Início

Questões de Concursos Agente Comunitário de Saúde

Resolva questões de Agente Comunitário de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q1064884 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


Corais danificados pelo aquecimento global são recuperados


"Esta parte do mundo é muito especial", afirma a bióloga marinha Taryn Foster sobre o arquipélago dos Abrolhos no Oceano Índico, a 64 km a oeste do litoral da Austrália.


"Não há palmeiras, nem vegetação exuberante", prossegue ela. "Mas, quando você entra na água, vê todas essas espécies de corais e peixes tropicais.


Os corais são animais conhecidos como pólipos, encontrados principalmente nas águas tropicais. Os pólipos têm corpos moles e formam uma casca externa dura, extraindo carbonato de cálcio do mar. Com o passar do tempo, essas cascas se acumulam, formando as bases dos recifes que observamos hoje em dia.


Os recifes de coral cobrem apenas 0,2% do leito do oceano, mas fornecem habitat para mais de um quarto das espécies marinhas do planeta. Essas criaturas são sensíveis ao calor e à acidificação. Por isso, nos últimos anos, com os oceanos ficando mais quentes e mais ácidos, os corais ficaram sujeitos a doenças mortais.


Os corais doentes ficam brancos. E Foster testemunhou em primeira mão o processo de branqueamento. Segundo a Rede Global de Monitoramento dos Recifes de Coral, um aumento de 1,5°C da temperatura da água causa perdas de 70% a 90% dos recifes do planeta. E alguns cientistas afirmam que, até 2070, todos os recifes terão desaparecido.


"As mudanças climáticas são a ameaça mais significativa para os recifes de coral em todo o mundo", alerta Cathie Page, do Instituto Australiano de Ciências Marinhas. "Graves eventos de branqueamento causados pelas mudanças climáticas têm efeitos muito negativos", prossegue ela, "e ainda não temos boas soluções."


Os esforços de restauração dos corais costumam envolver o transplante de corais minúsculos, cultivados em viveiros, sobre os recifes danificados. Este trabalho é lento, de alto custo e apenas uma fração dos recifes ameaçados recebe ajuda. Mas é nas águas rasas do arquipélago dos Abrolhos no litoral da Austrália que Foster testa um sistema que, segundo ela, reviverá os recifes com mais rapidez.


O processo envolve o enxerto de fragmentos de coral em pequenos suportes, que são inseridos em uma base moldada maior. Estas bases são agrupadas em lotes e colocadas sobre o leito do oceano. Foster foi quem projetou a base, em forma de disco plano com ranhuras e uma alça, feita de concreto de rocha calcária.


"Queríamos que fosse algo que pudéssemos produzir em massa, a preço razoável", explica a bióloga. "E que fosse facilmente lançado por um mergulhador ou por um veículo de operação remota." Até o momento, os resultados foram animadores.


"Nós desenvolvemos diversos protótipos diferentes dos nossos esqueletos de coral", explica Foster. "E também testamos com quatro espécies diferentes. Todas elas crescem maravilhosamente."

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ articles/c72j3n9x88zo.adaptado.


Graves eventos de branqueamento causados pelas mudanças climáticas têm efeitos muito negativos", prossegue ela, "e ainda não temos boas soluções.

Assinale a opção que contenha apenas adjetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q1064891 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Também conhecidas como wireless ou também Wi-Fi (pronuncia- se "Uai Fai"), esta tecnologia permite a conexão de computadores e equipamentos sem a necessidade do uso de cabos de transmissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q1065170 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2025

Durante uma reunião com moradores de uma comunidade carente, o agente comunitário de saúde (ACS) observa que há desconfiança em relação às campanhas de saúde conduzidas pela equipe de saúde responsável por aquela área e percebe, além disso, que a população faz o uso frequente de plantas medicinais e práticas tradicionais recomendadas por benzedeiras.

