Início

Questões de Concursos Agente de Combate às Endemias

Resolva questões de Agente de Combate às Endemias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1004384 | Direito Constitucional, Ordem Social, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Avalie as assertivas a seguir quanto à veracidade.

( ) Com a Constituição Federal de 1988, a participação comunitária no contexto da saúde é estabelecida, sendo regulada pela Lei nº 8.142/90 e definida a partir das conferências e dos conselhos de saúde, nas três esferas de governo, e também em colegiados de gestão nos serviços da área.
( ) A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
( ) O Sistema Único de Saúde - SUS é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas co-responsabilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q985702 | Português, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Analisando o excerto abaixo, é CORRETO afirmar que:

Ela foi ao mercado comprar frutas frescas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1081728 | Português, Sintaxe, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Complete adequadamente o período e marque a alternativa correspondente.

“Os indicadores melhoraram _______ a cobertura de atenção básica tenha oscilado; _______ a gestão expandiu a equipe de campo ______ priorizou territórios mais vulneráveis.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q984455 | Português, Proparoxítonas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

A respeito da acentuação gráfica de certas palavras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As palavras “capítulo”, “lâmpada” e “Mossoró” devem, obrigatoriamente, receber acento gráfico.
( ) As palavras “baú” e “país” são acentuadas pela mesma regra.
( ) As palavras “heroico” e “feiura” não devem ser acentuadas, assim como “ideia”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q983257 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A mobilização comunitária e a educação são fundamentais para combater a dengue. Em relação à Educação e Mobilização Comunitária, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1055262 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
As elites e o povão

É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
Elite social – Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
Elite intelectual – Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
No trecho “É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à ‘elite’ significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.” (1º§), é possível afirmar que a autora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1027364 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Três times, Palmeiras, Santos e Corinthians, participaram de um campeonato no mesmo ano. O time Santos ficou com 2 pontos a mais do que o Palmeiras, mas 2 pontos a menos do que o Corinthians. Certo dia, durante a apuração dos pontos acumulados ao longo da temporada, o técnico do Palmeiras perguntou:

"Daqui a quantas rodadas a soma de nossos pontos terá ultrapassado 100 pela primeira vez?"
O técnico do Santos, que é bom em cálculos, respondeu corretamente:
"Daqui a 5 rodadas."

Sabendo que a soma atual dos pontos dos três times era de 72 no momento dessa conversa, quantos pontos o Corinthians tinha nesse momento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q1055271 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

As ações do controle vetorial do Aedes aegypti poderão ser realizadas pelo gerente, coordenador ou responsável técnico vinculado à área de vigilância em saúde. Considerando os aspectos operacionais do município para garantir melhores resultados no combate à dengue, analise as afirmativas a seguir. I. Garantir a manutenção dos veículos e equipamentos existentes, adotando procedimentos de controle administrativo para seu uso. II. Priorizar o regime de zoneamento para a atividade do ACE, preservar sua atuação dentro de uma mesma área de trabalho, sendo viável mantê-lo próximo ao seu local de residência, buscando, ainda, uma territorialização compatível com a da Atenção Primária. III. Administrar a escala de férias da força de trabalho, de modo a evitar a descontinuidade das atividades de controle do vetor nos períodos críticos. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q991039 | Português, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Texto associado.
Por que algumas pessoas gaguejam?


A dificuldade de completar as palavras e a repetição das sílabas pode ser explicada pela genética.

Priscilla Oliveira Silva Bomfim | 29/02/24



Imagine a seguinte situação: você chega na escola depois das férias, um novo colega vem se apresentar e, assim que ele pronuncia as primeiras palavras, você percebe que ele gagueja. Será que ele está nervoso, com medo, tímido ou envergonhado? Afinal de contas, é o primeiro dia em uma nova escola, e qualquer pessoa pode se sentir um pouco insegura e ansiosa, não é mesmo? MAS/MAIS os dias vão passando e esse colega continua gaguejando. HORA/ORA, se já fez novos amigos e a ansiedade do primeiro dia de aula não existe mais, por que a gagueira não acabou?


A gagueira é um distúrbio da fluência da fala. A pessoa gaga não completa com facilidade uma palavra ou tem tendência a repeti-la enquanto fala, demonstrando dificuldade para se expressar. Isso pode ser explicado por questões psicológicas e até mesmo por traumas que as pessoas que gaguejam sofreram. MAS/MAIS existem pessoas que gaguejam desde muito pequenas, e, nesses casos, a explicação pode ser genética!


