Início

Questões de Concursos Agente de Combate às Endemias

Resolva questões de Agente de Combate às Endemias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q985713 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Lapa, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei Orgânica do Município, os órgãos do Governo Municipal são:

I. O Poder Legislativo, exercido pela Prefeitura Municipal.
II. O Poder Executivo, exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores.
III. O Poder Judiciário, exercido pela Procuradoria Geral do Município.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q915928 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

A Portaria n.º 264, de 17 de fevereiro de 2020, altera a Portaria de Consolidação n.º 4/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Território Nacional as doenças descritas nas alternativas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q985709 | Matemática, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Dois dados justos são lançados, ambos numerados de 1 a 6. Qual é a probabilidade de que a soma dos números obtidos seja 7 ou 11?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1083065 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
No último parágrafo, o termo em destaque “Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador.” funciona como elemento de coesão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1066715 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Como é chamado o conjunto de investimentos públicos em políticas de controle, cujo objetivo é solucionar problemas de infraestrutura nas cidades, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1055263 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
As elites e o povão

É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
Elite social – Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
Elite intelectual – Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
Considerando que “Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação.” (6º§), é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q991302 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A respeito da febre amarela, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q991309 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

“De coloração escura, é caracterizado pelas asas aveludadas e escuras; patas com anéis claros e anel na tromba. Sua picada é dolorosa e o vôo é longo. Quase nunca é encontrado em repouso nas casas. Os criadouros dele são lagos, lagoas e alagados, onde existam algumas plantas aquáticas em particular, como goivo, bodocó ou baronesa (aguapés). Suas larvas respiram utilizando o tecido poroso das raízes da planta.”

O trecho acima diz respeito ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q991311 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Analise as afirmativas abaixo.

Em cada visita ou inspeção ao imóvel, o agente de saúde deve preocupar-se em realizar sua atividade junto com os moradores, de tal forma que possa compartilhar informações, tais como:

I – A água das jarras de flores deve ser trocada 2 vezes por mês e a jarra bem lavada para eliminar os ovos de Aedes aegypti que possam estar aderidos às paredes.

II – O cultivo de plantas em vasos com água deve ser evitado, se possível enchendo-se o vaso com terra ou areia.

III – As garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo em locais descobertos.

IV – Os pneus velhos devem ser furados para escoar a água de chuva e, se possível, guardados em local coberto. Se inservíveis, o melhor destino é o lixo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q985707 | Matemática Financeira, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Um capital de R$ 3.000,00 foi investido a uma taxa de juros simples de 15% ao ano e gerou R$ 1.800,00 de juros. Por quanto tempo esse capital ficou aplicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1067000 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Conforme a lei complementar n.º 1234/2019, a Diretoria de Patrimônio, que é uma das unidades administrativas diretamente subordinadas à Secretaria Municipal de Administração, possui as seguintes unidades subordinadas:

I.Gerência de Controle Patrimonial. II.Gerência de Transportes. III.Gerência de Vigilância. IV.Gerência de Eficientização Energética.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1067001 | Administração Pública, Governabilidade, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Um departamento governamental publica no site oficial os dados financeiros e relatório de desempenho para que os cidadãos possam acompanhar a utilização dos recursos públicos. Com isso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1055273 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Os Agentes de Combates às Endemias têm um papel fundamental na prevenção da Leptospirose. São recomendações em casos de enchentes que deverão ser repassadas à população para a prevenção da Leptospirose, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q985705 | Matemática, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em um triângulo retângulo, se um dos ângulos agudos mede 30 graus, qual é a medida do outro ângulo agudo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q954735 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Durante uma inspeção de controle de endemias, um agente identificou depósitos de água acumulada em recipientes destinados à captação de água da chuva, pneus descartados e plantas ornamentais que acumulam água. Sobre as ações de controle adequadas, analise as afirmativas:

I. Os recipientes de captação de água da chuva devem ser mantidos vedados para evitar o acesso do Aedes aegypti.
II. Pneus descartados devem ser retirados do local ou armazenados de forma a não acumularem água.
III. Plantas ornamentais que acumulam água devem ser removidas, pois não há como evitar a proliferação do vetor nesses locais.
IV. O uso de larvicidas é recomendado em casos em que não seja possível eliminar os criadouros identificados.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q985717 | Legislação Municipal, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em relação às remunerações dos poderes, tendo em vista a Lei Orgânica do Município, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A verba de representação do Presidente da Câmara _____________ exceder a dois terços da que for fixada para o _________ Municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1074315 | Informática, Hardware, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Harmonia RS, OBJETIVA, 2025

No contexto da computação, a informação é armazenada e processada por meio de unidades que representam estados distintos. A menor fração de dado tratada por um sistema computacional é capaz de assumir um entre dois valores possíveis, sendo utilizada como base para operações lógicas e aritméticas. Assinalar a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao nome atribuído a essa menor unidade de informação digital, que pode assumir o valor 0 ou 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q984464 | Banco de Dados, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

Cada componente de software é projetado para executar uma tarefa ou conjunto de tarefas e pode ser integrado com outros componentes para formar um sistema completo. Com base nisso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Os ___________ garantem que operações sejam concluídas de maneira integral (completamente ou não), mantendo a integridade dos dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1083066 | Português, Sintaxe, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
Observe o trecho “A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia”. A expressão em destaque funciona como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1028809 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Em certo vestibular para ingresso na universidade pública registrou-se a inscrição de 100 voluntários para trabalhar no dia de aplicação das provas. Sabe-se que 30 dessas pessoas inscreveram-se para fiscal de sala, 20 para fiscal de corredor e apenas 10 se inscreveram para as duas funções. Os demais voluntários inscreveram-se em outras funções. Considerando que um candidato seja escolhido aleatoriamente nesse conjunto de 100 pessoas, a probabilidade de que o indivíduo escolhido seja voluntário para a função de fiscal de sala ou para a função de fiscal de corredor é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.