Considerando as estratégias de promoção de saúde, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais adequada para conquistar a confiança da comunidade e promover melhoras na saúde coletiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q1064661 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB 2017), nas áreas de risco e vulnerabilidade social, inclusive aquelas com grande dispersão territorial, o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para garantir 100% de cobertura da população. Nesses casos, considera-se um limite máxima de até __________ pessoas por agente, respeitando critérios epidemiológicos, socioeconômicos e geográficos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q1064690 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Em novembro de 2025, o Brasil receberá a COP30, tendo como sede a cidade de Belém (PA), que já se prepara para receber cerca de 40 mil visitantes que, de acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o fluxo esperado durante os principais dias do evento. Mas, o que é a COP30?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q915954 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

No acompanhamento do recém-nascido, é importante que o ACS verifique se o bebê já possui documentação e informe aos pais informações sobre o documento. Sobre a Certidão de Nascimento, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q1078516 | Informática, Internet, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Humberto de Campos MA, FUNATEC, 2025

Sobre a diferença entre internet e intranet, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q984835 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação à gripe (influenza), assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A gripe é uma infecção aguda do sistema ________, provocada pelo vírus da influenza, que possui grande potencial de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q983306 | Direito Sanitário, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

De acordo com o Art. 16 da Lei nº 8080, é competência da direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) definir e coordenar os sistemas:

I. De redes integradas de assistência de alta complexidade.

II. De rede de laboratórios de saúde pública.

III. De vigilância epidemiológica. É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

651Q983326 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

Gelo derreteu sob nossos pés: a dramática foto de huskies correndo sobre água que revela rápido degelo da Groenlândia


Em junho de 2019, uma imagem impressionante de cães da raça husky siberiano viralizou rapidamente e assombrou o mundo. Ela mostrava os animais aparentemente andando sobre a água na Groenlândia.


A foto foi tirada pelo cientista climático Steffen Olsen, do Instituto Meteorológico Dinamarquês. Ele é o líder do projeto europeu Blue Action, que pesquisa os efeitos das mudanças no Ártico sobre o clima do planeta.


"Eu me surpreendi ao ver que tantas pessoas achavam bonita aquela foto. Eu a vi como uma situação assustadora."


Os cachorros, na verdade, caminhavam em meio a uma camada de água derretida, da altura de um tornozelo humano, sobre o gelo marinho em Inglefield Bredning, no noroeste da Groenlândia.


"Aprendi a ver a foto como uma ilusão", conta Olsen. "As pessoas não veem o gelo marinho, mas os cães andando sobre a água."


Olsen tirou a foto enquanto viajava com uma equipe de cientistas que monitorava as condições do mar e do gelo perto de Qaanaaq, uma das cidades localizadas mais ao norte do planeta. Eles recuperavam instrumentos científicos que haviam instalado durante o inverno.


"Viajávamos há algumas horas e ficou claro que derretimento era muito grave. O gelo derreteu mais ou menos abaixo dos nossos pés enquanto caminhávamos sobre ele", relembra Olsen.


"Os caçadores locais e eu estávamos muito surpresos; procurávamos pontos secos para retirar os cães e os esquis da água e não havia nenhum em vista. Os cachorros costumam hesitar muito para colocar as patas na água, segundo Olsen.


"Normalmente, quando encontramos água, é porque existem rachaduras no gelo marinho e os cães precisam pular sobre a água e eles odeiam isso. Mas estava muito quente e achamos que eles estavam felizes por poderem refrescar as patas." Ele conta que, naquele dia, as temperaturas atingiram 14 °C.


Os cientistas conseguiram recuperar seus instrumentos alguns dias depois, quando a água já havia se infiltrado nas pequenas rachaduras da cobertura de gelo.


"Você tem um curto período de tempo para regressar, até que o gelo entre em colapso e se rompa", explica Olsen.


O cientista conta que ficou surpreso com o rápido derretimento observado quando ele tirou a foto. Ele só havia experimentado este evento extremo uma vez, durante seus quinze anos, realizando pesquisas na Groenlândia. Não é comum que o derretimento ocorra com tanta rapidez, segundo ele.


"É preciso ter uma onda súbita de ar quente quando ainda há neve fresca sobre o gelo marinho sólido", explica Olsen. Por isso, este é um exemplo de evento extremo se desenvolvendo no início da estação".


Casos de derretimento como o presenciado por Olsen, normalmente, só ocorrem no final da estação, no fim de junho ou julho.


Estes eventos têm efeito bola de neve, gerando novos derretimentos, à medida que existe menos neve e gelo para refletir os raios solares de volta para o espaço e manter a superfície fria.

