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Questões de Concursos Agente Socioeducativo

Resolva questões de Agente Socioeducativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q2721 | Organização Judiciária, CODJERJ, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 – ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
De acordo com o artigo 92, no absoluto interesse do serviço, as férias de um funcionário poderão ser interrompidas ou poderá ser admitido o seu parcelamento. As férias parceladas poderão ser gozadas em períodos de:
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22Q2724 | Organização Judiciária, CODJERJ, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 – ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
De acordo com o artigo 294, um funcionário poderá sofrer, em caso de negligência, a pena de advertência, que:
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23Q28424 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 de 1990, Agente Socioeducativo, Prefeitura de Araxá MG, FRAMINAS

Segundo o Estatuto da criança e do adolescente – ECA, as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar para crianças e adolescentes devem adotar alguns princípios.

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que aponta CORRETAMENTE um desses princípios:
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24Q2750 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, DEGASE, CEPERJ

Contra um ato do Poder Público caracterizado pela ilegalidade ou abuso do poder, qualquer pessoa pode utilizar o seguinte instrumento:
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25Q2723 | Organização Judiciária, CODJERJ, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 – ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
A pena de suspensão de um funcionário será aplicada, dentre outros motivos, em caso de falta grave. O artigo 296 determina que a pena de suspensão será aplicada por um período máximo de:
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26Q2722 | Organização Judiciária, CODJERJ, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 – ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
O artigo 98 estabelece que, salvo por motivo de prestação de serviço militar, para acompanhar o cônjuge, para desempenho de mandato legislativo ou executivo, ou ainda em caso de doença, a juízo da junta médica, o funcionário só poderá permanecer de licença pelo prazo máximo de:
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27Q28423 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 de 1990, Agente Socioeducativo, Prefeitura de Araxá MG, FRAMINAS

Marque, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE este enunciado: Conforme o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados
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28Q28418 | Conhecimentos Específicos, Direito à Liberdade ao Respeito e à Dignidade, Agente Socioeducativo, Prefeitura de Araxá MG, FRAMINAS

Assinale, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE o seguinte enunciado:.

Em relação às medidas específicas de proteção, o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, no artigo 101, que o acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para a reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de
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29Q2751 | Português, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
PARA ISSO HAVIA VINDO DO CEARÁ

Bem-Te-Vi morreu há quase dois anos, mas, no momento mesmo em que foi morto, nem bem o
carregavam como um fardo, já ia rumo ao esquecimento. Reis são mortos e postos a toda hora na Rocinha.   
Naquele dia, ia vistoriar seus postos de comércio cercado por 12 seguranças, sua guarda pretoriana, mas não
sabia que, no caminho, policiais com 4 mil munições estocadas numa quitinete esperavam por ele. Ninguém
os havia visto entrar sorrateiros na cidadela, atravessando as vielas.   L.5

Para isso havia vindo do Ceará. Para parar diante da quitinete às duas e tantas da madrugada
daquele exato sábado, com seu cabelo pintado de vermelho, sua pistola Glock, seus 28 anos e a certeza de
ter vencido na vida.

Quem lhe pôs o apelido de Bem-Te-Vi não pensou no alçapão. E o apelido deve ter sido posto antes
dele virar bandido, porque bandido não tem apelido, tem codinome, e não ficaria bem a um bandido ser   L.10
chamado como passarinho. Pelo menos não ao bandido que se sabia o mais procurado pela polícia, e que
com seu celular se fotografou sorrindo, de peito nu, empunhando uma Uzi dourada. Àquele melhor caberia
chamar-se Gavião.

Erismar, como havia sido batizado no começo de tudo, quando ainda não era possível – ou era? –
prever sua trajetória, chegou no Rio aos 11 anos e aos 14 entrou para o tráfico. Os jovens que estão transformando  L.15
as periferias de Paris em campo de batalha, incendiando carros e destruindo escolas, devem ter
aproximadamente a mesma idade. Sim, é claro, os jovens franceses que a França abriga tão a contragosto,
vindos das antigas colônias ou filhos de emigrantes, estão defendendo a sua cidadania, o seu direito à
igualdade. Os jovens sempre descarregam em guerras o excesso de testosterona, e as causas nobres sempre
justificam a guerra.  L.20

Um traficante não luta por causas nobres. Um traficante quando distribui presentes à comunidade e
faz assistencialismo não é, à moda de Robin Hood, para redistribuir renda, mas para garantir conivência. Um
traficante é uma variante de mercenário, faz guerra pelo butim e pela possibilidade, ainda que pequena, de vir
um dia a ser chefe, com armas douradas, guarda de corpo e três mulheres.

