Questões de Concursos Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia

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1Q198119 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Veja a carta que Antônio, de 5 anos de idade, escreveu para sua mãe e que a professora elogiou muito.

EU TI MO MTO MAMI

EU CSTO MUTO VSE MAMI

(eu te amo muito mami, eu gosto muito de você mami)

A escrita produzida por Antônio revela a concepção de que escrever é

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2Q198593 | Pedagogia, Currículo, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

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3Q195432 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar

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4Q198641 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como

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5Q195195 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

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6Q195028 | Pedagogia, Piaget, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

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7Q196129 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:

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8Q199054 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em

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9Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

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10Q195135 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Questões como "que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade?" (GADOTTI, 1994, P. 42) devem nortear a elaboração

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11Q199129 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

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12Q199943 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em

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13Q197138 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O declínio da angústia de separação dos familiares, a noção de ter uma identidade própria, a aceitação dos padrões estipulados pelas gerações mais velhas e a emergência de emoções "secundárias" são características que costumam marcar o desenvolvimento

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14Q195945 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,

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15Q196137 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Uma professora de 1º ano do ensino fundamental apresenta, em reunião com professores da mesma série, o registro que alguns alunos fizeram do número 312, quando ela o ditou: 300102 e 30012. Os professores discutiram que esse tipo de registro resulta de

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16Q195293 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Um dos resultados mais consistentes de pesquisa sobre a inteligência, levada a efeito em 20 países há décadas, é, de um modo geral, que o QI vêm aumentando de 10 a 15 pontos em cada geração. Disso depreende-se que

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17Q199970 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção:

A. ? Me ajuda a fazer o desenho de um menino usando patins?

P. ? Assim que eu acabar de fazer isso.

A. ? Mas daí não dá tempo!

P. ? Eu já vou. Espera um minutinho.

A. ? Quanto é um minutinho? Um minutinho dá tempo?

Pode ser inferido, com base nessa conversa, que

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18Q194304 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Um projeto curricular adequado não pode deixar de incluir em seu processo de elaboração

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19Q196222 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A aproximação entre as instituições públicas de ensino e as famílias dos estudantes é incentivada pelas gestões democráticas escolares, especialmente via Conselhos de Escola, por se compreender que

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20Q199843 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores

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