Eu a vi como uma situação assustadora.

Sintaticamente, é correto afirmar que, nesta frase,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q983331 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

Gelo derreteu sob nossos pés: a dramática foto de huskies correndo sobre água que revela rápido degelo da Groenlândia


Em junho de 2019, uma imagem impressionante de cães da raça husky siberiano viralizou rapidamente e assombrou o mundo. Ela mostrava os animais aparentemente andando sobre a água na Groenlândia.


A foto foi tirada pelo cientista climático Steffen Olsen, do Instituto Meteorológico Dinamarquês. Ele é o líder do projeto europeu Blue Action, que pesquisa os efeitos das mudanças no Ártico sobre o clima do planeta.


"Eu me surpreendi ao ver que tantas pessoas achavam bonita aquela foto. Eu a vi como uma situação assustadora."


Os cachorros, na verdade, caminhavam em meio a uma camada de água derretida, da altura de um tornozelo humano, sobre o gelo marinho em Inglefield Bredning, no noroeste da Groenlândia.


"Aprendi a ver a foto como uma ilusão", conta Olsen. "As pessoas não veem o gelo marinho, mas os cães andando sobre a água."


Olsen tirou a foto enquanto viajava com uma equipe de cientistas que monitorava as condições do mar e do gelo perto de Qaanaaq, uma das cidades localizadas mais ao norte do planeta. Eles recuperavam instrumentos científicos que haviam instalado durante o inverno.


"Viajávamos há algumas horas e ficou claro que derretimento era muito grave. O gelo derreteu mais ou menos abaixo dos nossos pés enquanto caminhávamos sobre ele", relembra Olsen.


"Os caçadores locais e eu estávamos muito surpresos; procurávamos pontos secos para retirar os cães e os esquis da água e não havia nenhum em vista. Os cachorros costumam hesitar muito para colocar as patas na água, segundo Olsen.


"Normalmente, quando encontramos água, é porque existem rachaduras no gelo marinho e os cães precisam pular sobre a água e eles odeiam isso. Mas estava muito quente e achamos que eles estavam felizes por poderem refrescar as patas." Ele conta que, naquele dia, as temperaturas atingiram 14 °C.


Os cientistas conseguiram recuperar seus instrumentos alguns dias depois, quando a água já havia se infiltrado nas pequenas rachaduras da cobertura de gelo.


"Você tem um curto período de tempo para regressar, até que o gelo entre em colapso e se rompa", explica Olsen.


O cientista conta que ficou surpreso com o rápido derretimento observado quando ele tirou a foto. Ele só havia experimentado este evento extremo uma vez, durante seus quinze anos, realizando pesquisas na Groenlândia. Não é comum que o derretimento ocorra com tanta rapidez, segundo ele.


"É preciso ter uma onda súbita de ar quente quando ainda há neve fresca sobre o gelo marinho sólido", explica Olsen. Por isso, este é um exemplo de evento extremo se desenvolvendo no início da estação".


Casos de derretimento como o presenciado por Olsen, normalmente, só ocorrem no final da estação, no fim de junho ou julho.


Estes eventos têm efeito bola de neve, gerando novos derretimentos, à medida que existe menos neve e gelo para refletir os raios solares de volta para o espaço e manter a superfície fria.

Ela mostrava os animais "aparentemente" andando sobre a água na Groenlândia.

Sintaticamente, o termo destacado nesta frase trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q1064487 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

No que diz respeito à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, analise as afirmativas a seguir.

I- O ACS pode ser o primeiro profissional da APS a identificar as crianças e adolescentes vítimas de violência, em função da sua atuação diretamente no território. Uma vez identificada a situação de violência, a Atenção Primária à Saúde pode encaminhar para a média e alta complexidade e promover o acolhimento em todas as dimensões de cuidado, a depender das peculiaridades de cada caso.
II- A equipe de saúde nunca deve agir sozinha em caso de suspeita e confirmação de violência, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde, pela sua vinculação com os membros da comunidade.
III- Diante da complexidade da abordagem dos casos de violência contra crianças e adolescentes, é fundamental o cuidado uniprofissional com abordagem individual.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q1064490 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETAsobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para adolescentes de 15 a 19 anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q1064491 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETA sobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q1064493 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia o excerto a seguir.

