Início

Questões de Concursos Agente de Combate às Endemias

Resolva questões de Agente de Combate às Endemias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q983264 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O conceito de Vigilância em Saúde abrange diversas áreas, incluindo o monitoramento e controle de doenças transmissíveis, a observação de doenças e agravos não transmissíveis, a análise da situação de saúde da população, a vigilância ambiental, a vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona cada tipo de vigilância com sua atuação dentro da Vigilância em Saúde:
Primeira coluna: tipos de vigilância
1.Vigilância Epidemiológica. 2.Vigilância Sanitária. 3.Vigilância Ambiental. 4.Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Segunda coluna: atuação
(__) Responsável por monitorar os impactos do meio ambiente na saúde humana, analisando fatores como qualidade do ar e da água.
(__) Atua no monitoramento de doenças que podem afetar a população, como dengue, gripe e COVID-19, contribuindo para a prevenção e o controle de surtos.
(__) Garantir a proteção da saúde dos trabalhadores, prevenindo doenças e acidentes relacionados às condições de trabalho.
(__) Supervisionar a segurança de alimentos, medicamentos e produtos de uso cotidiano, garantindo que sejam seguros para a população. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1055276 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

São consideradas atividades dos Agentes de Combate às Endemias que deverão ser assistidas por profissionais de nível superior e condicionadas à estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental e de atenção básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q985704 | Matemática, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Dois pintores de uma empresa conseguem pintar uma casa em 6 dias, trabalhando 8 horas por dia. Para aumentar a produtividade, a empresa contratou mais dois pintores, mas reduziu a jornada de trabalho para 6 horas diárias. Considerando essa nova configuração, quantos dias serão necessários para pintar a mesma casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1076850 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Existe uma pluralidade de funções que as planilhas do Microsoft Excel 2019 permitem uso aos usuários. Cada função objetiva apresentar um resultado, geralmente com base em princípios matemáticos. Considere que um usuário deseja obter a média aritmética entre as células que representam a quantidade de focos de Aedes aegypti nos diferentes bairros de um Município. Para tanto, deverá usar qual das seguintes funções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q984466 | Informática, Software, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

Qual é a principal diferença entre hardware e software?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1083070 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
A Agente de Combate às Endemias (ACE) Raquel realiza sua rotina de visitas domiciliares em um bairro onde foram registrados casos suspeitos de dengue. Ao chegar a uma residência, ela é recebida pela moradora, Dona Ana, que vive com o marido e dois filhos. Ao realizar a inspeção da residência, são encontradas as seguintes situações:


1. Quintal:


Há vários vasos de plantas com pratinhos acumulando água.

• Um balde deixado ao lado da lavanderia contendo água de chuva.

Pneus usados estão empilhados sem cobertura no fundo do quintal.


2. Interior da casa:


Um filtro de barro apresenta tampa mal ajustada, expondo a água.

Há uma garrafa de refrigerante aberta com água dentro, guardada atrás da geladeira.


3. Área de Serviço:


A caixa d'água não possui tampa adequada, estando apenas coberta por uma tábua.

Ralos do quintal estão sem tela de proteção.
Sobre as condutas do Agente de Combate às Endemias (ACE), analise as seguintes assertivas:

I- Sobre as situações encontradas no quintal: retirar os pratinhos dos vasos de plantas ou colocar areia até a borda; esvaziar o balde, mantê-lo virado ou guardá-lo em local coberto; encaminhar os pneus para descarte adequado ou cobri-los para não acumular água.
II- Sobre as situações encontradas no interior da casa: como se trata de água limpa e em ambiente interno, não há necessidade de preocupação com o Aedes aegypti. Porém, a tampa do filtro deve ficar bem fechada e ser higienizada periodicamente para não juntar impurezas e provocar gastroenterites.
III- Sobre as situações encontradas na área de serviço: instalar tampa adequada e vedada na caixa d'água; colocar telas nos ralos ou mantê-los tampados quando não estiverem em uso.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1083077 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O combate ao Aedes aegypti pode ser feito também pela aplicação de produtos químicos ou biológicos. Sobre este tipo de tratamento, analise as alternativas a seguir:

I- O Tratamento Focal consiste na aplicação de um produto larvicida nos depósitos positivos para formas imaturas de mosquitos, que não possam ser eliminados mecanicamente.
II- Durante o tratamento a Ultrabaixo Volume – UBV, são exigidos cuidados no sentido de que o operador esteja protegido e o inseticida não seja posto em contato com pessoas, pássaros, outros animais domésticos e alimentos. Não deve ser aplicado na parte interna de depósitos cuja finalidade é armazenar água destinada ao consumo humano.
III- O uso do tratamento perifocal deve ser restrito a epidemias, como forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue ou de febre amarela, de preferência associado a mutirão de limpeza e eliminação de depósitos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q983258 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. Com relação a chikungunya, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q983260 | Biologia, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Aedes aegypti, conhecido por ser o principal transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, é um mosquito que se adaptou ao ambiente urbano e utiliza recipientes e estruturas das moradias humanas para se desenvolver.