Mas na sociedade do eu, que estimula a satisfação dos desejos e se esmera em multiplicá-los, na
sociedade midiática em que 15 minutos de fama são meta mais recomendável do que uma digna vida obscura,  L.25
na nossa sociedade que, após ter falsamente horizontalizado os bens e as marcas se volta agora para o luxo
mais desenfreado e exclusivo, o dinheiro pode ser considerado uma causa suficientemente nobre para fazerse
soldado.

O reinado de Bem-Te-Vi não durou nem dois anos. O de Soul, seu sucessor, durou apenas dois   L.30
dias. Ambos haviam acompanhado seu chefe, Lulu, e o haviam visto ser morto pela polícia.

Ambos sabiam que só teriam 15 minutos pela frente. Mas achavam que valia a pena. E nas favelas
deste país, que só fazem crescer, há cada vez mais jovens pensando dessa maneira.

(Marina Colasanti – Jornal do Brasil, Caderno B – 6 de novembro de 2005, com adaptações)
O título do texto sugere:
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30Q5417 | Português, Agente Socioeducativo, FUNASE, UPENET

Texto associado.
AUTOMEDICAÇÃO TRAZ SÉRIOS RISCOS À SAÚDE

     O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de preocupação para as autoridades de vários países. De
acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%. Para alertar a população sobre os riscos da automedicação, a Política de Medicamentos do Ministério da Saúde procura conscientizar os brasileiros sobre a utilização racional desses produtos. Até o fim do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ligada ao Ministério, pretende lançar uma série de filmes tratando sobre o assunto.
     Com a sobra de medicamentos, muitas pessoas acabam intoxicadas pela ingestão de um produto vencido ou
inadequado. As crianças têm o maior risco potencial de intoxicação por uso indiscriminado de medicamentos. Os
menores podem confundir comprimidos com balinhas e xaropes com sucos, por exemplo.
     O consumo indiscriminado de medicamentos oferece outros perigos, pois, em geral, são capazes de provocar
efeitos colaterais. Quando o paciente recebe atendimento médico ou assistência farmacêutica, é informado sobre os riscos, explica Dirceu Raposo de Mello. As interações medicamentosas são outro perigo para o organismo. Um
remédio pode anular o outro ou potencializar um efeito colateral.


Disponível em: www.saudefazbem.com.br
Sobre os termos abaixo sublinhados,

“...a Política de Medicamentos do Ministério da Saúde procura...”

está CORRETO o que se afirma em
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31Q6251 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Caso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor,
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32Q28410 | Português, Agente Socioeducativo, Prefeitura de Araxá MG, FRAMINAS

Texto associado.
A BUSCA DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA

É na puberdade que o jovem reconstrói seu universo interno e cria relações com o mundo externo.                             Entenda os processos que marcam a fase.

(1§) A transformação tem início por volta dos 11 anos. Meninos e meninas passam a contestar o que os adultos dizem. Ora falam demais, ora ficam calados. Surgem os namoricos, as implicâncias com outros adolescentes e a vontade de conhecer intensamente o mundo. Os comportamentos variam tanto que professores e pais se sentem perdidos: afinal de contas, por que os adolescentes são tão instáveis?

(2§) A inconstância, nesse caso, é sinônimo de ajuste. É a maneira que os jovens encontram para tentar se adaptar ao fato de não serem mais crianças - nem adultos. Diante de um corpo em mutação, precisam construir uma nova identidade e afirmar seu lugar no mundo. Por trás de manifestações tão distintas quanto rebeldia ou isolamento, há inúmeros processos psicológicos para organizar um turbilhão de sensações e sentimentos. A adolescência é como um renascimento,marcado, dessa vez, pela revisão de tudo o que foi vivido na infância.

(3§) Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto, autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo: a real, que se refere às características físicas, e a simbólica, que seria um somatório de desejos, emoções, imaginário e sentido íntimo que damos às experiências corporais.Na adolescência, essas duas percepções são abaladas. A puberdade (conjunto das transformações ligadas à maturação sexual) faz com que a imagem real se modifique - a descarga de hormônios desenvolve características sexuais primárias (aumento dos testículos e ovários) e secundárias (amadurecimento dos seios, modificações na cintura e na pélvis, crescimento dos pelos, mudanças na voz etc.). É comum que aflorem sentimentos contraditórios: ao mesmo tempo em que deseja se parecer com um homem ou uma mulher, o adolescente tende a rejeitar as mudanças por medo do desconhecido. Essas mudanças do corpo acabam refletindo em mudanças sociais. Isso, para o jovem, é assustador.