“Eu estava desempregado e ia ler na Biblioteca Nacional todos os dias. Seguia pela Mem de Sá até o largo da Lapa e pegava a rua do Passeio. Eu podia descer pela Evaristo da Veiga, que desembocava na 13 de Maio ao lado do Teatro Municipal, mas preferia a rua do Passeio, que era mais movimentada, tinha mais gente para ver. Da rua do Passeio chegava à praça Mahatma Gandhi, e então praça Floriano, andava um pouco e lá estava a Biblioteca, o prédio mais bonito da cidade. Ficava na Biblioteca o dia inteiro; tomava uma xícara de café-com-leite na lanchonete. À noite, no caminho de casa, comia um sanduíche, de pernil ou mortadela. Isso matava a minha fome.”

FONSECA, Rubem. O buraco na parede. In: O buraco na parede: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Analisando-se esse texto, pode-se afirmar que as funções da linguagem que o estruturam são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q981808 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ribeiro Gonçalves PI, JVL Concursos, 2025

Assinale a alternativa em que as regências nominal e verbal estão inteiramente CORRETAS, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q1064503 | Português, Sintaxe, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belém do Piauí PI, Inovaty, 2025

Uma de nossas descobertas mais surpreendentes foi que os jogos podem realmente melhorar um dos principais componentes da inteligência: a memória de trabalho, nossa capacidade de manter temporariamente as informações ativas para uso em diferentes atividades cognitivas, como compreensão ou pensamento. As pessoas que jogam no computador obtiveram melhores resultados em testes do que aquelas que treinam mentalmente, indicando que esses jogos podem ser um hobby mais valioso para aqueles que desejam melhorar suas habilidades cognitivas. [...] “Os resultados mais confiáveis falam especialmente dos videogames de ação, aqueles que envolvem navegar em diferentes ambientes, encontrar alvos visuais e tomar decisões rápidas. Mas até mesmo jogos de quebra-cabeças espaciais, como o Tetris, são benéficos”, afirma a especialista. “No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é onúmero ideal de horas de jogo, porque às vezes o hobby afeta as horas de sono e exercício e deixa de ser um benefício”.
MOSLEY, Michael; FRY, Hannah. Games melhoram a memória [...]. BBC, 23 maio 2020. Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 15 fev. 2025.

Em “No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é o número ideal de horas de jogo...”, os elementos destacados se configuram como conectivos que introduzem efeitos de, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q1064759 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

Marcos pagava R$ 1.100,00 de aluguel por mês em seu antigo apartamento. Ao decidir se mudar para um novo apartamento, próximo aos seus pais, seu aluguel passou a ser de R$ 1.694,00 por mês. Assinalar a alternativa que indica a porcentagem de aumento no aluguel de Marcos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q1065020 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Texto associado.
Olhos parados

Manoel de Barros

Olhar, reparar tudo em volta, sem a menor intenção de poesia.

Girar os braços, respirar o ar fresco, lembrar dos parentes.

Lembrar da casa da gente, das irmãs, dos irmãos e dos pais da gente.

Lembrar que estão longe e ter saudades deles…

Lembrar da cidade onde se nasceu, com inocência, e rir sozinho.

Rir de coisas passadas. Ter saudade da pureza.

Lembrar de músicas, de bailes, de namoradas que a gente já teve.

Lembrar de lugares que a gente já andou e de coisas que a gente já viu.

Lembrar de viagens que a gente já fez e de amigos que ficaram longe.

Lembrar dos amigos que estão próximos e das conversas com eles.

Saber que a gente tem amigos de fato!

Tirar uma folha de árvore, ir mastigando, sentir os ventos pelo rosto…

Sentir o sol. Gostar de ver as coisas todas. Gostar de estar ali caminhando.

Gostar de estar assim esquecido. Gostar desse momento. Gostar dessa emoção tão cheia de riquezas íntimas.
A partícula “que” apresenta diversas classificações morfossintáticas a depender de sua carga semântica e de sua função no contexto em que é analisada. No trecho abaixo ela está conectando duas orações em um período composto por subordinação. Por esse motivo é classificada como:

“Saber que a gente tem amigos de fato”

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.