(Fonte: https://www.gov.br/saude)

Acerca do ciclo de vida do Aedes aegypti, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q983267 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A Promoção da Saúde é o conjunto de ações que fortalece a capacidade da comunidade para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar. Acerca da Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1055274 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

São considerados problemas ambientais associados à falta ou à precariedade do saneamento básico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q991304 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Podemos afirmar a respeito do inseticida Cielo:


( ) Sua utilização é recomendada apenas em situações de emergência como surtos, epidemias e atividades de bloqueio de transmissão.

( ) O produto consiste em um sistema de solventes próprios que auxiliam nas aplicações a Ultra Baixo Volume.

( ) O produto auxilia na penetração do princípio avo na quina do mosquito.

( ) É um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial (Ultra Baixo Volume - UBV) de ambientes internos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q991305 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

“Os ACE, durante a execução de suas atividades, podem estar expostos principalmente a raios solares (radiações não ionizantes), calor, frio e umidade. Além disso, podem também estar expostos a ruídos, devido às emissões sonoras dos equipamentos costais motorizados, dos nebulizadores portáteis e dos nebulizadores pesados utilizados no controle vetorial.”
Trecho acima diz respeito aos chamados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1081725 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Leia o texto e responda à questão.


Promoção da Saúde



Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.


As condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes pré-requisitos básicos. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.


Alcançar a equidade em saúde é um dos focos da promoção da saúde. As ações de promoção da saúde objetivam reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizar completamente seu potencial de saúde. Isto inclui uma base sólida: ambientes favoráveis, acesso à informação, a experiências e habilidades na vida, bem como oportunidades que permitam fazer escolhas por uma vida mais sadia. As pessoas não podem realizar completamente seu potencial de saúde se não forem capazes de controlar os fatores determinantes de sua saúde, o que se aplica igualmente para homens mulheres.


Fonte: Carta de Ottawa para Promoção da Saúde (1986) — OPAS/OMS

Considerando a relação entre fins e meios no texto, assinale a alternativa que reescreve o eixo central sem perda do sentido essencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1081726 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Leia o texto e responda à questão.


Promoção da Saúde



Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.


As condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes pré-requisitos básicos. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.


Alcançar a equidade em saúde é um dos focos da promoção da saúde. As ações de promoção da saúde objetivam reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizar completamente seu potencial de saúde. Isto inclui uma base sólida: ambientes favoráveis, acesso à informação, a experiências e habilidades na vida, bem como oportunidades que permitam fazer escolhas por uma vida mais sadia. As pessoas não podem realizar completamente seu potencial de saúde se não forem capazes de controlar os fatores determinantes de sua saúde, o que se aplica igualmente para homens mulheres.


Fonte: Carta de Ottawa para Promoção da Saúde (1986) — OPAS/OMS

Uma prefeitura quer alinhar seu plano à promoção da saúde e à equidade, segundo o texto. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto mais coerente e abrangente, contemplando determinantes para além do setor saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1081730 | Estatística, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Os tempos (em minutos) de cinco atendimentos foram: 12, 14, 14, 16, 24. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1083064 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
No que se refere à intencionalidade do texto, a argumentação é construída com a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q983254 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O planejamento e mapeamento de áreas para o controle vetorial são etapas fundamentais no combate a doenças como dengue, malária e leishmaniose. Esse processo consiste em identificar e analisar as regiões mais afetadas, permitindo a implementação de estratégias eficazes para reduzir a proliferação dos vetores. Acerca do planejamento e mapeamento de áreas para o controle vetorial, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q983265 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

____________é um conjunto de ações que visa a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a redução de riscos à população. Assim, tem por objetivo analisar a situação de saúde da população, identificar problemas de saúde, estabelecer prioridades de atuação, e utilizar recursos de forma efetiva.

Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.