistas. Sabendo-se que 1 alqueire paulista corresponde a 2,42 hectares e que 1 hectare corresponde a 10000 m2 , a área informada no anúncio de venda do terreno foi de
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465Q1064653 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

No âmbito da Estratégia Saúde da Família, a territorialização é um processo fundamental para a organização dos serviços de atenção primária. Em um município, a Secretaria de Saúde determinou que cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve acompanhar moradores de uma área geográfica específica. Durante esse processo, a equipe identificou que algumas regiões apresentam maior vulnerabilidade social e demandas específicas de saúde. Com base nessecontexto, assinale a alternativa que melhor representa a importância da definição das microáreas de abrangência para a Estratégia Saúde da Família.
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466Q1064654 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

Em 2020, o mundo enfrentou a pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV2. Durante esse período, diversas estratégias foram adotadas para reduzir a transmissão do vírus e proteger a população. Com base nos aprendizados da pandemia, qual das medidas abaixo foi considerada essencial para o controle da COVID-19?
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468Q1065187 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Texto associado.
Quer caminhar mais? 5 ideias para criar uma rotina de caminhada, segundo os especialistas

Quando se trata de maneiras simples de cuidar da saúde do corpo e da mente de forma acessível, a caminhada é uma atividade imbatível. Isso porque os benefícios de caminhar são enormes e todas as pessoas podem usufruir dos resultados positivos ao incluir a caminhada em seu dia a dia. Você não precisa se matricular em uma academia ou ter um treinador a sua disposição. Não é necessário nem um local específico para praticar essa atividade física.

O necessário, segundo especialistas médicos, é organização e disciplina para andar com periodicidade e, assim, criar uma rotina de caminhada. Desta forma será possível usufruir de benefícios que vão desde prevenir doenças cardíacas e diabetes até pressão alta e, ainda, evitar câncer, melhorar a imunidade e muito mais.

Caminhar cerca de 30 minutos diariamente já pode trazer todos os tipos de benefícios à saúde, como informa a instituição Arthritis Foundation norte-americana e também um artigo publicado no site da Universidade de Harvard.

Jovem, adulto, idoso… Sempre é tempo de levantar da cadeira, colocar um tênis e sair andando por aí. Mas há cuidados e uma certa organização que vale a pena estar atento. Confira, a seguir, cinco ideias para te ajudar a criar uma rotina de caminhada e deixar o sedentarismo de lado de forma simples. Sua saúde vai te agradecer!

1. Escolha o tênis ideal para sua caminhada;

2. Organize um plano para caminhar pouco a pouco;

3. Use roupas confortáveis para caminhar;

4. Escolha bem o local onde caminhar;

5. Foco e postura ao caminhar.

Fonte:https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/01/quer-caminhar-mais-5-ideias-para-criar-uma-rotina-de-caminhadasegundo-os-especialistas (adaptado).
Na frase "Caminhar cerca de 30 minutos diariamente já pode trazer benefícios", qual das palavras é classificada como advérbio?
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469Q1065193 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

O puerpério é o período do nascimento do bebê até 45 dias após o parto. Dessa forma, o Agente Comunitário de Saúde deve fazer as seguintes orientações à puérpera, EXCETO:
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470Q1065195 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

A Atenção Básica como contato preferencial dos usuários na rede de atenção à saúde orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas. Considera as pessoas em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral, por meio da promoção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e da redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer sua autonomia.

Dessa forma, é fundamental que o processo de trabalho na Atenção Básica se caracteriza por, EXCETO:
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471Q1065196 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

A queda em idosos é um importante problema de saúde pública. Além de contribuir para a diminuição da qualidade de vida das pessoas, a ocorrência da queda pode acarretar um gasto considerável tanto do ponto de vista financeiro quanto do familiar e social. Nesse sentido, analise as assertivas quanto a problemas e respectivas soluções para evitar quedas:

I. Tapetes soltos: usar tapete derrapante.
II. Fios soltos: evitar extensões ou, caso necessárias, fixá-las ao chão usando fita adesiva.
III. Dificuldade para levantar-se de vaso sanitário: usar barras de apoio no banheiro.

Está(ão) INCORRETA(S):
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472Q915960 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Considere as afirmativas relacionadas ao papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na promoção da saúde, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) O tratamento de doenças é a melhor ação no âmbito da saúde.
( ) Competem aos ACS às atividades como o desenvolvimento de ações educativas apenas individuais em suas visitas domiciliares.
( ) O ACS é uma figura essencialmente encarregada de facilitar a comunicação e a interação entre a comunidade e a equipe de saúde.

Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta:
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473Q915961 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Qual é a abordagem recomendada para o mapeamento territorial na Estratégia de Saúde da Família (ESF)?
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474Q1064962 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido Godói RS, Prefeitura de Cândido Godói RS, 2025

Um dos pilares da Atenção Primária é o acompanhamento contínuo das famílias. O Agente de Saúde colabora nesse processo ao:
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475Q916489 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

No que diz respeito a Vigilância Sanitária, analise a afirmativa abaixo:

A(o)_________é uma autarquia sob regime especial que tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
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476Q1064971 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Jeceaba MG, FRONTE, 2025

Texto associado.
Saiba mais sobre a Atenção Primária à Saúde (APS)


A Atenção Primária à Saúde - APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

Hoje, há uma Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) disponível para apoiar os gestores municipais na tomada de decisões e levar à população o conhecimento do que encontrar na APS. Ela envolve outras iniciativas também, como: o Programa Saúde na Hora e o Mais Médicos. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que, entre os serviços oferecidos pela Atenção Primária à Saúde (APS), incluem-se:
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477Q978192 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A vacinação é uma estratégia fundamental para a prevenção de doenças e promoção da saúde na comunidade. Em relação à atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no âmbito da vacinação, é CORRETO afirmar que:
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478Q1065247 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

Considerando o emprego de recursos coesivos no texto, analise as assertivas a seguir:

I. Na linha 11, o pronome “Todos” tem como referente a palavra “exames” (l. 09).
II. Na linha 13, o sujeito da forma verbal “fazia” é elíptico e se refere a “liga” (l. 14).
III. Na linha 22, o pronome pessoal “lhes” refere-se a “eles” (l. 21).

Quais estão corretas?
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479Q1064993 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Literatura para ver

Georgina Martins

“Mas eles não são cegos, como é que não conseguem ler Machado de Assis?” Em 2008, esta foi a minha resposta ao pedido de ajuda de uma aluna do curso de especialização em literatura infantil e juvenil da Faculdade de Letras da UFRJ. Ela era professora do Ensino Médio da rede pública e precisava de sugestões metodológicas para ensinar literatura aos seus alunos surdos. Minha resposta, na verdade, minha pergunta, foi resultado do meu primeiro espanto diante de uma questão a qual sequer poderia supor que se tornaria minha principal indagação e meu maior desafio na prática docente.
A professora desejava que seus alunos surdos lessem Machado de Assis, o que, para minha ignorância, não se constituía em um problema diferente daqueles que a grande maioria dos professores de literatura enfrenta. Por isso me pus a sugerir os mais batidos conselhos: ler com eles, explicar a sintaxe de Machado, mostrar que a estrutura frasal é mais complexa do que a dos textos com os quais estão acostumados, fazer um passeio pelo contexto histórico e cultural do Brasil do século XIX, e, principalmente, fazê-los acreditar que a professora deles é uma leitora, e todo aquele papo de educação pelo exemplo.
A professora me repetiu que os alunos eram surdos e que, por isso, tinham muitas dificuldades com a leitura,logo, ensinar literatura para eles não era uma tarefa fácil. Confesso que não entendi quase nada do problema,porqueminha ignorância no assunto me fazia pensar que a surdez não se configurava em impedimento para o aprendizado da língua portuguesa.
Movida pela curiosidade em adentrar em um universo de novas possibilidades e pelo desejo de ajudar a tal aluna, procurei auxílio com a professora Deize Santos, que, à época, atuava no departamento de linguística da Faculdade de Letras. Coincidentemente, ela estava às voltas com a aprovação de dois importantes cursos nessa área – uma graduação em Letras-Libras e uma pós-graduação em tradução e interpretação em língua de sinais – e não mediu esforços em partilhar todo conhecimento que havia acumulado sobre o tema. Três anos depois, por ocasião da aprovação do curso de “pós”, convidou-me para ministrar a disciplina de literatura infantil e juvenil para a turma de surdos e ouvintes que começava na Faculdade de Letras. A experiência não só me fez rever toda prática de ensino, como ainda proporcionou minha plena realização profissional, confirmando a crença de que ensinar literatura é preciso e aprender literatura é um direito de todo ser humano.
Tenho por hábito começar minhas aulas buscando esclarecer a origem e a natureza do objeto sobre o qual vamos nos debruçar durante o período letivo, daí a necessidade de começar investigando, juntamente com a turma, os diferentes modos de conceituar literatura e seus principais gêneros discursivos, como poesia e prosa, para, logo em seguida, entrar na discussão sobre o literário e o literal, tendo como suporte as noções linguísticas de denotação e conotação. Mas como fazer isso com alunos surdos que não têm a língua portuguesa como primeira língua?
Descobri que os surdos acabam por ser estrangeiros na própria pátria. Era preciso pensar o ensino de literatura de outro modo, uma literatura para ver, e só depois para ler […]


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/literatura-para-ver/. Adaptado.
As expressões logo e porque, destacadas no texto, podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, por, respectivamente:
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480Q1064485 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre mapeamento da área de atuação, analise as afirmativas a seguir.

I- O mapa é um desenho que representa o que existe naquela localidade: ruas, casas, escolas, serviços de saúde, pontes, córregos e outros espaços importantes.
II- O mapa da área de atuação de uma Unidade de Saúde da família deve ser construído pela equipe responsável, sendo vedada a participação de agentes externos, como, por exemplo, membros da comunidade.
III- O mapa retrata o território onde acontecem mudanças. Portanto, ele é dinâmico e deve ser constantemente atualizado.

É CORRETO o que se afirma em:
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