Questões de Concursos: Agente de Apoio Escolar

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Agente de Apoio Escolar. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q890730 | Pedagogia, PSE, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Ministério da Saúde busca conscientizar as comunidades escolares sobre o problema das doenças contagiosas que persistem no Brasil apesar de existirem ferramentas de prevenção e controle.
Relacione as doenças com suas respectivas formas de prevenção na escola:
1. Doença de Chagas
2. Malária
3. Raiva
4. Tracoma
( ) Eliminação de águas paradas que favoreçam a reprodução de mosquitos.
( ) Incentivo às práticas de higiene facial e das mãos, evitando compartilhamento de objetos pessoais.
( ) Educação dos alunos sobre formas de evitar a provocação de animais como cães e gatos.
( ) Conscientização dos alunos sobre as etapas de produção de alimentos como o açaí.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

12 Q890733 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Uma escola decide restringir a menção e o uso de certos autores da teoria educacional em sala de aula e nas demais atividades escolares por parte dos professores. A administração teme que a abordagem de tópicos considerados sensíveis gere controvérsia ou desconforto por parte dos pais.”
A situação descrita afronta diretamente um princípio legal da educação nacional que resguarda a prática docente que trata da

13 Q890726 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“João era conhecido por sua natureza extrovertida e participativa, mas começou a exibir mudanças em seu comportamento. Na escola, ele, que era ativo e engajado, passou a evitar interações com colegas e a mostrar uma falta de interesse pelas atividades de sala de aula. Em casa, seus pais observaram que ele passou a ter dificuldades para dormir e se tornou irritadiço.”
A situação acima descreve um problema de ordem

14 Q890729 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Grande parte das famílias brasileiras tem dificuldades para distinguir entre os alimentos saudáveis e os alimentos não-saudáveis, como é o caso dos ultraprocessados.
Com relação ao tema, analise os itens a seguir:
I. Achocolatados, bebidas lácteas e cereais matinais.
II. Morangos, tomates e saladas de verduras.
III. Bisnaguinhas, bolos recheados e pão de forma.
Assinale a opção que indica somente alimentos ultraprocessados.

15 Q890724 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao se completar a operação de deletar um arquivo que se encontra na Lixeira do Windows ocorre o seguinte resultado:

16 Q890737 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Os responsáveis de uma criança foram acusados de abandono de incapaz após terem ido embora e inadvertidamente a deixado sozinha em uma festa noturna no centro de uma grande cidade.”
Conforme o Art. 133 do Código Penal, os responsáveis poderão ter suas penas aumentadas em um terço porque

17 Q890723 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao tentar criar um arquivo no sistema operacional Microsoft Windows 10 em português, um usuário recebeu uma mensagem de erro afirmando ser um nome de arquivo inválido.

Entre os nomes de arquivo abaixo aquele que é válido neste sistema operacional é o

18 Q890725 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sabe-se hoje que o desenvolvimento infantil, o aprendizado e o bem-estar da criança dependem da garantia e da manutenção de diversos fatores.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Condições de segurança inadequadas nos ambientes escolar e doméstico.
II. Alimentação insuficiente para as exigências nutricionais do organismo.
III. A condição de pessoa com deficiência, seja física, sensorial ou intelectual.
São obstáculos para o desenvolvimento infantil o que é indicado em

19 Q890736 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Após o término das aulas, uma aluna foi retirada da escola por um adulto que não possuía sua guarda legal e agiu contrariamente à vontade dos responsáveis legítimos da criança. Após a resolução do incidente, essa pessoa não enfrentou penalidades legais.”
De acordo com o art. 249 do Código Penal, relativo ao crime de subtração de incapazes, a situação acima indica que

20 Q890727 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Uma escola localizada num bairro repleto de desafios sociais tinha o muro frequentemente vandalizado pelos alunos, mas ganhou nova vida quando os supostos ‘vândalos’ foram convidados a pintá-lo livremente. Sob orientação artística, transformaram o muro em um mural que expressava suas histórias e sonhos.”
O trecho acima descreve a solução encontrada por uma escola para um problema de comportamento entre os alunos. Essa solução teve o sentido de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.