Diversos cientistas estudam como a fala é produzida e tentam entender por que algumas pessoas não conseguem falar com facilidade. Já se sabe, por exemplo, que a gagueira afeta mais os meninos do que as meninas. Outra descoberta interessante é que o MAL/MAU funcionamento de uma estrutura que temos no cérebro chamada gânglios da base – que, entre outras funções, é responsável pelo movimento dos músculos que produzem a nossa fala – pode contribuir para o fato de gaguejar.


É muito importante que quem não sofre de gagueira contenha o impulso de completar as palavras ou frases da pessoa que gagueja. Isso gera mais estresse e insegurança, pode também causar constrangimento e fazer com que a pessoa evite falar ou fazer amizade.


Muitas vezes, as pessoas que gaguejam desenvolvem comportamentos associados, impulsos que não conseguem controlar, como piscar, estalar a língua, desviar o olhar, fazer movimentos com a cabeça… Isso acontece quando a pessoa sente que está perdendo o controle por não estar conseguindo falar sem gaguejar.

Por isso, é muito importante ser paciente com a dificuldade do outro. Afinal, todos somos diferentes e igualmente especiais! Se cooperamos uns com os outros, tudo fica mais fácil!



BOMFIM, Priscilla Oliveira Silva. Por que algumas pessoas gaguejam?
Ciência Hoje das Crianças, 29 de fevereiro de 2024. Disponível em:
https://www.chc.org.br/artigo/por-que-algumas-pessoas-gaguejam/.
Acesso em: 30 mar. 2024. Adaptado.

Qual é a ideia veiculada pela oração grifada no trecho “Se cooperamos uns com os outros, tudo fica mais fácil!” (6º parágrafo)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1004385 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Considerando os Indicadores de Saúde da População, qual deles se refere à obtenção de resultados semelhantes, quando a mensuração é repetida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1076854 | Informática, Internet, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Ao realizar buscas na internet, é possível aprimorar os resultados utilizando recursos específicos. Qual prática pode refinar os resultados de uma pesquisa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q1074316 | Informática, Editor de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Harmonia RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se algumas das ferramentas do Word 2016 voltadas à análise e revisão de texto, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Controle de alterações: identifica erros com sublinhados ondulados.

( ) Comentários: permite a inserção de observações sem alterar o conteúdo.

( ) Comparar documentos: detecta diferenças entre duas versões de um mesmo arquivo.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q984465 | Segurança da Informação, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

No que se refere à segurança de documentos e dados, qual é a importância da autenticação de dois fatores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q1083063 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
Observe o trecho em destaque “Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes”. Sobre ele e seu contexto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q990144 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da integração de ações na saúde pública, analise as afirmativas a seguir:
I. A abordagem interdisciplinar é essencial para a efetividade das ações de combate às endemias, integrando conhecimentos de diversas áreas. II. A participação comunitária pode ser negligenciada em prol de decisões técnicas mais rápidas e eficazes. III. O uso de tecnologias de informação e comunicação desempenha um papel relevante na gestão e monitoramento de ações de saúde pública.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1083072 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Um dos principais instrumentos desenvolvido pelo Ministério da Saúde para a prevenção da dengue é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes aegypti(LIRAa). O resultado deste é apresentado em índices de infestação predial e mede o risco para a ocorrência de epidemias de dengue, de acordo com a quantidade de larvas do vetor encontradas nos locais visitados. Neste sentido, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1083073 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No que tange à territorialização e cadastramento, analise as afirmativas a seguir:

I- É considerada uma atribuição comum do Agente de Combate às Endemias (ACE) e do Agente Comunitário de Saúde (ACS) a realização de diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território onde atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, que possam servir de apoio para o enfrentamento da dengue.
II- A territorialização compreende a demarcação geográfica do território de atuação das equipes de saúde através do reconhecimento da área, das características populacionais, da dinâmica social, cultural e econômica, e das relações de acesso aos cuidados e serviços de saúde.
III- Os mapas temáticos constituem ferramentas de consolidação, processamento e compreensão do território, elaborados depois que as informações forem coletadas pelo processo de cadastramento e territorialização.
IV- O mapeamento refere-se à técnica de coleta e processamento de dados espaciais e envolve informações coletadas tanto pelo Sensoriamento Remoto e GPS quanto por outras técnicas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q983252 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Isolado pela primeira vez em macacos de Uganda no ano 1947, o ZIKV é o vírus causador da infecção por zica vírus. O primeiro isolamento humano do ZIKV foi relatado na Nigéria em 1953. Desde então, o ZIKV expandiu sua abrangência geográfica para vários países da África, Ásia, Oceania e Américas.
(Fonte: https://www.gov.br/saude/)
Acerca da infecção causada pela Zika vírus, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q983261 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Um dos principais objetivos da vigilância em saúde é a observação e análise permanentes da situação de saúde da população. Considerando a vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa que não está de acordo com os princípios e diretrizes da vigilância em saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.