(4§) Isso ocorre porque a imagem simbólica que ele tem do corpo ainda é carregada de referências infantis que entram em contradição com os desejos e a potência sexual recém-descoberta. É como se o psiquismo do jovem tivesse dificuldade para acompanhar tantas novidades. Por causa disso, podem surgir dificuldades  de higiene, como a de jovens que não tomam banho porque gostam de sentir o cheiro do próprio suor (que se transformou com a ação da testosterona) e a de outros que veem numa parte do corpo a raiz de todos os seus problemas (seios que não crescem, pés muito grandes, nariz torto etc.). São encanações típicas da idade e que precisam ser acolhidas. "O jovem deve ficar à vontade para tirar dúvidas e conversar sobre o que ocorre com seu corpo sem que sinta medo de ser diminuído ou ridicularizado. Além disso, ele necessita de privacidade e, se não quiser falar, deve ser respeitado", afirma Lidia Aratangy, psicóloga e autora de  livros sobre o tema. Apenas quando perduram as sensações de estranhamento com as mudanças fisiológicas um encaminhamento médico é necessário.

(http://goo.gl/vLF5z. Acesso: 10/10/2012. Adaptado.)
Releia com atenção este trecho do terceiro parágrafo:

“Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto, autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo: a real, que se refere às características físicas, e a simbólica, que seria um somatório de desejos, emoções, imaginário e sentido íntimo que damos às experiências corporais. Na adolescência, essas duas percepções são abaladas.”

Sobre esse trecho do terceiro parágrafo foram feitas algumas afirmações. Analise-as, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:

( ) O adjetivo “francesa”, usado em “Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto”, pode ser considerado como uma estratégia para garantir maior credibilidade ao assunto tratado no texto
( ) Os dois pontos foram usados no trecho com o propósito de indicar uma enumeração de argumentos.
( ) Há um aposto entre vírgulas no trecho: “...a real, que se refere às características físicas, ea simbólica...”
( ) No contexto em que ocorre, a expressão “na adolescência” tem sentido de “período de tempo”.
( ) O trecho “autora de clássicos sobre a psicologia das crianças e adolescentes” é uma informação adicional que pode ser retirada do trecho sem que haja perda do potencial argumentativo do texto.

A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:
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33Q5368 | Matemática, Agente Socioeducativo, Fundação Casa, VUNESP

Para ser contratado por uma empresa, o candidato terá que ser aprovado nas duas etapas de seleção. Dos 350 candidatos inscritos para essa empresa, 20% foram aprovados na 1.ª etapa e desses 20%, 10% passaram na 2.ª etapa, sendo,
portanto, aprovados. O número de candidatos aprovados representam, em relação ao número total de inscritos, uma porcentagem de
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34Q6249 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Pesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta.
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35Q2725 | Organização Judiciária, CODJERJ, Agente Socioeducativo, Degase, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 – ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
O artigo 298 determina que, no caso de embriaguez habitual em serviço, o funcionário estará sujeito à aplicação da pena de:
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36Q5402 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, FUNASE, UPENET

Nos termos da Lei nº 12.594, de 2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, à EXCEÇÃO de
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37Q2749 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, DEGASE, CEPERJ

O ato de improbidade administrativa fere fundamentalmente o princípio constitucional da:
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38Q28419 | Conhecimentos Específicos, Direito à Liberdade ao Respeito e à Dignidade, Agente Socioeducativo, Prefeitura de Araxá MG, FRAMINAS

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 4°, estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. A garantia de prioridade de que trata essa lei compreende:

Leia com atenção os itens a seguir, a respeito do complemento CORRETO do enunciado acima :

I) Acesso à escola privada ou pública mais próxima de sua residência.
II) Precedência absoluta de atendimento nos serviços públicos, privados ou de relevância pública.
III) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. IV) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

Analise os itens acima e marque a alternativa correta:
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39Q6247 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Um jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível.

Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível
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40Q5399 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, FUNASE, UPENET

Sobre o Salário Mínimo, assinale a alternativa CORRETA.
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