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Questões de Concursos Agente Comunitário de Saúde

Resolva questões de Agente Comunitário de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q1001934 | Matemática, Problemas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, IBAM, 2017

Um mecânico colocou (x + 6) parafusos na caixa A e (x – 10) parafusos na caixa B. Considere que o total de parafusos colocados nessas duas caixas é igual a 96. A quantidade de parafusos que foi colocada na caixa B é:
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962Q1001936 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, IBAM, 2017

Texto associado.
Com base na frase abaixo, responda a questão.

Em Cuba, a destruição ao longo da costa norte central foi semelhante à sofrida por outras ilhas da região durante a semana. (l. 26-29)
A palavra sublinhada é uma forma do verbo “ser” no tempo passado. Outro exemplo do verbo “ser” no passado está em:
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963Q955858 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

No trabalho em equipe, a comunicação eficaz entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e os outros membros da equipe é essencial para:
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964Q1064405 | Enfermagem, Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

O soro antiofídico é essencial para a saúde pública, pois é um medicamento vital para:
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965Q1064668 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2025

Texto associado.
A partir do texto abaixo, leia-o com atenção para responder à questão.


O fim do mundo


A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.

Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.

Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.

Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.

Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.

O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos e tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos — além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

Se o fim do mundo for mesmo em fevereiro, convém pensarmos desde já se utilizamos este dom de viver da maneira mais digna.

Em muitos pontos da terra há pessoas, neste momento, pedindo a Deus — dono de todos os mundos — que trate com benignidade as criaturas que se preparam para encerrar a sua carreira mortal. Há mesmo alguns místicos — segundo leio — que, na Índia, lançam flores ao fogo, num rito de adoração.

Enquanto isso, os planetas assumem os lugares que lhes competem, na ordem do universo, neste universo de enigmas a que estamos ligados e no qual por vezes nos arrogamos posições que não temos – insignificantes que somos, na tremenda grandiosidade total.

Ainda há uns dias a reflexão e o arrependimento: por que não os utilizaremos? Se o fim do mundo não for em fevereiro, todos teremos fim, em qualquer mês.


(MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998).
No trecho: “Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?”, a palavra “mundo” pode ser interpretada de diferentes formas, dependendo do contexto. Considerando os conceitos de denotação e conotação, assinale a alternativa correta.
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966Q1064669 | Português, Sintaxe, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2025

Texto associado.
A partir do texto abaixo, leia-o com atenção para responder à questão.


O fim do mundo


A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.

Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.

Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.

Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.

Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.

O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos e tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos — além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

Se o fim do mundo for mesmo em fevereiro, convém pensarmos desde já se utilizamos este dom de viver da maneira mais digna.

Em muitos pontos da terra há pessoas, neste momento, pedindo a Deus — dono de todos os mundos — que trate com benignidade as criaturas que se preparam para encerrar a sua carreira mortal. Há mesmo alguns místicos — segundo leio — que, na Índia, lançam flores ao fogo, num rito de adoração.

Enquanto isso, os planetas assumem os lugares que lhes competem, na ordem do universo, neste universo de enigmas a que estamos ligados e no qual por vezes nos arrogamos posições que não temos – insignificantes que somos, na tremenda grandiosidade total.

Ainda há uns dias a reflexão e o arrependimento: por que não os utilizaremos? Se o fim do mundo não for em fevereiro, todos teremos fim, em qualquer mês.


(MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998).
Na oração: “O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido.”, o sujeito do verbo “vai acabar” é:
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967Q1064672 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2025

Durante uma visita territorial, uma Equipe da Estratégia Saúde da Família (eSF) identificou um acampamento improvisado embaixo de um viaduto com cerca de 15 pessoas em situação de rua. Entre elas, José, de 48 anos, relata histórico de hipertensão, uso irregular de medicamentos e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A equipe decide organizar um plano de ação articulado com o Consultório na Rua.
Considerando o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) nesse contexto, qual das ações abaixo é mais condizente com sua atuação?
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968Q1064418 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as situações de risco à saúde da criança e da mulher, em que o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhar à unidade de saúde, assinalar a alternativa CORRETA.
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969Q1064677 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Os Princípios e Diretrizes da Atenção Básica são os pilares que sustentam a organização e o funcionamento desse nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do exposto, são os princípios que devem orientar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na Atenção Básica, EXCETO:
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972Q1064684 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para a estruturação da Atenção Básica na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eficaz para garantir cuidados de saúde abrangentes, resolutivos e de qualidade, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo das necessidades da população. No que se refere a Estratégia Saúde da Família (ESF), registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__) É responsabilidade das três esferas de governo apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família - ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
(__) As Secretarias Estaduais de Saúde e o Distrito Federal devem coordenar a Atenção Básica dentro de seus territórios, prestando apoio institucional aos municípios para a implantação, acompanhamento e qualificação da Estratégia Saúde da Família (ESF), sem contribuir para sua ampliação e consolidação.
(__) Cabe aos Estados e ao Distrito Federal fortalecer a Estratégia Saúde da Família na rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
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973Q1064687 | Português, Ortografia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Limites aos supersalários

O pacote do governo inclui limites para os supersalários no serviço público, que......quando servidores e autoridades conseguem driblar o limite constitucional, atualmente fixado em R$ 44 mil.

Isso geralmente é feito como pagamento de benefícios enquadrados como indenizações, que...... de fora do teto remuneratório — algo especialmente comum no Poder Judiciário.

Uma proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada na Câmara prevê que somente......ser pagos valores acima do limite quando forem indenizações previstas em lei ordinária,...... nacionalmente a todos os Poderes.

Isso visa impedir decisões administrativas criadas pelos órgãos de forma a beneficiar suas categorias.

O texto aprovado na Câmara, no entanto, sofreu mudança em relação à versão enviada originalmente pelo governo.

A proposta inicial falava em lei complementar em vez de lei ordinária — como a aprovada por deputados.

A diferença é que a lei complementar é mais difícil de ser aprovada. Além disso,...... que eventuais benefícios já previstos em leis ordinárias sejam mantidos.

As mudanças atenderam à pressão de categorias afetadas e foram...... por parlamentares que entenderam que elas enfraquecem a possibilidade de limitar os supersalários do funcionalismo público


(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2l8rddd7mo adaptado)
Analise as regras de acentuação dos vocábulos 'prevê','judiciário' e 'câmara', retirados do texto, e identifique a alternativa em que as palavras deverão ser acentuadas pela mesma regra, respectivamente:
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974Q996848 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

O Bolsa Família Brasileiro é o maior programa de transferência de renda, garantindo renda para as famílias em situação de pobreza, buscando integrar políticas públicas, direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
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975Q915957 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

É necessário que o ACS planeje seu trabalho, visto que o planejamento gera benefícios efetivos para a população. Sobre o planejamento, é INCORRETO afirmar:
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976Q1064695 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lagoa dos Gatos PE, IGEDUC, 2025

Leia o trecho a seguir, extraído da Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990:

Art. 6º. § 1º. Entende-se por __________ um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Marque a alternativa que melhor preenche o espaço em branco no texto acima:

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977Q916471 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A notificação compulsória de doenças permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. Nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)A notificação compulsória de doenças permite o acompanhamento das tendências epidemiológicas de doenças.
(__)A notificação compulsória de doenças facilita a implementação de intervenções para prevenir a disseminação de doenças.
(__)A notificação compulsória de doenças contribui para o desenvolvimento de políticas e ações de saúde mais assertivas.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
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978Q915963 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

O manejo da tuberculose (TB) abarca uma complexa teia de práticas clínicas, organização de serviços de saúde, colaborações interdisciplinares dentro e fora do campo médico, e um sólido sistema de informação e vigilância. Sobre as estratégias para o controle de tuberculose, assinale a alternativa correta:
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979Q1064702 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Conversinha mineira



— É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?


— Sei dizer não senhor: não tomo café.


— Você é dono do café, não sabe dizer?


— Ninguém tem reclamado dele não senhor.


— Então me dá café com leite, pão e manteiga.


— Café com leite só se for sem leite. — Não tem leite?


— Hoje, não senhor. — Por que hoje não?


— Porque hoje o leiteiro não veio.


— Ontem ele veio?


— Ontem não.


— Quando é que ele vem?


— Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem.


— Mas ali fora está escrito “Leiteria”!


— Ah, isso está, sim senhor.


— Quando é que tem leite?


— Quando o leiteiro vem.


— Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê?


— O quê: coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada?


— Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade?


— Sei dizer não senhor: eu não sou daqui.


— E há quanto tempo o senhor mora aqui?


— Vai para uns quinze anos. Isto é, não posso agarantir com certeza: um pouco mais, um pouco menos.


— Já dava para saber como vai indo a situação, não acha?


— Ah, o senhor fala da situação? Dizem que vai bem.


— Para que Partido? — Para todos os Partidos, parece.


— Eu gostaria de saber quem é que vai ganhar a eleição aqui.


— Eu também gostaria. Uns falam que é um, outros falam que outro. Nessa mexida...


— E o Prefeito?


— Que é que tem o Prefeito?


— Que tal o Prefeito daqui?


— O Prefeito? É tal e qual eles falam dele.


— Que é que falam dele?


— Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto é Prefeito.


— Você, certamente, já tem candidato.


— Quem, eu? Estou esperando as plataformas.


— Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, que história é essa?


— Aonde, ali? Uê, gente: penduraram isso aí...



SABINO, Fernando. Conversinha mineira. In: A mulher do vizinho. Editora do Autor, 1962, p. 144-146. Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/13152/conversinh a-mineira. Acesso em: 04 abr. 2025.

No texto de Fernando Sabino, as respostas do dono do café demonstram que ele é desatento em relação ao que acontece em seu entorno. Qual dos trechos transcritos a seguir melhor serve para confirmar esse julgamento sobre o personagem?
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980Q916493 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A vigilância sanitária refere-se ao conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, à produção e circulação de bens e à prestação de serviços de interesse à saúde. No que se refere a vigilância sanitária, analise as afirmativas abaixo:

I.A vigilância sanitária atua na fiscalização da produção, distribuição e comercialização de alimentos e medicamentos.
II.A vigilância sanitária atua preventivamente por meio de inspeções e auditorias.
III.A vigilância sanitária é exclusiva de ambientes hospitalares, não incluindo a fiscalização de alimentos e cosméticos.

É CORRETO o que se afirma em:
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